Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Eleonice Dal Magro é candidata a Reitoria da UNIR



Apresentamos a professora Eleonice Dal Magro, candidata a Reitoria da Universidade Federal de Rondônia, cuja eleição será no próximo dia 30 de março de 2016 em todos os campi.

O lançamento de sua Campanha aconteceu no dia 8 de março, na cidade de Cacoal, numa data marcada pela comemoração e luta das mulheres em defesa dos direitos humanos e da sociedade.

A professora Eleonice Dal Magro tem uma trajetória de vida e de formação acadêmica voltada à valorização do ensino superior e da Universidade como espaço de efetivação da pluralidade, democracia, ética, qualidade e anseios da comunidade acadêmica e sociedade do Estado de Rondônia.

Seu compromisso, movido pelo slogam A UNIR PODE MAIS, é aproximar à Universidade de sua população e dos meios de comunicação para divulgação do que é produzido pela comunidade acadêmica na área de ensino, pesquisa e extensão.

A candidata Eleonice é graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR, mestra em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho.

É professora no Departamento de Ciências Contábeis, no Campus de Cacoal, onde atualmente está no seu segundo mandato como diretora.

Ao longo de sua história, como doente e pesquisadora, tem defendido uma Gestão de Universidade mais participativa e parceira das Instituições em Rondônia.

Vejam os Princípios e Metas norteadores do Plano de Gestão para implantação na Universidade Federal de Rondônia:

1) Valorizar a pluralidade, a diversidade, o respeito ao próximo, a autonomia, a criatividade, o diálogo e a liberdade como princípios de gestão.

2) Restabelecer o clima de confiança, harmonia e colaboração entre docentes, técnicos e estudantes.

3) Alcançar condições adequadas de segurança, higiene, alimentação e transporte público para todos os campi.

4) Criar condições adequadas de infraestrutura para o estudo e trabalho para alunos, técnicos e professores.

5) Ampliar o número de técnicos e professores em todos os campi.

6) Conduzir com seriedade a discussão referente a redução da carga horária, conforme anseio dos servidores técnicos, com vistas a sua viabilização junto às instâncias competentes.

7) Ampliar os recursos humanos e físicos para realizar a acessibilidade e a inclusão em todos os campi.

8) Efetivar o reenquadramento docente e resgatar a CPPD, visando celeridade na progressão e promoção dos professores.

9) Implantar cadastro de interesse de remoção interna de docentes e técnico-administrativos, mediante publicação de edital, a exemplo da prática em outras instituições federais de ensino.

10) Fomentar a publicação de livros como forma de disseminar os conhecimentos construídos pela comunidade acadêmica.

11) Resgatar a comunicação social e a credibilidade da UNIR como parceira pública da sociedade de Rondônia.

12) Realizar parcerias com instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais e com os setores públicos, privados e não governamentais.

13) Desenvolver o conhecimento científico, artístico e cultural, a justiça social e oportunidades de renda para a sociedade e comunidade acadêmica.

14) Buscar recursos para suplementar o orçamento da UNIR, para ampliar cursos e vagas na graduação e na pós-graduação em todos os campi, garantindo aos servidores oportunidades para a formação continuada.

15) Oportunizar missões e viagens para visitas técnicas e apresentação de trabalhos em eventos nacionais e internacionais para o compartilhamento de saberes e melhor qualificação do ensino de graduação e de pós-graduação.

16) Gerir por meio da conversa, do diálogo, da tolerância, do entendimento e, principalmente, do acolhimento das sugestões das bases das três categorias da comunidade acadêmica, independente da posição político-institucional.

17) Garantir segurança jurídica para técnicos e professores e pôr fim às perseguições.

18) Continuar a mobilização em prol do desmembramento da UNIR em mais duas universidades federais.

19) Melhorar o atendimento às demandas dos campi com a implantação de uma Assessoria Especial.

20) Otimizar o sistema de informação e de gestão da UNIR.

21) Efetivar o uso do Cartão de Pagamento do Governo Federal para solucionar as emergências de manutenção em todos os campi.

22) Efetivar a Descentralização.

23) Realizar a tão esperada Estatuinte.

24) Efetivar a institucionalização da EAD na UNIR e regulamentar a atividade de docentes e técnicos-administrativos na modalidade.

25) Realizar uma transição harmônica da gestão atual para a nossa, de forma que o melhor ocorra para a UNIR.
 

A UNIR PODE MAIS e a sociedade quer mais

Equipe de Comunicação 

Profa. Dra. Wilma Suely Batista

Profa. Dra. Lucileyde Feitosa

Chapa A UNIR PODE MAIS

VOTE 44

Mais Sobre Educação

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Foi prorrogada até o dia 20/12/2021 a seleção de alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a