Porto Velho (RO) sábado, 22 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Educação

Educação é o melhor caminho para o Brasil, diz Dilma


Paulo Victor Chagas
Agência Brasil

Brasília - Durante a formatura de estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na cidade de Novo Hamburgo (RS), a presidenta Dilma voltou a dizer que a educação é essencial para o Brasil, que, para ela, só será grande se o seu povo crescer com ele.

“Nós temos várias ações que são muito importantes, por exemplo, eu acho que, pelo Minha Casa, Minha Vida, ter acesso à casa própria é algo que toda família deseja, mas eu tenho certeza de que o caminho mais importante de todos para o Brasil é a educação”, disse a presidenta, diante de um centro de convenções lotado pelos 1.152 formandos.

Após dizer que os alunos estavam dando um passo em suas vidas e pedir que eles continuassem se aperfeiçoando em busca de novos cursos, pois o Pronatec estaria de “portas abertas” a todos, Dilma citou as cidades onde os estudantes concluíram sua formação. Porto Alegre, Cachoeira do Sul, São Leopoldo, Farroupilha, Esteio, Monte Negro e a própria Novo Hamburgo estão entre os municípios onde moram os alunos.

Dilma também destacou que havia na cerimônia a conclusão de 22 diferentes cursos escolhidos pelos estudantes. “Essa diversidade que abrange um leque grande de alternativas e de diferentes oportunidades é muito importante”, disse a presidenta, citando cursos como mecânica de automóveis leves, operador de empilhadeira, operador de retroescavadeira, recepcionista de evento e auxiliar de administração.        

Para Dilma, a característica mais notória da formatura é notar a garra dos estudantes. “No Brasil, quando as pessoas têm oportunidade, elas vão, fazem, e conseguem: um primeiro emprego, melhorar de emprego e evoluir na sua carreira”, defendeu a presidenta.

Durante a formatura, uma estudante leu e os demais alunos repetiam o juramento. Estiveram presentes o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, as ministras da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Maria do Rosário, e da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas, além do governador do Rio Grande do Sul em exercício, Beto Grill, e do prefeito de Novo Hamburgo, Luís Lauermann.        

Após a solenidade, a presidenta Dilma deve embarcar para Porto Alegre, onde anuncia amanhã (12) investimentos no PAC Mobilidade e a entrega de máquinas motoniveladoras na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
 

Mais Sobre Educação

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

De uns tempos para cá, a ciência comprova que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Da mesma forma que o ser humano

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

O movimento Rondônia pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias de Rondônia e composto por mais de cem entidades e instituições rondoniense

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (RO) começou os preparativos para realização do projeto “Aulão na Rede” que acontecerá os dias 30 e 31