Sexta-feira, 16 de maio de 2025 - 15h20

O Serviço
Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Jirau Energia inauguraram nesta
quinta-feira (15), um posto avançado de formação profissional técnica em Nova
Mutum Paraná. A solenidade de abertura aconteceu na antiga sede do Centro de
Ciência e Tecnologia, com a presença de autoridades estaduais e municipais,
representantes de instituições locais, dos educadores e os alunos aprovados no
recente processo seletivo.
A
iniciativa é fruto de uma parceria entre o SENAI e a Jirau Energia, que tem
investido na capacitação de jovens e adultos da comunidade local, promovendo a
geração de oportunidades, renda e mobilidade social. O polo formativo atenderá mais
de 100 alunos, distribuídos nos cursos técnicos em Eletrotécnica, Eletromecânica
e no curso de qualificação profissional em Operador de Computadores, com foco
em preparar profissionais qualificados para atender às demandas do setor
industrial e tecnológico da região.
Para
Diego Collet, Diretor de Operação da Jirau Energia, o polo representa um novo
momento para o desenvolvimento da região. “Estamos comprometidos em criar
condições para que os jovens tenham acesso à educação de qualidade, e essa
iniciativa é o pontapé inicial para atrairmos novos investimentos em educação
profissional de outras instituições e até mesmo do poder público. Acreditamos
no poder transformador da educação e no seu impacto positivo na vida das
pessoas”, destacou Diego, que também reforçou o compromisso da empresa.
“Investir em educação profissional é investir no crescimento das comunidades
onde atuamos. Esta parceria com o SENAI simboliza nosso compromisso de longo
prazo com Nova Mutum Paraná e toda a região”, finalizou.
Para atender demandas de qualificação profissional dos moradores de Nova Mutum-Paraná e região, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) implantou um posto avançado da instituição, que ficará vinculado ao SENAI-CETEM de Porto Velho.

Para estas primeiras turmas foram abertas 35 vagas para cada curso, e todas elas foram preenchidas, após processo seletivo que contou com mais de 700 inscrições de candidatos de Nova Mutum, Jaci Paraná e União Bandeirantes. O posto avançado do SENAI de Nova Mutum é composto por salas de aula equipadas para as atividades teóricas e espaço para atividades práticas com maquinários especializados.
A solenidade contou com o diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, do diretor de Operação da Jirau Energia, Diogo Collet, presidente do Sindicato da Industria da Construção Civil (SINDUSCON-RO), Ricardo Moreira, secretário municipal de Educação, Leonardo Leocádio, da coordenadora do 3º Setor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, (SEDEC), Yahanna Almeida, instrutores e alunos.
Alex Santiago disse que o evento tem um significado especial para instituição, cuja essência é promover a qualificação de pessoas para os desafios do mercado de trabalho. Ele também destacou a parceria com a Jirau Energia, que tem sido fundamental para ampliar as oportunidades de inserção profissional. “Em Nova Mutum já atuamos na área de educação por meio do SESI, e agora o SENAI chega para contribuir na formação básica e profissional dos moradores da região”, enfatizou. Santiago também transmitiu, em nome do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, os votos de sucesso a todos os novos alunos do SENAI.
Em breves palavras, Ricardo Moreira, do SINDUSCON fez um breve relato da sua trajetória profissional, que iniciou dos bancos do SENAI de Goiás, até se tornar empresário no segmento da construção civil. Leonardo Leocádio, da SEMED e Yahanna Almeida, da SEDEC, também enalteceram a parceria SENAI-JIRAU.
Galeria de Imagens
Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Além de capacitar o trabalhador para o mercado de trabalho, a qualificação da mão de obra torna as empresas mais competitivas e ajuda no fortalecime

OAB-DF homenageia alunos da Amplexo Educação por desempenho em competições e conquistas acadêmicas
Os estudantes do Clube Amplexo Educação receberam na última sexta-feira (24) uma homenagem da OAB-DF por conta do alto desempenho em competições e p

Mais de 8 mil escolas rurais são conectadas à internet pelo projeto Aprender Conectado
Mais de 8.400 escolas rurais foram conectadas à internet nos últimos meses por meio do projeto Aprender Conectado, que leva conectividade a áreas re

Colorado do Oeste conquista 1º lugar no Prêmio MEC 2025 com apoio da educação empreendedora
A Secretaria Municipal de Educação de Colorado do Oeste (SEMED) foi reconhecida nacionalmente com o 1º lugar no Prêmio MEC – Educação Brasileira 202
Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)