Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

EDUCAÇÃO - ALE aprova Projeto de Lei da gratificação de 10%


Em sessão extraordinária realizada na tarde de ontem, quinta-feira, dia 30/04, a Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou Projeto de Lei de autoria do Executivo concedendo reajuste de 10% em forma de gratificação aos trabalhadores em educação, com efeito a partir de 1º de abril de 2015.

A sessão aconteceu durante a realização da “aula pública”, promovida pelo Sintero em frente à Assembleia Legislativa, e foi acompanhada pelos trabalhadores em educação que aderiram ao dia de paralisação nacional.

O envio do Projeto de Lei à ALE era uma das condições para não iniciar uma greve por tempo indeterminado, apresentadas pelos trabalhadores quando da aprovação da proposta em assembleia da categoria, no dia 23/04.

O aumento de 10% em forma de gratificação é para os professores, técnicos educacionais e todos os demais trabalhadores em educação, exceto para os professores Classe A, que terão o cumprimento do Piso Salarial Profissional Nacional.

Antes de ser aprovado o Projeto de Lei foi alterado para incluir no reajuste os professores emergenciais. O pagamento da gratificação está previsto para sair na folha de maio, já incluindo o retroativo referente a abril.

Por ocasião da aprovação do Projeto de Lei a diretoria do Sintero agradeceu aos deputados estaduais pelo esforço desenvolvido no sentido de mobilizar os parlamentares para a sessão extraordinária, já que nesta quinta-feira estava prevista a realização de uma audiência pública.

Vários deputados discursaram durante a sessão e parabenizaram o Sintero e os trabalhadores em educação pela conquista

O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, disse que a luta continua pelo cumprimento dos demais itens da proposta, e pela incorporação dessa gratificação de 10%.

Fonte: Ascom / Sintero

Gente de OpiniãoSexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Da sala de aula à residência: a história de Iasmine Tossatti e o que a excelência da Medicina da Faculdade Metropolitana representa na vida real

Da sala de aula à residência: a história de Iasmine Tossatti e o que a excelência da Medicina da Faculdade Metropolitana representa na vida real

A trajetória de Iasmine Tossatti, egressa do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana de Rondônia, não começa na aprovação em primeiro lugar na

Fies 2025: aberto prazo para complementar inscrições postergadas

Fies 2025: aberto prazo para complementar inscrições postergadas

Começou nesta quarta-feira, 14 de janeiro, o período de complementação das inscrições postergadas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para

Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento

Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento

O Brasil passou a reconhecer oficialmente a importância das olimpíadas científicas com a sanção da Lei nº 15.331, de 7 de janeiro de 2026, que insti

UNIR entra na última semana de inscrições do​ Processo Seletivo Especial 2026 para vagas ociosas

UNIR entra na última semana de inscrições do​ Processo Seletivo Especial 2026 para vagas ociosas

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está na última semana de inscrições do Processo Seletivo Especial (PS Especial) 2026, destinado ao preench

Gente de Opinião Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)