Domingo, 11 de setembro de 2016 - 00h03
Em reunião do Parlamento Amazônico em Manaus, no final da semana passada, e que teve a participação de parlamentares do Paraguai e da Argentina, o deputado Dr. Neidson (PMN), foi favorável à proposta do parlamento de regionalização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A proposta que está sendo levantada pelo parlamento visa proporcionar mais chances aos alunos da rede pública de ensino da Região Norte, que hoje estão em desigualdade de condições com os alunos das demais regiões.
Na opinião de Neidson, a regionalização do Enem não vai ferir nenhum princípio constitucional, já que as chances no concurso, para cada região, atenderão as expectativas e condições locais dos educandos.
Um dado expressivo do Ministério da Educação, na opinião do parlamentar, é de que no ranking das 50 melhores escolas do País, 49 são particulares e a única estatal é o Instituto Federal de Santa Catarina.
Outro dado importante para mostrar a desigualdade na disputa foram os números apresentados sobre o último Enem no Amazonas. Para o curso de medicina da Universidade Federal do Amazonas, apenas um aluno amazonense passou e os demais são das regiões Sul e Sudeste.
Ficou acertada pelos membros do Parlamento Amazônico a formulação de um documento a ser apresentado na próxima reunião, que deverá ser encaminhado às bancadas federais dos Estados, para que um Projeto de Lei possa ser elaborado visando a regionalização.
Fonte: David Casseb
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O curso de Medicina da Faculdade Metropolitana de Rondônia alcançou, em 2025, um importante reconhecimento institucional ao receber nota máxima 5 na

Exposição valoriza produções artísticas de crianças da Educação Especial na Semed
A Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed) recebe, até a próxima quarta-feira, 24/12, a exposição de pinturas em tela produzidas por cr

Prefeitura de Porto Velho abre Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), publicou o Edita

O XI Congresso Estadual de Educação Física e Esporte Escolar 2025 foi concluído na quinta-feira (11), em Porto Velho. Promovido pelo governo de Rond
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)