Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Dr. Neidson apoia regionalização do Enem para evitar prejuízos aos alunos do Norte



Em reunião do Parlamento Amazônico em Manaus, no final da semana passada, e que teve a participação de parlamentares do Paraguai e da Argentina, o deputado Dr. Neidson (PMN), foi favorável à proposta do parlamento de regionalização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A proposta que está sendo levantada pelo parlamento visa proporcionar mais chances aos alunos da rede pública de ensino da Região Norte, que hoje estão em desigualdade de condições com os alunos das demais regiões.

Na opinião de Neidson, a regionalização do Enem não vai ferir nenhum princípio constitucional, já que as chances no concurso, para cada região, atenderão as expectativas e condições locais dos educandos.

Um dado expressivo do Ministério da Educação, na opinião do parlamentar, é de que no ranking das 50 melhores escolas do País, 49 são particulares e a única estatal é o Instituto Federal de Santa Catarina.

Outro dado importante para mostrar a desigualdade na disputa foram os números apresentados sobre o último Enem no Amazonas. Para o curso de medicina da Universidade Federal do Amazonas, apenas um aluno amazonense passou e os demais são das regiões Sul e Sudeste.

Ficou acertada pelos membros do Parlamento Amazônico a formulação de um documento a ser apresentado na próxima reunião, que deverá ser encaminhado às bancadas federais dos Estados, para que um Projeto de Lei possa ser elaborado visando a regionalização.

Fonte: David Casseb   

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO conclui calendário de pagamentos com ações de valorização a mais de 18 mil servidores da Educação

Governo de RO conclui calendário de pagamentos com ações de valorização a mais de 18 mil servidores da Educação

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou neste mês de dezembro, os repasses que integram o conjunto de

Professores recebem o retroativo do piso da categoria do Piso Nacional do Magistério

Professores recebem o retroativo do piso da categoria do Piso Nacional do Magistério

A Prefeitura esclareceu que as retenções referentes à contribuição sindical e aos honorários advocatícios decorrem exclusivamente do acordo judicial f

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação

A Prefeitura de Porto Velho informa que o pagamento do piso salarial do magistério municipal e o abono destinado ao grupo de apoio educacional estarão

Prefeitura de Porto Velhp começa inscrições do processo seletivo da educação com 165 vagas

Prefeitura de Porto Velhp começa inscrições do processo seletivo da educação com 165 vagas

A Prefeitura de Porto Velho iniciou nesta sexta-feira (26), o Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para contrata

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)