Quinta-feira, 7 de março de 2013 - 13h44
O professor da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Vinício Carrilho Martinez, lança hoje, 7 de março de 2013, a partir das 19h, no salão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o livro intitulado “Teorias do Estado: Metamorfoses do Estado Moderno".
Trata-se de um manual de Teoria Geral do Estado para estudantes de direito e de outros cursos de ciências humanas. De acordo com o autor o trabalho é resultado de sete anos de pesquisa e de ensino nas disciplinas de Ciências Políticas e de Teoria Geral do Estado.
No resumo do livro, o autor destaca que, "ainda que as conturbações globais levem a muitos pensarem no Estado como uma esfera ou instituição (a priori) em descompasso ou aniquilado pela globalização, soberania, povo, território e unidade jurídica ocupam lugar de destaque tanto na vida das pessoas comuns quanto nas relações entre a imensa maioria dos Estados. Para termos uma ideia inicial de como o Estado é inerente à modernidade – ao menos desde o Renascimento –, basta-nos avaliar quantas lutas internas e conflitos externos desdobraram-se apenas neste jovem século XXI em torno da soberania política e do monopólio jurídico. Por si, isto já nos bastaria para ver a presença atuante do Estado e de suas instituições, mas ainda devemos pensar em quantos momentos de nossa vida particular as instituições estatais são determinantes. Isto também seria incontável. Portanto, nas relações político-institucionais e na vida privada, o Estado está vivo e deve ser melhor compreendido.”
Vinício Carrilho Martinez atualmente é professor de disciplinas fundamentais – sociologia jurídica e antropologia – no Curso de Ciências Jurídicas da UNIR. O autor foi professor das disciplinas de Ciências Políticas e de Teoria Geral do Estado por sete anos e tem publicações na área específica deste livro. É pós-doutor em Ciências Sociais e em Educação, doutor pela Universidade de São Paulo em Educação (2001) e pela UNESP, em Ciências Sociais (2011), concluiu mestrado em direito (Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR). Também é bacharel em Ciências Sociais e em Direito e avaliador do MEC, desde 2010, para os cursos de Direito e de Ciências Sociais.
.jpg)
Fonte: UNIR
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Desafio Liga Jovem: Rondônia anuncia os representantes na etapa nacional
Rondônia deu um show de criatividade, propósito e espírito empreendedor na 3ª edição do Desafio Liga Jovem. A iniciativa do Sebrae incentiva estudan

A colonização dirigida de Rondônia, nas décadas de 1970 e 1980 visou reduzir os tensionamentos em outras regiões do Brasil apregoando terras em abun

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia
De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)