Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Docente da UNIR lança o livro hoje


O professor da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Vinício Carrilho Martinez, lança hoje, 7 de março de 2013, a partir das 19h, no salão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o livro intitulado “Teorias do Estado: Metamorfoses do Estado Moderno".

Trata-se de um manual de Teoria Geral do Estado para estudantes de direito e de outros cursos de ciências humanas. De acordo com o autor o trabalho é resultado de sete anos de pesquisa e de ensino nas disciplinas de Ciências Políticas e de Teoria Geral do Estado.

No resumo do livro, o autor destaca que, "ainda que as conturbações globais levem a muitos pensarem no Estado como uma esfera ou instituição (a priori) em descompasso ou aniquilado pela globalização, soberania, povo, território e unidade jurídica ocupam lugar de destaque tanto na vida das pessoas comuns quanto nas relações entre a imensa maioria dos Estados. Para termos uma ideia inicial de como o Estado é inerente à modernidade – ao menos desde o Renascimento –, basta-nos avaliar quantas lutas internas e conflitos externos desdobraram-se apenas neste jovem século XXI em torno da soberania política e do monopólio jurídico. Por si, isto já nos bastaria para ver a presença atuante do Estado e de suas instituições, mas ainda devemos pensar em quantos momentos de nossa vida particular as instituições estatais são determinantes. Isto também seria incontável. Portanto, nas relações político-institucionais e na vida privada, o Estado está vivo e deve ser melhor compreendido.”

Vinício Carrilho Martinez atualmente é professor de disciplinas fundamentais – sociologia jurídica e antropologia – no Curso de Ciências Jurídicas da UNIR. O autor foi professor das disciplinas de Ciências Políticas e de Teoria Geral do Estado por sete anos e tem publicações na área específica deste livro. É pós-doutor em Ciências Sociais e em Educação, doutor pela Universidade de São Paulo em Educação (2001) e pela UNESP, em Ciências Sociais (2011), concluiu mestrado em direito (Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR). Também é bacharel em Ciências Sociais e em Direito e avaliador do MEC, desde 2010, para os cursos de Direito e de Ciências Sociais.

Docente da UNIR lança o livro hoje - Gente de Opinião


Fonte: UNIR

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos seguem até a próxima segunda-feira, 13, em todo estado

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos seguem até a próxima segunda-feira, 13, em todo estado

Com o objetivo de intensificar a qualificação da mão de obra nos 52 municípios rondonienses, o governo de Rondônia  está com inscrições abertas até

Edufro lança coletânea sobre políticas públicas e desenvolvimento

Edufro lança coletânea sobre políticas públicas e desenvolvimento

Organizado por professores do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Políticas Públicas (PPGPP) obra concebida no período pandêmico ab

SESI-RO dá início às aulas do Seja Pro+ Trabalho e Emprego

SESI-RO dá início às aulas do Seja Pro+ Trabalho e Emprego

As unidades do Serviço Social da Indústria (SESI) de Vilhena e Porto Velho deram início às aulas das turmas do Programa Nacional Seja Pro+ Trabalho

Educação profissional oferta novas vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições seguem até dia 8

Educação profissional oferta novas vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições seguem até dia 8

Estão abertas até a próxima quarta-feira (8), as inscrições para novas vagas de cursos técnicos do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)