Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Docente da UNIR lança o livro hoje


O professor da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Vinício Carrilho Martinez, lança hoje, 7 de março de 2013, a partir das 19h, no salão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o livro intitulado “Teorias do Estado: Metamorfoses do Estado Moderno".

Trata-se de um manual de Teoria Geral do Estado para estudantes de direito e de outros cursos de ciências humanas. De acordo com o autor o trabalho é resultado de sete anos de pesquisa e de ensino nas disciplinas de Ciências Políticas e de Teoria Geral do Estado.

No resumo do livro, o autor destaca que, "ainda que as conturbações globais levem a muitos pensarem no Estado como uma esfera ou instituição (a priori) em descompasso ou aniquilado pela globalização, soberania, povo, território e unidade jurídica ocupam lugar de destaque tanto na vida das pessoas comuns quanto nas relações entre a imensa maioria dos Estados. Para termos uma ideia inicial de como o Estado é inerente à modernidade – ao menos desde o Renascimento –, basta-nos avaliar quantas lutas internas e conflitos externos desdobraram-se apenas neste jovem século XXI em torno da soberania política e do monopólio jurídico. Por si, isto já nos bastaria para ver a presença atuante do Estado e de suas instituições, mas ainda devemos pensar em quantos momentos de nossa vida particular as instituições estatais são determinantes. Isto também seria incontável. Portanto, nas relações político-institucionais e na vida privada, o Estado está vivo e deve ser melhor compreendido.”

Vinício Carrilho Martinez atualmente é professor de disciplinas fundamentais – sociologia jurídica e antropologia – no Curso de Ciências Jurídicas da UNIR. O autor foi professor das disciplinas de Ciências Políticas e de Teoria Geral do Estado por sete anos e tem publicações na área específica deste livro. É pós-doutor em Ciências Sociais e em Educação, doutor pela Universidade de São Paulo em Educação (2001) e pela UNESP, em Ciências Sociais (2011), concluiu mestrado em direito (Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR). Também é bacharel em Ciências Sociais e em Direito e avaliador do MEC, desde 2010, para os cursos de Direito e de Ciências Sociais.

Docente da UNIR lança o livro hoje - Gente de Opinião


Fonte: UNIR

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para 12 mil bolsas do Pé-de-Meia Licenciaturas começam nesta sexta (20)

Inscrições para 12 mil bolsas do Pé-de-Meia Licenciaturas começam nesta sexta (20)

O Governo do Brasil, por meio do Ministério da Educação (MEC), inicia nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, o período de cadastramento de currículo

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

O Sebrae em Rondônia realizou nessa quinta-feira (12), no município de Ariquemes, o Prêmio do Programa Educador Transformador. A premiação que é uma

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

O ensino online está proporcionando qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios de Rondônia. Com o objetivo de manter esse ritmo de expans

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

A comunidade acadêmica da Faculdade Metropolitana retomou as aulas na manhã desta terça-feira (10), após três dias de luto institucional decretados

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)