Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Diretores eleitos começam a tomar posse nesta 5ª



Diretores e vice-diretores eleitos através de Gestão Democrática para administrar as unidades educacionais da rede pública estadual no triênio 2015-2017 começam a tomar posse hoje ,15. A agenda começa por Porto Velho e segue para Ariquemes, Ji-Paraná e Cacoal.

A Lei que garante a Gestão Democrática na rede de ensino do Estado foi aprovada e sancionada na primeira gestão do governador Confúcio Moura. Esta é a segunda eleição de Gestão Democrática que a comunidade escolar participa efetivamente elegendo seus gestores.

Gente de Opinião

A professora Albaniza Oliveira Dias de Sá, há 24 anos atua na educação do Estado e sempre no município de Ariquemes. Alba, como é conhecida, foi eleita para administrar a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina no setor 5 em Ariquemes no triênio 2012-2014.

Ao final da gestão concorreu a reeleição, tendo como vice-diretora a professora Creonice David Campos, foram reeleitas com mais de 90% dos votos válidos. Para a comunidade escolar o resultado da eleição representa o reflexo do trabalho realizado nos três primeiros anos.

A Escola Cora Coralina é uma das maiores instituições de ensino da rede estadual na região do Vale do Jamari, tem 2016 alunos, 27 salas de aula e 68 turmas regulares no total. O sucesso frente à administração da escola, Albaniza atribui a própria comunidade escolar, que a partir do momento que se envolve no processo democrático da instituição, passa a participar mais das atividades na escola.

No entanto, a diretora disse que ainda falta os pais ou pessoas responsáveis pelos alunos maior participação na vida escolar: “Hoje o professor tem que ensinar para quem não quer aprender”. Ela enfatizou a importância dos pais ou responsáveis acompanhar os filhos no processo ensino-aprendizagem.

A Gestão Democrática era antiga reivindicação da categoria e se tornou realidade com aprovação da Lei n° 3.018 de 17 de abril de 2013, que foi sancionada pelo governador Confúcio Moura.

COMO É

∎ A Lei garante corresponsabilidade entre Poder Público e a sociedade na gestão escolar;

∎ Autonomia das unidades de ensino na gestão administrativa, financeira e pedagógica;

∎ Livre organização dos segmentos da comunidade escolar; participação dos segmentos da comunidade nos processos decisórios e em órgãos colegiado;

∎ Transparência dos mecanismos, financeiros e pedagógicos com monitoramento e avaliação dos resultados, valorização dos profissionais e escolha dos diretores das escolas, com participação direta da comunidade escolar.

Agenda de posse dos diretores eleitos

Nesta quinta-feira, 15, em Porto Velho, acontece cerimônia de posse dos diretores eleitos a partir das 19 h no auditório da Faculdade Ulbra, que fica localizada na Rua João Goulart, n° 666, Bairro Mato Grosso.

Na sexta-feira, 16, acontece cerimônia de posse dos diretores eleitos das regionais de Ariquemes e Machadinho do Oeste. O evento acontece em Ariquemes a partir das 10h, na Câmara Municipal.

Às 17h o governador Confúcio Moura participará da cerimônia de posse dos diretores eleitos nas regionais de Ji-Paraná, Ouro Preto e Jaru. O evento acontece no Clube Mediterrâneo Fest que fica às margens da Rodovia BR-364, Km 06. No evento serão entregues aparelhos de ar condicionado para várias escolas. O governador Confúcio Moura também concederá entrevista coletiva aos profissionais de imprensa.

No sábado, 17, tomam posse os direitos eleitos das regionais de Cacoal, Pimenta Bueno e Rolim de Moura. O governo do Estado também fará entrega de aparelhos de ar condicionado para essas localidades. O evento acontece a partir das 9h, nas dependências da Facimed que fica localizada na Avenida Cuiabá, n° 3087 no Jardim Clodoaldo em Cacoal.
 


Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Educação

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam