Quarta-feira, 12 de agosto de 2015 - 14h09
Os gestores de escolas da rede estadual de Porto Velho, Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste participaram de um encontro no Instituto de Educação Carmela Dutra, na Capital, na tarde dessa terça-feira (11), quando conheceram a campanha que Governo do Estado lançou, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de se ter um trânsito mais responsável e com menos acidentes.
“A adesão dos diretores de escolas é de fundamental importância, uma vez que se garante que a mesma chegue às salas de aulas e às casas dos alunos, alcançando um público ainda maior”, destacou a coordenadora regional de Educação, Irany Oliveira.
O diferencial da campanha da Semana do Trânsito de 2015, conforme o superintendente estadual de Comunicação, Domingues Júnior, está na apresentação de depoimentos de sobreviventes de acidentes. “Não são atores. São homens e mulheres que estão falando daquilo que viveram, e das consequências que vivem”, salientou Domingues Júnior.
Segundo Domingues Júnior, responsável pela apresentação da campanha, cujo lançamento antecipa a Semana Nacional do Trânsito, prevista para setembro, a campanha estadual chocará um pouco as pessoas, mas também as sensibilizará. “Trata-se de pessoas que saíram de casa para uma atividade qualquer, e que retornaram mutiladas, todas vitimadas pelo trânsito, que tem se tornado cada dia mais violento, em função da pressa exagerada dos condutores. Hoje as pessoas não têm paciência para esperar o tempo de um semáforo, estão sempre muito apressadas, atrasadas”.
O slogan “A verdade não arranca pedaço. Mas a violência no trânsito, sim” é ilustrado com fotos de acidentes automobilísticos e vídeos da campanha, que começam a ser publicados e divulgados na mídia.
A participação das escolas se dará através da mobilização de alunos, familiares e professores, por meio de palestras, atividades curriculares e o hasteamento de uma bandeira branca em cada instituição. Além das escolas, Rondônia está mobilizando todos os órgãos públicos para que possam aderir à campanha, que pretende promover a pacificação no trânsito, desde as ruas mais movimentas, passando pelas rodovias, até as vias secundárias nos bairros e outras estradas.
Alguns diretores aproveitaram para pontuar a necessidade de sinalização próximo às escolas, e o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Antonio Manoel, explicou que nem sempre o estado pode interferir na legislação municipal, que cuida da sinalização nos municípios. Mas anunciou que o Detran-RO, por meio de convênios, vai destinar aos municípios, ainda neste ano, cerca de R$ 240 mil para melhorar a sinalização do trânsito próximo às escolas.
O evento contou ainda com a presença dos vice-diretores de escolas estaduais, da secretária estadual da Educação, Fátima Gavioli, e o adjunto Márcio Félix.
Fonte
Texto: Alice Thomaz
Fotos: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia
A Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Proex/IFRO) está com inscrições abertas para dois cur
Inscrições para cursos profissionalizantes estão abertas até o dia 17 de julho, em Porto Velho
O segundo semestre de 2025 reserva uma ampla programação de cursos profissionalizantes presenciais para Porto Velho. O Instituto Estadual de Desenvo
IFRO Zona Norte abre seleção de bolsistas para cursos de pós-graduação a distância
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, está com inscrições abertas para seleção de
Escola Maria Isaura receberá reforma durante as férias escolares
De grande relevância para famílias que ficaram desabrigadas durante o período da cheia do rio Madeira e utilizaram o espaço como moradia provisória,