Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Diretores de escolas assumem compromisso e apoiam campanha de paz no trânsito


Os gestores de escolas da rede estadual de Porto Velho, Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste  participaram de um encontro no Instituto de Educação Carmela Dutra, na Capital, na tarde dessa terça-feira (11), quando conheceram a campanha que  Governo do Estado lançou, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de se ter um trânsito mais responsável e com menos acidentes.

Gente de Opinião

Superintendente de Comunicação apresentou a campanha para diretores de escolas

“A adesão dos diretores de escolas é de fundamental importância, uma vez que se garante que a mesma chegue às salas de aulas e às casas dos alunos, alcançando um público ainda maior”, destacou a coordenadora regional de Educação,  Irany Oliveira.

O diferencial da campanha da Semana do Trânsito de 2015, conforme o superintendente estadual de Comunicação, Domingues Júnior, está na apresentação de depoimentos de sobreviventes de acidentes. “Não são atores. São homens e mulheres que estão falando daquilo que viveram, e das consequências que vivem”, salientou Domingues Júnior.

Segundo Domingues Júnior, responsável pela apresentação da campanha, cujo lançamento antecipa a Semana Nacional do Trânsito, prevista para setembro, a campanha estadual chocará um pouco as pessoas, mas também as sensibilizará. “Trata-se de pessoas que saíram de casa  para uma atividade qualquer, e que retornaram mutiladas, todas vitimadas pelo trânsito, que tem se tornado cada dia mais violento, em função da pressa exagerada dos condutores. Hoje as pessoas não têm paciência para esperar o tempo de um semáforo, estão sempre muito apressadas, atrasadas”.

O slogan “A verdade não arranca pedaço. Mas a violência no trânsito, sim”  é ilustrado com fotos de acidentes automobilísticos e vídeos da campanha, que começam a ser publicados e divulgados na mídia.

A participação das escolas se dará através da mobilização de alunos, familiares e professores, por meio de palestras, atividades curriculares  e o hasteamento de uma bandeira branca em cada instituição. Além das escolas, Rondônia está mobilizando todos os órgãos públicos para que possam aderir à campanha, que pretende promover a pacificação no trânsito, desde as ruas mais movimentas, passando pelas rodovias, até as vias secundárias nos bairros e outras estradas.

Alguns diretores aproveitaram para pontuar a necessidade de sinalização próximo às escolas, e o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Antonio Manoel, explicou que nem sempre o estado pode interferir na legislação municipal, que cuida da sinalização nos municípios. Mas anunciou que o Detran-RO, por meio de convênios, vai destinar aos municípios, ainda neste ano, cerca de R$ 240 mil para melhorar a sinalização do trânsito próximo às escolas.

O evento contou ainda com a presença dos vice-diretores de escolas estaduais, da secretária estadual da Educação, Fátima Gavioli, e o adjunto Márcio Félix.


Fonte
Texto: Alice Thomaz
Fotos: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO divulga resultado de edital que impulsiona a Educação Patrimonial e valoriza a história do estado

Governo de RO divulga resultado de edital que impulsiona a Educação Patrimonial e valoriza a história do estado

Com o objetivo de fortalecer a conexão dos estudantes com a rica história e cultura rondoniense, o governo de Rondônia por meio da Secretaria de Est

Vilhena entra no mapa global da inovação com realização do NASA Space Apps Challenge 2025

Vilhena entra no mapa global da inovação com realização do NASA Space Apps Challenge 2025

Nos dias 3 e 4 de outubro, a cidade de Vilhena (RO) sediará pela primeira vez o NASA Space Apps Challenge, considerado o maior Hackathon de inovação

Estude Medicina com apoio do FIES em instituições do Grupo Aparício Carvalho

Estude Medicina com apoio do FIES em instituições do Grupo Aparício Carvalho

Você sonha em cursar Medicina e precisa de uma oportunidade para tornar esse sonho possível? Então fique atento: o Grupo Educacional Aparício Carval

Governador Marcos Rocha destaca avanço na alfabetização de RO que está entre as melhores do país, segundo o MEC

Governador Marcos Rocha destaca avanço na alfabetização de RO que está entre as melhores do país, segundo o MEC

Rondônia conquistou o maior percentual de alfabetização da região Norte e o sexto do Brasil. Os números foram divulgados na sexta-feira (11) pelo Mi

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)