Quarta-feira, 12 de agosto de 2015 - 14h09
Os gestores de escolas da rede estadual de Porto Velho, Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste participaram de um encontro no Instituto de Educação Carmela Dutra, na Capital, na tarde dessa terça-feira (11), quando conheceram a campanha que Governo do Estado lançou, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de se ter um trânsito mais responsável e com menos acidentes.
“A adesão dos diretores de escolas é de fundamental importância, uma vez que se garante que a mesma chegue às salas de aulas e às casas dos alunos, alcançando um público ainda maior”, destacou a coordenadora regional de Educação, Irany Oliveira.
O diferencial da campanha da Semana do Trânsito de 2015, conforme o superintendente estadual de Comunicação, Domingues Júnior, está na apresentação de depoimentos de sobreviventes de acidentes. “Não são atores. São homens e mulheres que estão falando daquilo que viveram, e das consequências que vivem”, salientou Domingues Júnior.
Segundo Domingues Júnior, responsável pela apresentação da campanha, cujo lançamento antecipa a Semana Nacional do Trânsito, prevista para setembro, a campanha estadual chocará um pouco as pessoas, mas também as sensibilizará. “Trata-se de pessoas que saíram de casa para uma atividade qualquer, e que retornaram mutiladas, todas vitimadas pelo trânsito, que tem se tornado cada dia mais violento, em função da pressa exagerada dos condutores. Hoje as pessoas não têm paciência para esperar o tempo de um semáforo, estão sempre muito apressadas, atrasadas”.
O slogan “A verdade não arranca pedaço. Mas a violência no trânsito, sim” é ilustrado com fotos de acidentes automobilísticos e vídeos da campanha, que começam a ser publicados e divulgados na mídia.
A participação das escolas se dará através da mobilização de alunos, familiares e professores, por meio de palestras, atividades curriculares e o hasteamento de uma bandeira branca em cada instituição. Além das escolas, Rondônia está mobilizando todos os órgãos públicos para que possam aderir à campanha, que pretende promover a pacificação no trânsito, desde as ruas mais movimentas, passando pelas rodovias, até as vias secundárias nos bairros e outras estradas.
Alguns diretores aproveitaram para pontuar a necessidade de sinalização próximo às escolas, e o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Antonio Manoel, explicou que nem sempre o estado pode interferir na legislação municipal, que cuida da sinalização nos municípios. Mas anunciou que o Detran-RO, por meio de convênios, vai destinar aos municípios, ainda neste ano, cerca de R$ 240 mil para melhorar a sinalização do trânsito próximo às escolas.
O evento contou ainda com a presença dos vice-diretores de escolas estaduais, da secretária estadual da Educação, Fátima Gavioli, e o adjunto Márcio Félix.
Fonte
Texto: Alice Thomaz
Fotos: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia
Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Faculdade da Prefeitura divulga lista de candidatos pré-selecionados do Processo Seletivo 2026.1
A Prefeitura de Porto Velho publicou nesta sexta-feira (6), no portal do Conselho Gestor da Faculdade da Prefeitura, a lista dos candidatos pré-seleci

IFRO divulga terceira chamada do PSU 2026/1 e abre prazo para matrícula on-line
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou, nesta quarta-feira (5), a lista de convocação para matrícula dos

UNIR abre concurso com 47 vagas para professores efetivos em diversas áreas
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta quarta-feira (4) novo edital de concurso público para seleção de 47 professores efetivos do

Cerimônia do Prêmio Educador Transformador ocorrerá em Ariquemes
A 3ª edição do Prêmio Educador Transformador terá sua cerimônia de premiação realizada no dia 12 de fevereiro, às 19 horas, no CEI - Centro de Empre
Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)