Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Dilma: Enem abre 5 oportunidades de estudo para os jovens


 

Ana Cristina Campos
Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (12) que o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que abre nesta segunda-feira o período de inscrições, oferece cinco oportunidades de estudo para os jovens. Além de ser o critério de seleção usado por universidades públicas e institutos federais de educação que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Enem vale para o estudante ter acesso ao Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas, e ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Dilma acrescentou que a nota do Enem também vale para o jovem obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras e conseguir uma vaga nos cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) por meio do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec).

“Este ano, em janeiro, com uma só nota no Enem, o estudante pode concorrer a vagas em 115 instituições, em 4,7 mil cursos diferentes em todo o país fazendo apenas a inscrição pela internet”, disse Dilma, em seu programa semanal de rádio Café com a Presidenta.

Ela informou que no Sisu, em janeiro, foram reservadas 25% das vagas de acordo com a Lei de Cotas. “Neste Enem, que está aberto agora e vai valer para 2015, 37,5% das vagas oferecidas pelo Sisu serão destinadas aos estudantes das escolas públicas. Será respeitada ainda a proporção de pretos, pardos e indígenas do estado em que fica a universidade ou instituto de ensino superior. Metade dessas vagas é reservada para estudantes de famílias com renda de até um salário mínimo e meio por pessoa.”

Segundo a presidenta, o ProUni já concedeu 1,4 milhão de bolsas integrais ou parciais para estudantes que não têm condições de pagar a mensalidade de uma universidade particular e cerca de 1,5 milhão de estudantes contrataram o Fies para financiar as mensalidades do curso superior em uma universidade privada.

Dilma ressaltou que mais de 62,5 mil bolsas já foram concedidas pelo Ciência sem Fronteiras. “Até o final do ano, serão mais duas seleções: uma em setembro e outra até o final de dezembro. Com isso, nós chegaremos a 101 mil estudantes fazendo Ciência sem Fronteiras nas melhores faculdades do mundo.”

Os interessados podem se candidatar ao Enem no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até o dia 23. Qualquer pessoa pode se inscrever no exame, que está marcado para os dias 8 e 9 de novembro. O valor da inscrição é R$ 35. Alunos de rede pública e pessoas com renda familiar até 1,5 salário mínimo são considerados isentos. A taxa deve ser paga até o dia 28 de maio.

Gente de Opinião

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

‘Educação em Transformação’: Dr. Aparício Carvalho lança livro sobre as mudanças que moldam o futuro da educação da sociedade.

‘Educação em Transformação’: Dr. Aparício Carvalho lança livro sobre as mudanças que moldam o futuro da educação da sociedade.

O Dr. Aparício Carvalho de Moraes é um nome de destaque no cenário educacional e político-social de Rondônia, com uma trajetória bem-sucedida em amb

“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem

“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem

O sonho de cursar Direito, ser aprovada em um concurso e tornar-se delegada impulsiona Fabíola Guedes, de 17 anos. Filha de um produtor de café e

PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre

PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, os editais do Processo Seletivo 2026 para o curso de Medic

Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia

Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia

O projeto Acelero Enem 2025, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), com organ

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)