Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Educação

Dia da Responsabilidade Social foi um sucesso na FIMCA e na Metropolitana


Dia da Responsabilidade Social foi um sucesso na FIMCA e na Metropolitana - Gente de Opinião

A manhã chuvosa atrapalhou, mas não comprometeu a realização e os resultados do Projeto Castanheira, desenvolvida sábado, dia 24 de setembro, Dia da Responsabilidade Social, no Campus da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, e da Faculdade Metropolitana.

Supervisionados pelos seus professores e coordenadores, os acadêmicos de todos os cursos de graduação das duas instituições, juntamente com profissionais de outros órgãos parceiros, se mobilizaram das 8:00 às 13:00 horas, atendendo a comunidade com a oferta dos seguintes serviços: elaboração de currículo; controle de orçamento doméstico; recadastramento de título eleitoral (TRE); oficina ecológica – Confecção de irrigador com reciclagem de garrafas PET; oficina de produção caseira de alface - da semeadura à produção; distribuição de sementes de alface; corte de cabelo, maquiagem e manicure (SENAC); oficinas de Terapia Ocupacional com distribuições de brindes; entrega e orientação sobre o uso do hipoclorito de sódio; atividades recreativas - Hora do Conto e Outras Histórias; brinquedoteca; prática de esportes; orientações sobre atividade física e saúde; exames de glicemia; programa de reabilitação cardiovascular e orientação sobre os exercícios; verificação de pressão arterial; orientações relacionadas às doenças cardiovasculares; informações nas áreas específicas de linguagem, audiologia, motricidade orofacial e voz; identificação dos animais na comunidade; atendimento de Clínica Geral e Pediatria; escovação supervisionada, aplicação de flúor, orientação de higiene bucal e distribuição de kits odontológicos.

A Faculdade Metropolitana montou mais uma vez o cantinho da alegria, com a brinquedoteca do Curso de Pedagogia, as brincadeiras do Curso de Educação Física e o teatro do Curso de Letras. Neste espaço as crianças brincavam, desenhavam, pintavam, dançavam e assistiam aos teatrinhos apresentados pelos acadêmicos, as historinhas infantis encenadas pelos acadêmicos de Pedagogia e Letras.

Os cursos da área da saúde disponibilizaram consultas médicas, exames de glicemia, aferição de pressão arterial, distribuição de hipoclorito de sódio e a Gastronomia ofereceu deliciosos biscoitos e geléias para degustação.

O Curso de Odontologia realizou 136 escovações supervisionadas com entrega de kits e aplicação tópica de flúor, além de 25 atendimentos odontológicos de urgência.

O Dia da Responsabilidade Social foi o evento realizado neste fim-de-semana por diversas Instituições de Ensino Superior Privadas em todo o país, com a meta de mostrar o trabalho social desenvolvido pelas áreas de ensino, pesquisa e extensão por elas produzidas. A FIMCA e a Metropolitana desenvolvem nesta data, todos os anos, o Projeto Castanheira, como uma forma de demonstrar como as ações de voluntariado dos acadêmicos, professores, coordenadores, colaboradores e da própria direção, podem contribuir para: revitalizar o ensino; consolidar práticas de gestão; desenvolver trabalhos interdisciplinares e parcerias com instituições congêneres e empresa em benefício da comunidade.


Fonte: Sergio Mello
 

Mais Sobre Educação

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

De uns tempos para cá, a ciência comprova que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Da mesma forma que o ser humano

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

O movimento Rondônia pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias de Rondônia e composto por mais de cem entidades e instituições rondoniense

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (RO) começou os preparativos para realização do projeto “Aulão na Rede” que acontecerá os dias 30 e 31