Segunda-feira, 26 de setembro de 2011 - 13h25

A manhã chuvosa atrapalhou, mas não comprometeu a realização e os resultados do Projeto Castanheira, desenvolvida sábado, dia 24 de setembro, Dia da Responsabilidade Social, no Campus da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, e da Faculdade Metropolitana.
Supervisionados pelos seus professores e coordenadores, os acadêmicos de todos os cursos de graduação das duas instituições, juntamente com profissionais de outros órgãos parceiros, se mobilizaram das 8:00 às 13:00 horas, atendendo a comunidade com a oferta dos seguintes serviços: elaboração de currículo; controle de orçamento doméstico; recadastramento de título eleitoral (TRE); oficina ecológica – Confecção de irrigador com reciclagem de garrafas PET; oficina de produção caseira de alface - da semeadura à produção; distribuição de sementes de alface; corte de cabelo, maquiagem e manicure (SENAC); oficinas de Terapia Ocupacional com distribuições de brindes; entrega e orientação sobre o uso do hipoclorito de sódio; atividades recreativas - Hora do Conto e Outras Histórias; brinquedoteca; prática de esportes; orientações sobre atividade física e saúde; exames de glicemia; programa de reabilitação cardiovascular e orientação sobre os exercícios; verificação de pressão arterial; orientações relacionadas às doenças cardiovasculares; informações nas áreas específicas de linguagem, audiologia, motricidade orofacial e voz; identificação dos animais na comunidade; atendimento de Clínica Geral e Pediatria; escovação supervisionada, aplicação de flúor, orientação de higiene bucal e distribuição de kits odontológicos.
A Faculdade Metropolitana montou mais uma vez o cantinho da alegria, com a brinquedoteca do Curso de Pedagogia, as brincadeiras do Curso de Educação Física e o teatro do Curso de Letras. Neste espaço as crianças brincavam, desenhavam, pintavam, dançavam e assistiam aos teatrinhos apresentados pelos acadêmicos, as historinhas infantis encenadas pelos acadêmicos de Pedagogia e Letras.
Os cursos da área da saúde disponibilizaram consultas médicas, exames de glicemia, aferição de pressão arterial, distribuição de hipoclorito de sódio e a Gastronomia ofereceu deliciosos biscoitos e geléias para degustação.
O Curso de Odontologia realizou 136 escovações supervisionadas com entrega de kits e aplicação tópica de flúor, além de 25 atendimentos odontológicos de urgência.
O Dia da Responsabilidade Social foi o evento realizado neste fim-de-semana por diversas Instituições de Ensino Superior Privadas em todo o país, com a meta de mostrar o trabalho social desenvolvido pelas áreas de ensino, pesquisa e extensão por elas produzidas. A FIMCA e a Metropolitana desenvolvem nesta data, todos os anos, o Projeto Castanheira, como uma forma de demonstrar como as ações de voluntariado dos acadêmicos, professores, coordenadores, colaboradores e da própria direção, podem contribuir para: revitalizar o ensino; consolidar práticas de gestão; desenvolver trabalhos interdisciplinares e parcerias com instituições congêneres e empresa em benefício da comunidade.
Fonte: Sergio Mello
Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A trajetória de Iasmine Tossatti, egressa do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana de Rondônia, não começa na aprovação em primeiro lugar na

Fies 2025: aberto prazo para complementar inscrições postergadas
Começou nesta quarta-feira, 14 de janeiro, o período de complementação das inscrições postergadas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para

Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
O Brasil passou a reconhecer oficialmente a importância das olimpíadas científicas com a sanção da Lei nº 15.331, de 7 de janeiro de 2026, que insti

UNIR entra na última semana de inscrições do Processo Seletivo Especial 2026 para vagas ociosas
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está na última semana de inscrições do Processo Seletivo Especial (PS Especial) 2026, destinado ao preench
Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)