Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Deputado Ismael Crispim apoia o projeto Educação para o Futuro

Parlamentar esteve no Sebrae firmando compromisso pela Educação


Deputado Ismael Crispim apoia o projeto Educação para o Futuro - Gente de Opinião

Em reunião na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), em Porto Velho, nesta semana (5), o deputado estadual Ismael Crispim foi recepcionado pelo diretor superintendente do Sebrae, Daniel Pereira, que apresentou maiores detalhes do Movimento Rondônia pela Educação e o material produzido com apoio do Instituto Sicoob.

Daniel explicou que a Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), a partir de uma observação de iniciativa similar em Santa Catarina, encabeçou as primeiras iniciativas em prol da idealização de uma junção de forças que visem a melhoria da qualidade do ensino no estado de Rondônia. Daí surgiu o Movimento Rondônia pela Educação, que combate a evasão escolar, luta pela melhoria dos índices oficiais da educação, em especial, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), entre tantos outros objetivos.

Sob o guarda-chuva do Movimento Rondônia pela Educação, surgiu o projeto Educação para o Futuro, idealizado pelo Sebrae, signatário do Movimento, e que prevê a produção de apostilas que contenham conteúdos de reforço escolar que complementem as matérias aplicadas durante a carga horária normal de ensino nas escolas públicas. O material oferece conteúdos de Português, Matemática (que são as matérias avaliadas para o Ideb) mas vai além: Educação Empreendedora, Educação Financeira e Cooperativismo que também estão disponíveis nos materiais, pretendendo transformar as atitudes dos alunos e despertar características que estão latentes neles, preparando cidadãos mais proativos e qualificados.

O deputado Ismael parabenizou a iniciativa afirmando a alegria em chancelar este compromisso assumido com o diretor Daniel Pereira: “Assumo aqui o compromisso em especial, priorizando os municípios de Novo Horizonte, Nova Brasilândia, São Miguel do Guaporé e Seringueiras, contribuindo com o desenvolvimento do Ideb destes municípios, destinando emenda no valor de R$ 300 mil. Estamos juntos nesse projeto pela educação no estado de Rondônia.”, concluiu.

Em nome do Sebrae e dos alunos que serão beneficiados, Daniel agradeceu o apoio do parlamentar: “Estamos numa grande mobilização para posicionar Rondônia entre os melhores índices de Ideb do país. Agradecemos ao deputado Ismael Crispim pelo apoio e o segundo passo é com os alunos, pois as escolas que alcançarem os melhores índices serão privilegiadas com tais recursos.”, afirmou Daniel.

Além do projeto Educação para o Futuro, Daniel relembrou que o programa do Sebrae de Educação Empreendedora já vem atuando em diversos municípios de Rondônia com a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), em que os professores recebem uma capacitação e aplicam em sala de aula com os alunos, culminando em um evento, realizado pela equipe escolar, chamado Feira do Jovem Empreendedor, com o objetivo do aluno ter mais iniciativas e a pensar de maneira mais empreendedora. Interessante mencionar que o Jepp mobiliza não apenas os professores e alunos, mas motiva os técnicos educacionais e, inclusive, a família dos alunos.

Desta maneira, o Sebrae em Rondônia pretende alcançar sua missão que é criar ambientes mais favoráveis ao empreendedorismo, que numa análise mais profunda, contribuirá sobremaneira para chegar a um desenvolvimento econômico, gerando mais bem-estar, qualidade de vida e cidadania para todos.

Mais Sobre Educação

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam