Segunda-feira, 19 de agosto de 2013 - 19h50
Em audiência no Ministério da Educação (MEC), o deputado federal Marcos Rogério (PDT) voltou a cobrar nesta segunda-feira (19), a criação de uma nova Universidade Federal no interior no Rondônia, durante reunião com o secretário de Educação Profissional Tecnológico, Marco Antônio de Oliveira e a coordenadora geral de desenvolvimento e monitoramento de Programas, Milva Schroeden.
Segundo o parlamentar, a cidade de Ji-Paraná preenche todos os requisitos para a expansão universitária. Além da ampliação física, uma nova universidade vai abrir novos cursos e aumentar o número de vagas aos estudantes da região central do Estado.
“A intenção é estabelecer a nova universidade através do desmembramento, a exemplo do que já que já vem acontecendo em várias regiões do País. Nos últimos dez anos, 14 novas universidades federais foram criadas, das quais oito por desmembramento de estruturas já existentes”, defendeu.
Marcos Rogério foi relator de projeto que criou nova universidade no estado do Pará.
Pronatec
Na ocasião, o deputado solicitou melhoras no transporte coletivo dos alunos matriculados no Programa Nacional de Acesso Tecnológico (Pronatec), em Ji-Paraná.
Marcos Rogério informou ao secretário que, a falta de transporte para a unidade do SENAI, responsável pelo desenvolvimento do programa na cidade, tem atrapalhado a ida de alguns alunos ao curso.
O secretário assegurou buscar o mais rápido possível uma solução para o problema. “Vamos pedir ao órgão responsável pelo sistema para que faça um estudo especifico da região. Até o final da semana a situação será resolvida”, destacou Marco Antônio.
O deputado também pediu a expansão do Pronatec em outros municípios de Rondônia. “É preciso melhorar a qualidade do Ensino Médio na rede pública e ampliar oportunidades de educação em todo Estado. Consequentemente, a capacitação vai formar mão de obra qualificada, fortalecendo assim, a indústria rondoniense”.
Luziane Ximenes
Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou neste mês de dezembro, os repasses que integram o conjunto de

Professores recebem o retroativo do piso da categoria do Piso Nacional do Magistério
A Prefeitura esclareceu que as retenções referentes à contribuição sindical e aos honorários advocatícios decorrem exclusivamente do acordo judicial f

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação
A Prefeitura de Porto Velho informa que o pagamento do piso salarial do magistério municipal e o abono destinado ao grupo de apoio educacional estarão

Prefeitura de Porto Velhp começa inscrições do processo seletivo da educação com 165 vagas
A Prefeitura de Porto Velho iniciou nesta sexta-feira (26), o Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para contrata
Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)