Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Deficiente auditivo destaca importância do aprendizado de Libras

Gabriel foi o primeiro deficiente auditivo que se tornou intérprete de Libras, em Cacoal


Deficiente auditivo destaca importância do aprendizado de Libras - Gente de Opinião

O jovem Gabriel Franco dos Santos, 25 anos, disse que o aprendizado de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, pela população ouvinte, tem um impacto altamente positivo em favor das pessoas surdas. Gabriel, que é deficiente auditivo, foi intérprete voluntário do curso de Libras oferecido pela Escola do Legislativo, com a intermediação do deputado estadual Cirone Deiró. “Fiz minha inscrição como aluno, mas como já conheço a língua, ajudei na interpretação e foi muito bom, porque aprendi muito também”, disse. O curso foi realizado no período de 7 a 11 de abril, em Cacoal.

Gabriel foi o primeiro deficiente auditivo que se tornou intérprete de Libras, no município. Depois de ser diagnosticado com a deficiência, ainda pequeno, passou a freqüentar a Comunidade Surda de Cacoal, onde teve contato com os professores Jadilson Serafim e Odirley Pegoraro, além de outros profissionais e membros da entidade. “Os professores e os outros surdos me incentivaram e aos 15 anos comecei a ajudar na interpretação de Libras, em reuniões e palestras”, disse.

Atualmente Gabriel é interprete de Libras e tesoureiro da Associação de Surdos de Cacoal (Apasa). Trabalha como barbeiro em sua própria empresa e cursa a faculdade de Letras-Libras. “Quero aprender mais, para ajudar crianças e adultos surdos, da mesma forma que fui ajudado”, disse.

Sobre o curso oferecido pela Escola do Legislativo, Gabriel disse que quando os ouvintes aprendem Libras, mesmo que seja de forma básica, passam a ter condições de se comunicar com os surdos, ajudando-os em muitas situações, inclusive em estabelecimentos públicos. “Todas as vezes que um surdo for ajudado, ele vai se sentir grato”, afirmou Gabriel, acrescentando que “todos deveriam saber o básico sobre Libras”. 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até 3 de novembro, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até 3 de novembro, em Porto Velho

Além de capacitar o trabalhador para o mercado de trabalho, a qualificação da mão de obra torna as empresas mais competitivas e ajuda no fortalecime

OAB-DF homenageia alunos da Amplexo Educação por desempenho em competições e conquistas acadêmicas

OAB-DF homenageia alunos da Amplexo Educação por desempenho em competições e conquistas acadêmicas

Os estudantes do Clube Amplexo Educação receberam na última sexta-feira (24) uma homenagem da OAB-DF por conta do alto desempenho em competições e p

Mais de 8 mil escolas rurais são conectadas à internet pelo projeto Aprender Conectado 

Mais de 8 mil escolas rurais são conectadas à internet pelo projeto Aprender Conectado 

Mais de 8.400 escolas rurais foram conectadas à internet nos últimos meses por meio do projeto Aprender Conectado, que leva conectividade a áreas re

Colorado do Oeste conquista 1º lugar no Prêmio MEC 2025 com apoio da educação empreendedora

Colorado do Oeste conquista 1º lugar no Prêmio MEC 2025 com apoio da educação empreendedora

A Secretaria Municipal de Educação de Colorado do Oeste (SEMED) foi reconhecida nacionalmente com o 1º lugar no Prêmio MEC – Educação Brasileira 202

Gente de Opinião Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)