Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Cursos profissionalizantes gratuitos com aulas presenciais iniciam inscrições nesta segunda-feira (10) em Rondônia


Automaquiagem é um dos cursos com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (14). - Gente de Opinião
Automaquiagem é um dos cursos com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (14).

O Governo de Rondônia disponibiliza a partir de hoje (10) as inscrições para cursos profissionalizantes em aulas presenciais. As formações, que acontecem por intermédio do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), serão nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Pimenta Bueno e Vilhena a partir da próxima segunda-feira (17).

Para se inscrever nos cursos do Idep é obrigatório usar email do gmail, preencher o formulário de inscrição no site e enviar arquivo único com a documentação solicitada. Os cursos são 100% gratuitos e os alunos recebem todo o material didático, equipamentos de proteção individual, apostilas e insumos para as aulas práticas.

 

CURSO TÉCNICO

Na Capital, estão abertas as inscrições para o curso técnico de Estética, com carga horária de 800 horas. As aulas serão ministradas no período da manhã, das 7h30 às 11h30, na Escola Estadual Prof. Orlando Freire, localizada na Avenida Rio de Janeiro, nº 4864, bairro Agenor de Carvalho.

Estão disponíveis 26 vagas, além de cadastro reserva. Para o curso, é necessário ter escolaridade mínima a partir do 1º ano do Ensino Médio ou ter concluído o Ensino Médio.

 

MÁQUINAS AGRÍCOLAS

Em Ariquemes, a Escola Móvel de Máquinas Agrícolas está com vagas para os cursos de qualificação profissional em Ajustador Mecânico, Manutenção de Máquinas Agrícolas e Mecânico de Motores à Diesel. A escola está localizada no estacionamento ao lado da Prefeitura de Ariquemes – avenida Tancredo Neves, nº 2166, Setor Institucional – Ariquemes/RO.

Com carga horária de 160 horas cada, o eixo tecnológico dos cursos é Controle e Processos Industriais. Dentre os pré-requisitos, é necessário idade mínima de 18 anos e escolaridade mínima de Ensino Fundamental. O critério de seleção é a ordem de inscrição, onde os primeiros candidatos que cumprirem todos os requisitos garantem as vagas.

FRIGORÍFICO E PISCICULTURA

Em Pimenta Bueno, a Escola Móvel de Frigorífico e Piscicultura está com vagas abertas para os períodos da tarde e noite no curso de formação inicial em Charcutaria – Embutidos e Defumados, que possui carga horária de 40 horas.

A escola está localizada no estacionamento ao lado do Centro Cultural Antônio Augusto Neves, próximo à Prefeitura de Pimenta Bueno, na avenida Presidente Dutra, n° 1007, bairro Alvorada. Para participar do curso, é preciso ter idade mínima de 16 anos e escolaridade mínima de Ensino Fundamental Incompleto.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

A comunidade acadêmica da Faculdade Metropolitana retomou as aulas na manhã desta terça-feira (10), após três dias de luto institucional decretados

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Com o tema “Transformando Vidas por meio da Educação”, o governo de Rondônia deu início ao ano letivo de 2026, marcando uma nova temporada de avanços

Faculdade da Prefeitura divulga lista de candidatos pré-selecionados do Processo Seletivo 2026.1

Faculdade da Prefeitura divulga lista de candidatos pré-selecionados do Processo Seletivo 2026.1

A Prefeitura de Porto Velho publicou nesta sexta-feira (6), no portal do Conselho Gestor da Faculdade da Prefeitura, a lista dos candidatos pré-seleci

IFRO divulga terceira chamada do PSU 2026/1 e abre prazo para matrícula on-line

IFRO divulga terceira chamada do PSU 2026/1 e abre prazo para matrícula on-line

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou, nesta quarta-feira (5), a lista de convocação para matrícula dos

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)