Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Curso pré-Enem municipal realiza Sarau no Teatro Banzeiros



A Prefeitura de Porto Velho promove nesta sexta-feira (21) o Sarau Histórico — “O Julgamento de Tiradentes”, idealizado pelo curso pré-Enem municipal, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) em parceria com Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Projeto Superação.

Na prática, o evento será um aulão diferenciado que utilizará a linguagem teatral para contar a história do “Mártir da Independência do Brasil”, alferes Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes” (1746-1792), figura central da “Inconfidência Mineira”, movimento que tentou libertar o Brasil do jugo português, no século XVIII.

O sarau terá início às 19h, no Teatro Banzeiros e terá a presença de professores de diversas áreas do conhecimento, entre eles, Lourismar Barroso e João Herbety Beto. Os professores estarão vestidos a caráter para motivar os estudantes presentes. O objetivo é ampliar os conhecimentos dos alunos sobre esta personalidade histórica brasileira.

A figura de Tiradentes é muito presente na nossa História e a aula em formato de sarau foi idealizada para estimular os alunos a estabelecer e compreender as relações fundamentais entre o presente, o passado e as mudanças ocorridas no país a partir de sua condenação a morte por enforcamento, por conspirar contra a Côrte Portuguesa.

Pensando nisso, a coordenação do pré-Enem, associada aos professores de história, elaboraram o aulão para que os alunos possam ter a possibilidade de aprender um pouco mais sobre esta figura tão contundente, já que o período em questão sempre é abordado em questões do Enem, bem como permite aos participantes um amplo espaço de debates e investigação.

Mas não é só isso. O sarau também apresenta outra característica, fugindo do conceito tradicional de ensino, ao permitir a exploração interdisciplinar, com o envolvimento de áreas como história, linguagem e literatura, numa aula interativa, que possibilita melhor compreensão do contexto histórico.

Fonte: Comdecom 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Unir e Ifro promovem evento sobre conflitos agrários em Rondônia e lançam livro sobre massacre de Corumbiara

Unir e Ifro promovem evento sobre conflitos agrários em Rondônia e lançam livro sobre massacre de Corumbiara

A colonização dirigida de Rondônia, nas décadas de 1970 e 1980 visou reduzir os tensionamentos em outras regiões do Brasil apregoando terras em abun

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

O governo de Rondônia mobilizou esforços para garantir que os estudantes de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, em Porto Velho, tivessem trans

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)