Porto Velho (RO) domingo, 24 de junho de 2018
×
Gente de Opinião

Educação

Curso pré-Enem municipal realiza Sarau no Teatro Banzeiros



A Prefeitura de Porto Velho promove nesta sexta-feira (21) o Sarau Histórico — “O Julgamento de Tiradentes”, idealizado pelo curso pré-Enem municipal, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) em parceria com Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Projeto Superação.

Na prática, o evento será um aulão diferenciado que utilizará a linguagem teatral para contar a história do “Mártir da Independência do Brasil”, alferes Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes” (1746-1792), figura central da “Inconfidência Mineira”, movimento que tentou libertar o Brasil do jugo português, no século XVIII.

O sarau terá início às 19h, no Teatro Banzeiros e terá a presença de professores de diversas áreas do conhecimento, entre eles, Lourismar Barroso e João Herbety Beto. Os professores estarão vestidos a caráter para motivar os estudantes presentes. O objetivo é ampliar os conhecimentos dos alunos sobre esta personalidade histórica brasileira.

A figura de Tiradentes é muito presente na nossa História e a aula em formato de sarau foi idealizada para estimular os alunos a estabelecer e compreender as relações fundamentais entre o presente, o passado e as mudanças ocorridas no país a partir de sua condenação a morte por enforcamento, por conspirar contra a Côrte Portuguesa.

Pensando nisso, a coordenação do pré-Enem, associada aos professores de história, elaboraram o aulão para que os alunos possam ter a possibilidade de aprender um pouco mais sobre esta figura tão contundente, já que o período em questão sempre é abordado em questões do Enem, bem como permite aos participantes um amplo espaço de debates e investigação.

Mas não é só isso. O sarau também apresenta outra característica, fugindo do conceito tradicional de ensino, ao permitir a exploração interdisciplinar, com o envolvimento de áreas como história, linguagem e literatura, numa aula interativa, que possibilita melhor compreensão do contexto histórico.

Fonte: Comdecom 

Mais Sobre Educação

Professor e alunos da rede estadual rondoniense irão a Portugal

Alunos e professor com viagem marcada para Portugal e apoio docente para elaboração de um artigo científico. Esses são alguns dos resultados alcançado

Rondônia busca vaga na seletiva nacional da Olimpíada do Conhecimento do Senai

Rondônia busca vaga na seletiva nacional da Olimpíada do Conhecimento do Senai

Os melhores classificados farão os treinamentos para a 44ª WorldSkills, que acontece em 2019 em Kazan, na Rússia

Escola de Governo realiza a primeira transmissão de curso via web para servidores

Mais de 40 pessoas assistiram a aula presencialmente, e alguns acompanharam a transmissão via facebook