Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Curso de Robótica Educacional é aplicado aos professores das escolas estaduais de Rolim de Moura


Durante o curso, os professores aprenderam sobre os conceitos básicos de robótica, programação e montagem - Gente de Opinião
Durante o curso, os professores aprenderam sobre os conceitos básicos de robótica, programação e montagem

Professores da rede pública estadual de Rolim de Moura, município contemplado com os kits do Projeto Robótica Educacional Maker (Remaker), participaram de uma capacitação no curso de Robótica Educacional. O objetivo do governo de Rondônia é capacitar os docentes para utilização dos kits, como ferramenta pedagógica em sala de aula. A formação, com carga horária de 30 horas, aconteceu entre os dias 3 e 5 de junho, no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) da cidade.

A formação foi promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Rolim de Moura, em parceria com o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A ação, é uma das iniciativas do Capacita+Prof, projeto desenvolvido pela Gerência de Tecnologia Educacional (GTEC), em parceria com os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) de Rondônia, que visa qualificar e aperfeiçoar os servidores estaduais, por meio de treinamento em projetos que utilizam Recursos Educacionais Digitais (REDs) e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), Robótica Educacional e Cultura Maker.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha salientou que, “a gestão estadual reconhece a importância da Robótica Educacional. Nesse sentido, o estado tem investido em iniciativas e ações para fortalecer a formação dos professores e contribuir com a inovação educacional.”

ATIVIDADES 

Participantes puderam construir e programar protótipos - Gente de Opinião
Participantes puderam construir e programar protótipos

Durante o curso, os professores aprenderam sobre os conceitos básicos de robótica, programação e montagem, utilizando os kits de Robótica Maker. Também participaram de atividades práticas, nas quais puderam construir e programar protótipos.

O curso foi ministrado pelos professores do Ifro de Cacoal,  Euder Santos e Juliano Silva. A formação contou com a participação de professores das escolas da regional da CRE de Rolim de Moura e Alta Floresta d’Oeste. São elas:

  • Rolim de Moura – Escola Cândido Portinari
  • Rolim de Moura – Escola Aluízio Pinheiro Ferreira
  • Rolim de Moura – Escola Carlos Drummond de Andrade
  • Rolim de Moura – Escola Tancredo de Almeida Neves
  • Rolim de Moura – Escola Maria do Carmo de Oliveira Rabelo
  • Rolim de Moura – Colégio da Polícia Militar (CTPM VIII)
  • Distrito Nova Estrela – Escola José Rosales dos Santos
  • Novo Horizonte do Oeste – Escola Marechal Cândido Rondon
  • Distrito Migrantinópolis – Escola Américo Brasiliense
  • Santa Luzia d’Oeste – Escola Juscelino Kubitschek
  • Alto Alegre dos Parecis – Escola Artur Costa e Silva
  • Alta Floresta d’Oeste – Escola Eurídice Pedroso
  • Alta Floresta d’Oeste – Colégio da Policia Militar (CTPM XI)

ROBÓTICA EDUCACIONAL

A Robótica Educacional é uma ferramenta pedagógica que pode trazer diversos benefícios para os alunos, entre eles:

  • Desenvolvimento do pensamento lógico e criatividade: Ao planejar, construir e programar protótipos, os alunos desenvolvem o pensamento lógico, criatividade e capacidade de resolução de problemas.
  • Trabalho em equipe: durante a construção, geralmente realizada em equipe, estimula o trabalho colaborativo.
  • Motivação para aprendizagem: A Robótica Educacional é uma ferramenta lúdica e motivadora que pode despertar o interesse dos alunos pela ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).

A secretária de estado da Educação, Ana Lúcia Pacini, ressaltou a importância desses benefícios para formação escolar. “A aplicação do curso em Rolim de Moura, é mais um passo importante para a implementação da ferramenta pedagógica nas escolas”.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o

MEC libera 40 vagas do FIES para Medicina no Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA

MEC libera 40 vagas do FIES para Medicina no Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA

Na tarde da última quinta-feira, 22 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do FIES referente ao primeiro semestre de 2026, ofi

Gente de Opinião Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)