Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Curso de ética para médicos residentes em Porto Velho


Acontece nesta quinta-feira (13/06), em Porto Velho, o I Curso de Ética profissional para médicos que integram o programa de residência médica de Rondônia.

O evento, promovido pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) tem participação especial da secretária-executiva da Comissão Nacional de Residência (CNRM), médica Maria do Patrocínio Tenório Nunes, e do vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital.

A coordenadora da CNRM, além de acompanhar os trabalhos dos médicos, como representante do MEC, fará palestra abordando questões relacionadas ao tema “Residência Médica e a Ética”. Maria do Patrocínio apresentará dados e informações que permitirão aos residentes visualizar um panorama geral da residência médica no Brasil. A médica falará ainda sobre sua impressão a respeito do programa de residência médica em Rondônia.

Além de promover o trabalho de educação continuada, segundo explicou a presidente do Cremero, Maria do Carmo Wanssa, o Cremero pretende aprofundar nos debates em torno de temas considerados polêmicos, como, por exemplo, preenchimento de prontuário e de atestados de óbito.

O evento terá início às 8h com palestra sobre “O Código de Ética Médica”, proferida pelo médico Carlos Vital. “Após a exposição, os residentes serão divididos em quatro grupos, cada um acompanhado por um médico facilitador, para a realização dos trabalhos”, destaca Maria do Carmo.

Durante a realização dos trabalhos, o grupo um preparará uma exposição com o tema “Plantão (Presencial/Sobreaviso/Supervisão)”, com orientação da médica Maria do Patrocínio. O segundo grupo abordará o tema “Considerações Éticas na Unidade de Terapia Intensiva – Cuidados Paliativos”, sob a orientação do médico Carlos Vital.

O grupo três falará sobre “Publicidade Médica”, com acompanhamento da médica Rita de Cássia, e, por sua vez, o quarto grupo tratará da “Documentação Médica (prontuário, atestados óbito e médico)”, sendo acompanhado pelo médico Eduardo Wanssa.

As apresentações, segundo adiantou Maria do Carmo, será feitas em plenário.

Os trabalhos se estenderão durante a manhã de sexta-feira, 14, com a simulação de um julgamento de processo ético, com explanações e debates. Está previsto também reunião com representantes da COREME (Comissão de Residência Médica), da CEREME, das secretarias de Saúde Estadual e Municipal e com coordenadores da Residência Médica.

Fonte: Cremero

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Desafio Liga Jovem: Rondônia anuncia os representantes na etapa nacional

Desafio Liga Jovem: Rondônia anuncia os representantes na etapa nacional

Rondônia deu um show de criatividade, propósito e espírito empreendedor na 3ª edição do Desafio Liga Jovem. A iniciativa do Sebrae incentiva estudan

Unir e Ifro promovem evento sobre conflitos agrários em Rondônia e lançam livro sobre massacre de Corumbiara

Unir e Ifro promovem evento sobre conflitos agrários em Rondônia e lançam livro sobre massacre de Corumbiara

A colonização dirigida de Rondônia, nas décadas de 1970 e 1980 visou reduzir os tensionamentos em outras regiões do Brasil apregoando terras em abun

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)