Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Curso capacita professores em língua de sinais


Gente de Opinião

Rute Carvalho, gerente de educação da Seduc, comenta sobre a importância do curso durante a abertura

Começou ontem, segunda-feira (3), em Porto Velho, o curso de formação continuada para professores da rede estadual que lecionam para alunos com necessidades educativas especiais, entre as quais, deficiência auditiva. Os educadores participarão de oficinas pedagógicas voltadas para o domínio da utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), enfatizando a tradução, interpretação, expressão, cultura e identidade surda.

Durante a abertura, a gerente de educação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Rondônia, Rute Carvalho, representando o secretário Emerson Castro, afirmou que há necessidade do profissional se aperfeiçoar cada vez mais para fazer a diferença nas escolas. “Com a finalização deste curso, queremos que os professores possam sair com uma bagagem de conhecimento enorme”, comentou.

Serão quatro oficinas abordando o contato com a língua de sinais nos níveis básico e intermediário, junto com dinâmicas para aprimorar a expressão corporal e facial e análise da importância da ética na tradução e interpretação. A coordenadora da Educação Especial da Seduc, Laura Dantas, explicou que o curso foi pensado na capacitação do professor diante ao aluno com deficiência. “Esperamos que esta semana seja bastante produtiva para todos”, comentou.

O curso é oferecido pela Seduc, em parceria com a Associação dos Surdos de Rondônia e a Universidade Federal de Rondônia. A capacitação segue até sexta-feira (7), no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho.


Fonte
Texto: Halex Frederic
Fotos: Quintela
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o

Gente de Opinião Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)