Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Curso capacita professores em língua de sinais


Gente de Opinião

Rute Carvalho, gerente de educação da Seduc, comenta sobre a importância do curso durante a abertura

Começou ontem, segunda-feira (3), em Porto Velho, o curso de formação continuada para professores da rede estadual que lecionam para alunos com necessidades educativas especiais, entre as quais, deficiência auditiva. Os educadores participarão de oficinas pedagógicas voltadas para o domínio da utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), enfatizando a tradução, interpretação, expressão, cultura e identidade surda.

Durante a abertura, a gerente de educação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Rondônia, Rute Carvalho, representando o secretário Emerson Castro, afirmou que há necessidade do profissional se aperfeiçoar cada vez mais para fazer a diferença nas escolas. “Com a finalização deste curso, queremos que os professores possam sair com uma bagagem de conhecimento enorme”, comentou.

Serão quatro oficinas abordando o contato com a língua de sinais nos níveis básico e intermediário, junto com dinâmicas para aprimorar a expressão corporal e facial e análise da importância da ética na tradução e interpretação. A coordenadora da Educação Especial da Seduc, Laura Dantas, explicou que o curso foi pensado na capacitação do professor diante ao aluno com deficiência. “Esperamos que esta semana seja bastante produtiva para todos”, comentou.

O curso é oferecido pela Seduc, em parceria com a Associação dos Surdos de Rondônia e a Universidade Federal de Rondônia. A capacitação segue até sexta-feira (7), no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho.


Fonte
Texto: Halex Frederic
Fotos: Quintela
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

A comunidade acadêmica da Faculdade Metropolitana retomou as aulas na manhã desta terça-feira (10), após três dias de luto institucional decretados

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Com o tema “Transformando Vidas por meio da Educação”, o governo de Rondônia deu início ao ano letivo de 2026, marcando uma nova temporada de avanços

Faculdade da Prefeitura divulga lista de candidatos pré-selecionados do Processo Seletivo 2026.1

Faculdade da Prefeitura divulga lista de candidatos pré-selecionados do Processo Seletivo 2026.1

A Prefeitura de Porto Velho publicou nesta sexta-feira (6), no portal do Conselho Gestor da Faculdade da Prefeitura, a lista dos candidatos pré-seleci

IFRO divulga terceira chamada do PSU 2026/1 e abre prazo para matrícula on-line

IFRO divulga terceira chamada do PSU 2026/1 e abre prazo para matrícula on-line

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou, nesta quarta-feira (5), a lista de convocação para matrícula dos

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)