Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Conselho acata renúncia de reitor


O Conselho Superior Universitário da Fundação Universidade Federal de Rondônia – Unir, esteve hoje (28.11) reunido extraordinariamente na sede da seccional rondoniense da Ordem dos Advogados do Brasil, para deliberar sobre a renúncia do reitor e posse dos novos membros do Conselho Superior Acadêmico, eleitos na última sexta-feira. O evento transcorreu sem incidentes e o auditório ficou completamente lotado por técnicos, professores e acadêmicos.

Após a abertura dos trabalhos, foi feita a leitura da carta de renúncia do professor doutor José Januário de Oliveira do Amaral (não se fez presente a reunião), do cargo de reitor da Unir. Colocado o assunto em apreciação e posteriormente em deliberação, a renúncia foi acatada por unanimidade.

Em seguida em por indicativo do comando de greve, a professora doutora Maria Cristina Victorino de França, atual ocupante do cargo de vice-reitora, teve seu nome aprovado para o cargo de reitora em exercício da Unir. No entanto, deverá ser aguardado a publicação do decreto de exoneração de Januário Amaral no Diário Oficial da União.

Vencida esta fase, a vice-reitora assume interinamente a direção da universidade pelo prazo de 60 (sessenta) dias. Neste período será procedida a eleição do novo reitor a ser referendado posteriormente pelo Conselho Superior Acadêmico com a composição de lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação.

A vice-reitora da Unir é a professora doutora Maria Cristina Victorino de França. Ela possui graduação em Letras pela Universidade do Sagrado Coração (USC – 1981), em Bauru-SP, mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 1993) e doutorado pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR – 2002). Ela atua na área de Letras e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Formação de Professores, Alfabetização, Línguas Indígenas, Fonética, Fonologia e Morfologia.

O professor Adilson Siqueira do comando de greve dos docentes da Unir, disse hoje, que será realizada uma reunião nesta terça-feira às 9 horas no Campus Paulo Freire (Br-364) para encaminhamentos e avaliação, e posteriormente solicitar da Associação dos Docentes da Unir, que marque com urgência uma assembléia para deliberar oficialmente sobre o fim da greve.

FONTE: COMANDO DE GREVE DOS DOCENTES DA UNIR

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO conclui calendário de pagamentos com ações de valorização a mais de 18 mil servidores da Educação

Governo de RO conclui calendário de pagamentos com ações de valorização a mais de 18 mil servidores da Educação

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou neste mês de dezembro, os repasses que integram o conjunto de

Professores recebem o retroativo do piso da categoria do Piso Nacional do Magistério

Professores recebem o retroativo do piso da categoria do Piso Nacional do Magistério

A Prefeitura esclareceu que as retenções referentes à contribuição sindical e aos honorários advocatícios decorrem exclusivamente do acordo judicial f

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação

A Prefeitura de Porto Velho informa que o pagamento do piso salarial do magistério municipal e o abono destinado ao grupo de apoio educacional estarão

Prefeitura de Porto Velhp começa inscrições do processo seletivo da educação com 165 vagas

Prefeitura de Porto Velhp começa inscrições do processo seletivo da educação com 165 vagas

A Prefeitura de Porto Velho iniciou nesta sexta-feira (26), o Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para contrata

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)