Porto Velho (RO) quarta-feira, 19 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Educação

Conselho acata renúncia de reitor


O Conselho Superior Universitário da Fundação Universidade Federal de Rondônia – Unir, esteve hoje (28.11) reunido extraordinariamente na sede da seccional rondoniense da Ordem dos Advogados do Brasil, para deliberar sobre a renúncia do reitor e posse dos novos membros do Conselho Superior Acadêmico, eleitos na última sexta-feira. O evento transcorreu sem incidentes e o auditório ficou completamente lotado por técnicos, professores e acadêmicos.

Após a abertura dos trabalhos, foi feita a leitura da carta de renúncia do professor doutor José Januário de Oliveira do Amaral (não se fez presente a reunião), do cargo de reitor da Unir. Colocado o assunto em apreciação e posteriormente em deliberação, a renúncia foi acatada por unanimidade.

Em seguida em por indicativo do comando de greve, a professora doutora Maria Cristina Victorino de França, atual ocupante do cargo de vice-reitora, teve seu nome aprovado para o cargo de reitora em exercício da Unir. No entanto, deverá ser aguardado a publicação do decreto de exoneração de Januário Amaral no Diário Oficial da União.

Vencida esta fase, a vice-reitora assume interinamente a direção da universidade pelo prazo de 60 (sessenta) dias. Neste período será procedida a eleição do novo reitor a ser referendado posteriormente pelo Conselho Superior Acadêmico com a composição de lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação.

A vice-reitora da Unir é a professora doutora Maria Cristina Victorino de França. Ela possui graduação em Letras pela Universidade do Sagrado Coração (USC – 1981), em Bauru-SP, mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 1993) e doutorado pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR – 2002). Ela atua na área de Letras e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Formação de Professores, Alfabetização, Línguas Indígenas, Fonética, Fonologia e Morfologia.

O professor Adilson Siqueira do comando de greve dos docentes da Unir, disse hoje, que será realizada uma reunião nesta terça-feira às 9 horas no Campus Paulo Freire (Br-364) para encaminhamentos e avaliação, e posteriormente solicitar da Associação dos Docentes da Unir, que marque com urgência uma assembléia para deliberar oficialmente sobre o fim da greve.

FONTE: COMANDO DE GREVE DOS DOCENTES DA UNIR

Mais Sobre Educação

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

De uns tempos para cá, a ciência comprova que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Da mesma forma que o ser humano

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

O movimento Rondônia pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias de Rondônia e composto por mais de cem entidades e instituições rondoniense

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (RO) começou os preparativos para realização do projeto “Aulão na Rede” que acontecerá os dias 30 e 31