Sexta-feira, 30 de outubro de 2015 - 15h20
Temas relevantes para a valorização dos profissionais da educação e para a melhoria da qualidade do ensino público estão em discussão no segundo dia de trabalhos do 14º Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação, promovido pelo Sintero em Porto Velho.
O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, disse que o primeiro dia de atividades do Congresso foi produtivo, e espera construir, até o final do evento, o plano de lutas que vai definir as atividades do sindicato nos próximos dois anos.
As atividades desta sexta-feira, dia 30/10, tiveram início com uma palestra sobre Sistema Nacional de Educação/Perspectivas e avanços, proferida pela professora Sueli Veiga Melo, vice-presidente da FETEMS – Federação Estadual dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul.
Ela demonstrou a evolução da legislação sobre educação no Brasil a partir da Constituição de 1988. Segundo a professora, o atual sistema está bastante avançado em comparação com o que havia no país antes de 1988. “No entanto, as demandas nos mostram que o Congresso Nacional, os legislativos estaduais e municipais, bem como o Poder Executivo, nas três esferas, precisam avançar muito mais. E não basta criar leis e planos se eles não forem cumpridos”, disse.
A segunda palestra do dia foi sobre financiamento da educação pública sob a ótica do Plano Nacional de Educação, proferida pelo professor especialista Henrique Lopes do Nascimento, presidente do Sintep – Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso.
O palestrante iniciou a sua explanação destacando que o investimento em educação no Brasil é ínfimo diante da necessidade. “Não dá para comparar o ensino público no Brasil com o modelo adotado nos países desenvolvidos. Mas pelas cifras irrisórias que a União, os Estados e os Municípios brasileiros investem em educação não é de se admirar que estamos muito atrasados. É preciso aumentar o percentual constitucional destinado à educação e isso se faz aumentando o índice de investimento em relação ao PIB e utilizando recursos dos royalties do petróleo”, disse o professor.
Ainda nesta sexta-feira o 14º Congresso do Sintero terá palestra sobre os desafios dos trabalhadores em educação frente à escola de educação integral. No período da tarde serão realizadas as plenárias dos trabalhadores em educação aposentados, dos funcionários de escolas (Técnicos Educacionais), e plenária de mulheres.
As atividades do segundo dia do Congresso terminam com colóquios sobre juventude, educação indígena, saúde do trabalhador em educação e utilização de tecnologia na educação.
À noite, a partir das 19:30, será realizado na Sede Social do Sintero o 4º Encontro Gospel dos Trabalhadores em Educação, com a apresentação de bandas, grupos de louvor, grupos de dança e performances com temática religiosa.
Fonte: Ascom / Sintero
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou neste mês de dezembro, os repasses que integram o conjunto de

Professores recebem o retroativo do piso da categoria do Piso Nacional do Magistério
A Prefeitura esclareceu que as retenções referentes à contribuição sindical e aos honorários advocatícios decorrem exclusivamente do acordo judicial f

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação
A Prefeitura de Porto Velho informa que o pagamento do piso salarial do magistério municipal e o abono destinado ao grupo de apoio educacional estarão

Prefeitura de Porto Velhp começa inscrições do processo seletivo da educação com 165 vagas
A Prefeitura de Porto Velho iniciou nesta sexta-feira (26), o Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para contrata
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)