Porto Velho (RO) segunda-feira, 6 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Congresso do Sintero discute Sistema Nacional de Educação, ensino integral e financiamento da educação



Temas relevantes para a valorização dos profissionais da educação e para a melhoria da qualidade do ensino público estão em discussão no segundo dia de trabalhos do 14º Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação, promovido pelo Sintero em Porto Velho.

O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, disse que o primeiro dia de atividades do Congresso foi produtivo, e espera construir, até o final do evento, o plano de lutas que vai definir as atividades do sindicato nos próximos dois anos.Congresso do Sintero discute Sistema Nacional de Educação, ensino integral e financiamento da educação - Gente de Opinião

As atividades desta sexta-feira, dia 30/10, tiveram início com uma palestra sobre Sistema Nacional de Educação/Perspectivas e avanços, proferida pela professora Sueli Veiga Melo, vice-presidente da FETEMS – Federação Estadual dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul.

Ela demonstrou a evolução da legislação sobre educação no Brasil a partir da Constituição de 1988. Segundo a professora, o atual sistema está bastante avançado em comparação com o que havia no país antes de 1988. “No entanto, as demandas nos mostram que o Congresso Nacional, os legislativos estaduais e municipais, bem como o Poder Executivo, nas três esferas, precisam avançar muito mais. E não basta criar leis e planos se eles não forem cumpridos”, disse.

A segunda palestra do dia foi sobre financiamento da educação pública sob a ótica do Plano Nacional de Educação, proferida pelo professor especialista Henrique Lopes do Nascimento, presidente do Sintep – Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso.

O palestrante iniciou a sua explanação destacando que o investimento em educação no Brasil é ínfimo diante da necessidade. “Não dá para comparar o ensino público no Brasil com o modelo adotado nos países desenvolvidos. Mas pelas cifras irrisórias que a União, os Estados e os Municípios brasileiros investem em educação não é de se admirar que estamos muito atrasados. É preciso aumentar o percentual constitucional destinado à educação e isso se faz aumentando o índice de investimento em relação ao PIB e utilizando recursos dos royalties do petróleo”, disse o professor.

Ainda nesta sexta-feira o 14º Congresso do Sintero terá palestra sobre os desafios dos trabalhadores em educação frente à escola de educação integral. No período da tarde serão realizadas as plenárias dos trabalhadores em educação aposentados, dos funcionários de escolas (Técnicos Educacionais), e plenária de mulheres.

As atividades do segundo dia do Congresso terminam com colóquios sobre juventude, educação indígena, saúde do trabalhador em educação e utilização de tecnologia na educação.

À noite, a partir das 19:30, será realizado na Sede Social do Sintero o 4º Encontro Gospel dos Trabalhadores em Educação, com a apresentação de bandas, grupos de louvor, grupos de dança e performances com temática religiosa.

Fonte:  Ascom /  Sintero

Mais Sobre Educação

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Foi prorrogada até o dia 20/12/2021 a seleção de alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a