Porto Velho (RO) segunda-feira, 29 de novembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Congresso debate temas de planejamento, comunicação e tecnologia


 
O I Congresso de Estratégia, Comunicação e Tecnologia (Conect), organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), acontecerá nos dias 19 e 20 de abril, no Campus Porto Velho Zona Norte. O evento objetiva alinhar as informações com suas principais lideranças, integralizando todas as Pró-Reitorias, diretores, coordenadores e demais servidores responsáveis direta e indiretamente pelo planejamento, comunicação e tecnologia da informação.

O Conect está sendo organizado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), através da Diretoria de Planejamento (Dplan) e da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), e também pela Assessoria de Comunicação e Eventos (Ascom). Foram convidados todos os Institutos Federais (IFs) da região amazônica com o intuito de permitir a troca de experiências e abrir os temas para discussão.

Todos os setores do IFRO para obterem sucesso em suas atividades precisam de um planejamento adequado, além de elaboração de estratégias para alcançar as metas e objetivos estabelecidos. “A realização do Conect é uma oportunidade para que os servidores que atuam na gestão, nos campi e na reitoria, possam se preparar, cada vez mais, para enfrentar as ameaças e aproveitar as oportunidades que surgem no dia a dia, à frente da gestão”, ressaltou Dauster Souza, pró-reitor da Prodin.

A expectativa é que todos os participantes adquiram a consciência de que o planejamento estratégico tem uma função especial dentro da instituição “o Conect foi pensado, em cada detalhe, para atender às expectativas dos participantes, e evidenciar a importância do planejamento, da comunicação e da tecnologia no sucesso das ações realizados pelo IFRO”, explicou o pró-reitor. Segundo ele, a proposta surgiu para atender a uma demanda prevista no plano de ação da Prodin “a diretoria de planejamento iniciou os preparativos para a organização do evento. E nessa trajetória, juntamos forças com a assessoria de comunicação e propusemos um evento que englobasse o planejamento, a comunicação e a tecnologia”, informou Dauster.

Um dos pontos positivos do evento será trazer uma discussão sobre a temática da comunicação que precisa ser vista como setor estratégico da instituição. Além disso, a iniciativa do congresso une forças entre os setores para realização de um trabalho conjunto “todos fazem parte de um conjunto de ações que devem ser desenvolvidas e compartilhadas por toda a instituição e sociedade em geral, não podendo trabalhar de forma independente”, afirmou Ricardo Bergamini, assessor de comunicação e eventos do IFRO.

A proposta é dar continuidade ao Conect, fixando o evento anualmente no calendário institucional do IFRO “será um encontro, onde poderemos reunir todos os comunicadores do IFRO e trazer palestrantes de outras instituições para troca de experiências e informações, com certeza será um evento de grandes atividades e repercussão”, frisou o assessor.

O Evento

O Conect traz em sua programação dois dias com diversas palestras, reuniões e debates. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) abordará o tema da relação entre planejamento e orçamento público para alcance dos objetivos institucionais. Foi convidado também, o Instituto Federal de Santa Catariana (IFSC) que ministrará duas palestras uma na área de comunicação e outra na área de planejamento. O Ministério Público do Estado de Rondônia (MP/RO), também já confirmou presença, e trará a temática da comunicação como ferramenta estratégica. Ainda no primeiro dia, será aberto um momento para que os IFs convidados possam trazer suas experiências, expondo suas ações nas áreas do evento. O último dia do Conect encerra com duas palestras, uma sobre o planejamento estratégico de tecnologia da informação, e logo em seguida com a apresentação da Controladoria Geral da União (CGU), sobre o observatório da despesa pública ou indicadores institucionais.

 
Fonte: Fonte: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Mais Sobre Educação

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou nesta quarta-feira, 24/11/2021, na Seção 3 do Diário Oficial da Un

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

O V Congresso Municipal de Educação iniciou, nesta quarta-feira (24), em Porto Velho. O evento reúne mais de 5 mil professores e diretores escolares p

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet, ou com dificuldades de manuseio de aparelho eletrônico, podem buscar, até a próxima sexta-feira (26), um do