Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Confúcio discute melhoria na educação


Participaram da reunião representantes de ensino das 16 gerências de educação, mais os secretários Julio Olivar, da Educação; Gilvan Ramos, da Saúde; George Braga, do Planejamento; Cira Moura, de Assuntos Estratégicos (SEAE); Lúcio Mosquini, diretor-geral doConfúcio discute melhoria na educação - Gente de Opinião Departamento de Estradas e Rodagem (DER); Márcio Gabriel, superintendente de Compras e Licitações; e o secretário-executivo, Martins Coelho, que apresentaram experiências bem sucedidas em suas respectivas pastas.

Gilvan Ramos apresentou uma planilha detalhada do orçamento do Estado e o detalhamento da forma que os recursos são aplicados em cada área. No caso específico da educação, 73% do orçamento da pasta são empregados na folha de pagamento dos servidores.

Cira Moura falou da importância de cada gestor organizar suas ações de governo por meio de instrumento de planejamento e deu ênfase nos pontos fortes do plano estratégico para que o trabalho de resultados positivos.

Júlio Olivar falou das suas principais dificuldades frente à maior secretaria do Estado e ressaltou a importância da colaboração de todos os gerentes regionais para melhorar a qualidade de ensino em Rondônia. Olivar também falou sobre a falta de técnicos para trabalhar na elaboração de projetos para buscar recursos da União.

O governador Confúcio Moura começou falando que a secretaria de Educação é a maior pasta do Estado, com 24 mil servidores. “Poucas empresas no país empregam esse número de pessoas. Mesmo com esse número de servidores, 68% dos alunos do ensino médio estão abandonando a escola”, lamentou o governador, para quem há algo de errado no modo de fazer educação em Rondônia.

Confúcio Moura voltou a afirmar que Educação é uma das prioridades de seu governo, tanto que o orçamento da Seduc em 2011 foi de R$ 733.907,388 milhões e 2012 passou para R$ 920.243.675 milhões um aumento de 25% em comparação ao ano anterior.

A rede estadual de ensino possui 251 mil alunos matriculados em 412 escolas em todo o estado. A Seduc conta com 24 mil servidores, sendo que 13 mil são professores.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o

MEC libera 40 vagas do FIES para Medicina no Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA

MEC libera 40 vagas do FIES para Medicina no Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA

Na tarde da última quinta-feira, 22 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do FIES referente ao primeiro semestre de 2026, ofi

MEC libera mais de 50 vagas do FIES para Medicina na Faculdade Metropolitana de Rondônia

MEC libera mais de 50 vagas do FIES para Medicina na Faculdade Metropolitana de Rondônia

Na tarde da última quinta-feira, 22 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do FIES para o primeiro semestre de 2026, oficializ

IFRO seleciona nutricionista bolsista para Projeto Alimentação Escolar

IFRO seleciona nutricionista bolsista para Projeto Alimentação Escolar

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) promove Processo Seletivo de Bolsista Colaborador Externo (Nutricionista) pa

Gente de Opinião Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)