Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Confúcio discute melhoria na educação


Participaram da reunião representantes de ensino das 16 gerências de educação, mais os secretários Julio Olivar, da Educação; Gilvan Ramos, da Saúde; George Braga, do Planejamento; Cira Moura, de Assuntos Estratégicos (SEAE); Lúcio Mosquini, diretor-geral doConfúcio discute melhoria na educação - Gente de Opinião Departamento de Estradas e Rodagem (DER); Márcio Gabriel, superintendente de Compras e Licitações; e o secretário-executivo, Martins Coelho, que apresentaram experiências bem sucedidas em suas respectivas pastas.

Gilvan Ramos apresentou uma planilha detalhada do orçamento do Estado e o detalhamento da forma que os recursos são aplicados em cada área. No caso específico da educação, 73% do orçamento da pasta são empregados na folha de pagamento dos servidores.

Cira Moura falou da importância de cada gestor organizar suas ações de governo por meio de instrumento de planejamento e deu ênfase nos pontos fortes do plano estratégico para que o trabalho de resultados positivos.

Júlio Olivar falou das suas principais dificuldades frente à maior secretaria do Estado e ressaltou a importância da colaboração de todos os gerentes regionais para melhorar a qualidade de ensino em Rondônia. Olivar também falou sobre a falta de técnicos para trabalhar na elaboração de projetos para buscar recursos da União.

O governador Confúcio Moura começou falando que a secretaria de Educação é a maior pasta do Estado, com 24 mil servidores. “Poucas empresas no país empregam esse número de pessoas. Mesmo com esse número de servidores, 68% dos alunos do ensino médio estão abandonando a escola”, lamentou o governador, para quem há algo de errado no modo de fazer educação em Rondônia.

Confúcio Moura voltou a afirmar que Educação é uma das prioridades de seu governo, tanto que o orçamento da Seduc em 2011 foi de R$ 733.907,388 milhões e 2012 passou para R$ 920.243.675 milhões um aumento de 25% em comparação ao ano anterior.

A rede estadual de ensino possui 251 mil alunos matriculados em 412 escolas em todo o estado. A Seduc conta com 24 mil servidores, sendo que 13 mil são professores.

Gente de OpiniãoSábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas em Porto Velho, até dia 26

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas em Porto Velho, até dia 26

Mais uma variedade de cursos profissionalizantes presenciais acaba de ser lançada em Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 po

Trabalhadores em Educação do Município entregam Carta Aberta de denúncia ao SINTERO

Trabalhadores em Educação do Município entregam Carta Aberta de denúncia ao SINTERO

CARTA ABERTA AO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO NO ESTADO DE RONDÔNIA - SINTEROA categoria municipal de Porto Velho expressa sua indignação e

SENAI-RO abre inscrição para novas turmas de gratuidade

SENAI-RO abre inscrição para novas turmas de gratuidade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) abre as inscrições para 840 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissio

Cartilha orienta estudantes com TDAH no Enem

Cartilha orienta estudantes com TDAH no Enem

A professora da rede pública Kamila Carvalho de Aguiar Guimarães, egressa do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede da Universidade Fed

Gente de Opinião Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)