Sexta-feira, 21 de março de 2014 - 13h20
Cinquenta alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Anísio Teixeira, em Porto Velho, foram selecionados para participar do curso de inglês do Programa Nacional Conexão Mundo. Ao final, os alunos que tiverem um bom desempenho serão escolhidos para participar de um intercâmbio nos Estados Unidos com alunos de outros estados brasileiros.
É a segunda vez que Rondônia participa do programa, que foi desenvolvido em 2012 em parceria do Sesi e Senai com a organização não governamental US-Brazil Connect. Em 2013, quatro alunos da Escola Anísio Teixeira viajaram para as cidades de Traverse City, em Michigan, e Denver, no Colorado, junto com mais 800 alunos de diversos locais do Brasil.
O curso tem duração de cinco meses e é dividido em três etapas. Em abril inicia a primeira, quando os alunos participam de aulas online, utilizando redes sociais, como o Facebook e hangouts (bate-papo com webcam da Google) para realizar atividades e interagir com monitores americanos por dois meses. “O curso quase todo é online. Então o aluno não sente quando está aprendendo, já que tudo é algo do cotidiano dele”, explica um dos coordenadores do programa em Rondônia, professor Djair de Souza.
Entre junho e julho, durante o recesso escolar, os monitores americanos vêm ao Brasil para iniciar a segunda etapa. Neste momento, as aulas serão presenciais, quando os estudantes irão realizar a interação pessoal, além de ter aulas de segunda à sexta com jogos, dinâmicas e conversação livre.
Na etapa final, os alunos voltam às últimas aulas online e começam na fase de avaliações. Os monitores avaliam o desempenho dos jovens durante o curso, levando em conta a participação, interação, nível de conhecimento, entre outros. Após isto, os estudantes realizam um novo teste online para medir o crescimento e finaliza com uma entrevista com cerca de 10 alunos para conhecer a maturidade e o preparo para o intercâmbio de cada um.
Viagem
A viagem aos Estados Unidos acontecerá em janeiro de 2015. Os jovens irão dormir em casas de famílias americanas para ter o contato com a cultura e hábitos locais. “Além da parte educacional, o pessoal aprende também a cultura dos Estados Unidos, tendo contato com outros americanos”, explica Djair.
O Conexão Mundo é promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Texto: Halex Frederic / Decom
Rondônia conquistou o maior percentual de alfabetização da região Norte e o sexto do Brasil. Os números foram divulgados na sexta-feira (11) pelo Mi
Bolsista do PIBIC-EM da UNIR é vencedora em premiação nacional de Iniciação Científica do CNPq
A estudante Carmem Keli Santos Sousa, de 17 anos, foi uma das vencedoras do 22º Prêmio Destaque da Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq, na Ca
Governo de RO avança na Educação com reforma de escola no distrito de Vila Marcão em Alta Floresta
A escola municipal Boa Esperança, localizada no distrito de Vila Marcão, em Alta Floresta d'Oeste, na Zona da Mata, recebeu nesta quinta-feira (10),
Rondônia conquistou, em 2024, o melhor desempenho da Região Norte no índice nacional de alfabetização infantil. O estado ocupa o 6º lugar no ranking