Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Conexão Mundo seleciona 50 alunos Escola Anísio Teixeira


Cinquenta alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Anísio Teixeira, em Porto Velho, foram selecionados para participar do curso de inglês do Programa Nacional Conexão Mundo. Ao final, os alunos que tiverem um bom desempenho serão escolhidos para participar de um intercâmbio nos Estados Unidos com alunos de outros estados brasileiros.

É a segunda vez que Rondônia participa do programa, que foi desenvolvido em 2012 em parceria do Sesi e Senai com a organização não governamental US-Brazil Connect. Em 2013, quatro alunos da Escola Anísio Teixeira viajaram para as cidades de Traverse City, em Michigan, e Denver, no Colorado, junto com mais 800 alunos de diversos locais do Brasil.

O curso tem duração de cinco meses e é dividido em três etapas. Em abril inicia a primeira, quando os alunos participam de aulas online, utilizando redes sociais, como o Facebook e hangouts (bate-papo com webcam da Google) para realizar atividades e interagir com monitores americanos por dois meses. “O curso quase todo é online. Então o aluno não sente quando está aprendendo, já que tudo é algo do cotidiano dele”, explica um dos coordenadores do programa em Rondônia, professor Djair de Souza.

Entre junho e julho, durante o recesso escolar, os monitores americanos vêm ao Brasil para iniciar a segunda etapa. Neste momento, as aulas serão presenciais, quando os estudantes irão realizar a interação pessoal, além de ter aulas de segunda à sexta com jogos, dinâmicas e conversação livre.

Na etapa final, os alunos voltam às últimas aulas online e começam na fase de avaliações. Os monitores avaliam o desempenho dos jovens durante o curso, levando em conta a participação, interação, nível de conhecimento, entre outros. Após isto, os estudantes realizam um novo teste online para medir o crescimento e finaliza com uma entrevista com cerca de 10 alunos para conhecer a maturidade e o preparo para o intercâmbio de cada um.

Viagem

A viagem aos Estados Unidos acontecerá em janeiro de 2015. Os jovens irão dormir em casas de famílias americanas para ter o contato com a cultura e hábitos locais. “Além da parte educacional, o pessoal aprende também a cultura dos Estados Unidos, tendo contato com outros americanos”, explica Djair.

O Conexão Mundo é promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Texto: Halex Frederic / Decom
 

Mais Sobre Educação

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Foi prorrogada até o dia 20/12/2021 a seleção de alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a