Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Conexão Mundo inicia seleção para 2018


 
A escola Sesi-Senai Lagoa de Porto Velho abriu as inscrições para o Programa Conexão Mundo 2018. Dezenas de alunos se acotovelaram nos corredores da escola para conhecer o programa, que ao final contempla aqueles com melhor desempenho, com intercâmbio de duas semanas aos Estados Unidos, praticando o inglês e conhecendo um pouco da cultura norte americana.Conexão Mundo inicia seleção para 2018 - Gente de Opinião

O Conexão Mundo, parceria do Departamento Nacional do Sesi/Senai e a ONG US Brazil Connect, é um programa de intercâmbio cultural que visa propiciar aos alunos da Educação Básica articulada com Educação Profissional (Ebep), a oportunidade aprofundar conhecimentos da língua inglesa, vivenciando experiências do dia a dia através do acompanhamento contínuo de coach's norte americanos.

O processo seletivo dos alunos segue as diretrizes dos Departamentos Nacionais do Sesi e Senai, assim como do Departamento de Relações Internacionais da CNI que orientam os Departamentos Regionais a escolher 10% dos alunos que melhor se desempenharam na aprendizagem do idioma inglês, bem como no aprimoramento das habilidades de trabalho em grupo, ética nos relacionamentos, maturidade, proatividade nas tarefas durante as três fases do programa, superação do medo de falar inglês em público e assiduidade nas tarefas do Ensino Médio e do Ensino Técnico, respectivamente Sesi-Senai.

A gerente da escola Sesi-Senai Lagoa, Fabiana Amaral lembra que o conhecimento avançado de uma língua estrangeira como o inglês é valorizado no mundo do trabalho. “Ao participar do Conexão Mundo, os alunos têm a oportunidade de aprimorar ainda mais o conhecimento adquirido do inglês, de imergirem não somente na cultura norte americana, mas conhecer o mundo do trabalho em um país de indústrias multinacionais”, argumentou.

Criado em 2012 e executado pelo Sesi e Senai em parceria com a ONG US-Brazil Connect dos Estados Unidos da América, Conexão Mundo funciona em quatro momentos distintos: 1) fase de interação online; 2) fase de interação presencial; 3) retorno à fase online e 4) finalmente, após fase de seleção de alguns alunos, viagem de intercâmbio aos Estados Unidos.

O Conexão Mundo objetiva aumentar a proficiência no idioma inglês dos estudantes da Educação Básica articulada a Educação Profissional (Ebep) do Sesi-Senai. Cinquenta estudantes beneficiaram-se com aulas de inglês presenciais e a distância durante cinco meses com carga horária de 340 horas. Explica a coordenadora de Educação, Juliane Loubach.

Fonte: Ascom / Fiero / Carlos Araújo

Gente de OpiniãoSábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

O governo de Rondônia mobilizou esforços para garantir que os estudantes de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, em Porto Velho, tivessem trans

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, em Ouro Preto D’Oeste, a 4ª edição do Projeto Salus, uma iniciativa que une ensino, pesq

Gente de Opinião Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)