Porto Velho (RO) domingo, 28 de novembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Concurso sobre História do Brasil levará 100 alunos a Portugal



Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil

Uma viagem de intercâmbio cultural de dez dias a Lisboa é a oportunidade que será dada a 100 estudantes que tiverem seus trabalhos escolhidos como os melhores do projeto de arte-educação Era uma vez... Brasil. Voltado para adolescentes do sétimo ao nono ano de escolas da rede pública municipal de ensino, o projeto será promovido nas cidades de Rio de Janeiro, São Paulo, Novo Horizonte (SP), Salvador (BA) e Belo Jardim (PE), em etapas que se estenderão até o final do ano.

No Rio de Janeiro, onde o lançamento ocorreu esta semana, na Biblioteca Parque Estadual, no Centro, o foco do trabalho será com estudantes e professores de história da oitava série. O tema é a transferência da família real e da corte portuguesa para o Brasil, tendo como base o livro 1808, do escritor e jornalista Laurentino Gomes, que participou de um bate-papo com professores convidados para o evento.

O estímulo à compreensão dos alunos sobre a História do Brasil e seus reflexos atuais é um dos pontos fundamentais do Era uma vez...Brasil. “Pretendemos despertar o lado crítico dos adolescentes para que entendam a sua própria história e passem a ver o seu país sob outra perspectiva. A incompreensão do presente nasce fatalmente da ignorância do passado”, disse Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, criadora do projeto educacional.

A partir do lançamento, serão nove meses de atividades, que vão desde a preparação do corpo docente, com material didático específico, até a seleção final dos alunos que farão o intercâmbio. Ao longo desse processo, haverá três etapas, nas quais vão ser contemplados mais de dez mil estudantes nas cinco cidades em que o projeto será realizado.

Na primeira etapa, caberá aos professores incentivar os alunos propondo atividades de pesquisa, leitura e culturais, tendo como resultado a produção de histórias em quadrinhos (HQs) e vídeos de um minuto sobre a temática do projeto. Os estudantes que criarem os melhores trabalhos vão para a segunda etapa.

Nessa fase, os adolescentes participarão, durante sete dias, de oficinas culturais de teatro, música, audiovisual, capoeira e HQs. As cem melhores tirinhas em quadrinhos produzidas por eles integrarão um livro, com o mesmo título do projeto, que será distribuído em escolas e bibliotecas do Brasil e de Portugal.

Segundo os organizadores, a segunda etapa é decisiva para a seleção dos estudantes que seguirão para a viagem a Portugal, que constitui a etapa final do projeto. Em Lisboa, eles vão refazer os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes de embarcarem para o Brasil, em 1808.

As inscrições no Rio de Janeiro estão abertas até o dia 29 de abril, para alunos das escolas indicadas pela Secretaria Municipal de Educação, parceira da produtora do projeto. O Era uma vez...Brasil conta também com o apoio de empresas privadas e da Embaixada de Portugal no Brasil.

Mais Sobre Educação

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou nesta quarta-feira, 24/11/2021, na Seção 3 do Diário Oficial da Un

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

O V Congresso Municipal de Educação iniciou, nesta quarta-feira (24), em Porto Velho. O evento reúne mais de 5 mil professores e diretores escolares p

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet, ou com dificuldades de manuseio de aparelho eletrônico, podem buscar, até a próxima sexta-feira (26), um do

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Os dez vencedores da 3ª edição do prêmio Boas Práticas foram reconhecidos nesta quarta-feira (24). A premiação aconteceu durante a solenidade de abe