Quarta-feira, 19 de novembro de 2014 - 14h33
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizará no próximo sábado (22) o último Comitê do Programa Escola Aberta em 2014. As atividades iniciarão a partir das 08 horas e serão encerradas às 12 horas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Ribeiro Soares, localizada à Rua Andréia, no Bairro Cuniã.
Raimundo Nonato de Morais, coordenador do Programa Escola Aberta, explicou que as instruções do Ministério da Educação e Cultura (MEC) são de que aconteçam quatro Comitês do Programa Escola Aberta a cada ano, mas que no caso de Porto Velho, em decorrência das escolas municipais terem sido muito utilizadas para alojamento de desabrigados da enchente do Madeira, durante o primeiro trimestre de 2014, o primeiro Comitê não foi realizado, de forma que o próximo, o terceiro deste ano, terá também a responsabilidade de encerrar as atividades anuais.
O Comitê do Programa Escola aberta é um evento que reúne todos os integrantes das escolas que aderiram ao programa e os membros da comunidade de entorno à escola onde ele é realizado. Os objetivos são a realização de atividades de aperfeiçoamento dos conteúdos repassados e a avaliação das ações realizadas pelo programa no período correspondente ao último trimestre. É um fórum de avaliação das atividades. Com o resultado dos debates serás montado um relatório que será entregue diretamente à secretária municipal de Educação (Semed), Francisca das Chagas.
No Comitê do dia 22 também serão desenvolvidas oficinas voltadas ao fomento do empreendedorismo. São oficinas de confecção de puff e de artesanato em E.V.A. Também será desenvolvida a oficina de recreações para crianças, com a finalidade de oferecer atividades para os filhos dos participantes do evento.
Adriana Gomes, integrante da coordenação dos programas Escola Aberta e Mais Educação informou que as escolas recebem diretamente do Governo Federal recursos para desenvolver os dois programas durante dez meses de cada ano. O programa Mais Educação funciona no contraturno das aulas com atividades culturais e recreativas voltadas aos alunos, o programa Escola Aberta funciona nos finais de semana, quando as escolas abrem para que as comunidades de entorno possam utilizar seus espaços para atividades voltadas à qualificação e fomento do trabalho e da geração de renda por parte das famílias.
As oficinas objetivam levar às comunidades a aprendizagem de ofícios e habilidades para que possam dinamizar a renda familiar. “O Comitê é uma oportunidade de divulgação do programa para a comunidade de seu entorno e para a troca de experiências entre as escolas que o aderem. É também um momento de integração entre as famílias da comunidade de entorno e dos professores e técnicos das escolas que atuam com o programa, mas, sobretudo, ele objetiva avaliação das atividades realizadas e dos resultados obtidos”, destacou Adriana Gomes.
Fonte: Renato Menghi
Com o objetivo de fortalecer a conexão dos estudantes com a rica história e cultura rondoniense, o governo de Rondônia por meio da Secretaria de Est
Vilhena entra no mapa global da inovação com realização do NASA Space Apps Challenge 2025
Nos dias 3 e 4 de outubro, a cidade de Vilhena (RO) sediará pela primeira vez o NASA Space Apps Challenge, considerado o maior Hackathon de inovação
Estude Medicina com apoio do FIES em instituições do Grupo Aparício Carvalho
Você sonha em cursar Medicina e precisa de uma oportunidade para tornar esse sonho possível? Então fique atento: o Grupo Educacional Aparício Carval
Rondônia conquistou o maior percentual de alfabetização da região Norte e o sexto do Brasil. Os números foram divulgados na sexta-feira (11) pelo Mi