Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Comitê do Programa Escola Aberta será na escola J.Ribeiro


 
 A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizará no próximo sábado (22) o último Comitê do Programa Escola Aberta em 2014. As atividades iniciarão a partir das 08 horas e serão encerradas às 12 horas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Ribeiro Soares, localizada à Rua Andréia, no Bairro Cuniã.

  Raimundo Nonato de Morais, coordenador do Programa Escola Aberta, explicou que as instruções do Ministério da Educação e Cultura (MEC) são de que aconteçam quatro Comitês do Programa Escola Aberta a cada ano, mas que no caso de Porto Velho, em decorrência das escolas municipais terem sido muito utilizadas para alojamento de desabrigados da enchente do Madeira, durante o primeiro trimestre de 2014, o primeiro Comitê não foi realizado, de forma que o próximo, o terceiro deste ano, terá também a responsabilidade de encerrar as atividades anuais.

  O Comitê do Programa Escola aberta é um evento que reúne todos os integrantes das escolas que aderiram ao programa e os membros da comunidade de entorno à escola onde ele é realizado. Os objetivos são a realização de atividades de aperfeiçoamento dos conteúdos repassados e a avaliação das ações realizadas pelo programa no período correspondente ao último trimestre. É um fórum de avaliação das atividades. Com o resultado dos debates serás montado um relatório que será entregue diretamente à secretária municipal de Educação (Semed), Francisca das Chagas.

  No Comitê do dia 22 também serão desenvolvidas oficinas voltadas ao fomento do empreendedorismo. São oficinas de confecção de puff e de artesanato em E.V.A. Também será desenvolvida a oficina de recreações para crianças, com a finalidade de oferecer atividades para os filhos dos participantes do evento.

 Adriana Gomes, integrante da coordenação dos programas Escola Aberta e Mais Educação informou que as escolas recebem diretamente do Governo Federal recursos para desenvolver os dois programas durante dez meses de cada ano. O programa Mais Educação funciona no contraturno das aulas com atividades culturais e recreativas voltadas aos alunos, o programa Escola Aberta funciona nos finais de semana, quando as escolas abrem para que as comunidades de entorno possam utilizar seus espaços para atividades voltadas à qualificação e fomento do trabalho e da geração de renda por parte das famílias.

  As oficinas objetivam levar às comunidades a aprendizagem de ofícios e habilidades para que possam dinamizar a renda familiar. “O Comitê é uma oportunidade de divulgação do programa para a comunidade de seu entorno e para a troca de experiências entre as escolas que o aderem. É também um momento de integração entre as famílias da comunidade de entorno e dos professores e técnicos das escolas que atuam com o programa, mas, sobretudo, ele objetiva avaliação das atividades realizadas e dos resultados obtidos”, destacou Adriana Gomes.

Fonte: Renato Menghi

Mais Sobre Educação

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Foi prorrogada até o dia 20/12/2021 a seleção de alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a