Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Começa nesta terça-feira o III CONPEX



O III Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRO – CONPEX tem início amanhã, 06/10. A abertura oficial do evento acontece no Teatro Estadual Palácio das Artes, às 9h.  Em seguida, haverá palestra com o tema “Contradições e Desafios da Questão Socioambiental em Rondônia: Pesquisa e Possibilidades para o IFRO”, ministrada pelo Prof. da UNIR, Dorisvalder Dias Nunes. As atividades do Congresso, que está sendo organizado pelas Pró-Reitorias de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROPESP), de Ensino (PROEN) e de Extensão (PROEX), vão até o dia 08/10, noCampus Porto Velho Zona Norte. O objetivo é promover a integração das ações institucionais de pesquisa, ensino e extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO.

Na edição deste ano, o tema escolhido pela organização foi “Transformações Socioeconômicas e Ambientais: desafios e possibilidades para o IFRO”,que complementa as discussões iniciadas na última edição do evento, em Ariquemes, onde as transformações sociais, econômicas e ambientais no estado de Rondônia são discussões pertinentes no momento. O evento visa também discutir o papel da Instituição e o que ela oferta à sociedade frente a todas as mudanças que estão inseridas no cotidiano.

Nesta terça-feira, a partir das 14h, no auditório do Campus Porto Velho Zona Norte, acontece a palestra “Educação Inclusiva e os Desafios de Nossa Época”, feita pela professora da UNIR, Carmen Tereza Velanga. Logo após, o técnico-administrativo da PROEX, Jairo T. Costa, faz palestra motivacional com o tema “Tente outra vez”.

Também no primeiro dia de CONPEX estão programadas as apresentações orais do III Seminário de Dissertações e Teses; a apresentação de banners com trabalhos de pesquisa, dentro do II Seminário do Programa Institucional de Pesquisa (PIP) do IFRO e da V Mostra de Extensão.

O III CONPEX será constituído por uma programação diversificada, que incluirá palestras, oficinas, minicursos, além de mostras e seminários, como: II Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica; II Mostra de Inovação; III Feira de Empreendedorismo; II Mostra Cultural e Colóquio PIPEX.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o

Gente de Opinião Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)