Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Começa maior competição de robótica da América Latina



Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil

Começou hoje (30), com a etapa de inspeção de segurança na Universidade Federal de Lavras (Ufla), em Minas Gerais, a Summer Challenge, considerada a maior competição de robótica da América Latina.

O evento é organizado pela equipe de robótica Troia, vinculada ao Departamento de Engenharia da Ufla (DEG), e pela RoboCore, entidade promotora dos torneios nacionais de robótica. A entrada é gratuita para o público. Participarão da competição 43 equipes de estudantes, sendo 40 brasileiras e três do México, totalizando 194 robôs.

Um dos concorrentes é a RioBotz, equipe com cerca de 30 estudantes de engenharia do Centro Técnico Científico (CTC) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio), reconhecida como a mais importante equipe universitária de robótica do Brasil, com 12 anos de atuação,57 títulos nacionais e mais de 20 títulos no exterior.

Os alunos da PUC carioca serão representados por dez robôs, que disputarão sete categorias na edição deste ano da Summer Challenge, incluindo combates, sumô, trekking, hockey e seguidor de linha.

“São diversos tipos de tarefas que os robôs têm de executar”, informou o professor Marco Antonio Meggiolaro, coordenador da RioBotz/PUC Rio. Ele disse acreditar que as chances de prêmios são maiores nas categorias de combate. “Eles têm boas chances (de vencer)”, afirmou. O evento se estenderá até 2 de novembro.

Meggiolaro acrescentou que a novidade nessa edição da Summer Challenge é a estreia da  Antweight, categoria de combate com os menores robôs de luta, com peso de 454 gramas.
“Essa categoria já existe nos Estados Unidos e vai estrear aqui no Brasil e na América Latina”. Para essa disputa, a equipe RioBotz/PUC Rio está levando os robôs Micro Touro e Micro Maloney, que lutarão com robôs de outras sete equipes. A equipe da PUC Rio já disputou essa categoria nos Estados Unidos.

A RioBotz lidera o ranking da RoboCore. A equipe participou de todas as edições da Winter Challenge, competição similar e também organizada pela RoboCore. Esta é a segunda vez que a RioBotz participa da Summer Challenge.

Na edição 2012 desse evento, os integrantes da equipe RioBotz conquistaram oito medalhas, sendo uma de ouro na categoria “Sumô Autônomo 3kg”, três pratas nas categorias “Sumô Rádio-Controlado 3kg”, “Lightweight” e “Hockey Pro de Robôs”, e quatro bronzes nas disputas de “Sumô Rádio-Controlado 3kg (com outro robô)”, “Middleweight”, “Hobbyweight” e “Beetleweight”.

Mais Sobre Educação

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Foi prorrogada até o dia 20/12/2021 a seleção de alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a