Sexta-feira, 30 de outubro de 2015 - 18h47
Começou hoje (30), com a etapa de inspeção de segurança na Universidade Federal de Lavras (Ufla), em Minas Gerais, a Summer Challenge, considerada a maior competição de robótica da América Latina.
O evento é organizado pela equipe de robótica Troia, vinculada ao Departamento de Engenharia da Ufla (DEG), e pela RoboCore, entidade promotora dos torneios nacionais de robótica. A entrada é gratuita para o público. Participarão da competição 43 equipes de estudantes, sendo 40 brasileiras e três do México, totalizando 194 robôs.
Um dos concorrentes é a RioBotz, equipe com cerca de 30 estudantes de engenharia do Centro Técnico Científico (CTC) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio), reconhecida como a mais importante equipe universitária de robótica do Brasil, com 12 anos de atuação,57 títulos nacionais e mais de 20 títulos no exterior.
Os alunos da PUC carioca serão representados por dez robôs, que disputarão sete categorias na edição deste ano da Summer Challenge, incluindo combates, sumô, trekking, hockey e seguidor de linha.
“São diversos tipos de tarefas que os robôs têm de executar”, informou o professor Marco Antonio Meggiolaro, coordenador da RioBotz/PUC Rio. Ele disse acreditar que as chances de prêmios são maiores nas categorias de combate. “Eles têm boas chances (de vencer)”, afirmou. O evento se estenderá até 2 de novembro.
Meggiolaro acrescentou que a novidade nessa edição da Summer Challenge é a estreia da Antweight, categoria de combate com os menores robôs de luta, com peso de 454 gramas.
“Essa categoria já existe nos Estados Unidos e vai estrear aqui no Brasil e na América Latina”. Para essa disputa, a equipe RioBotz/PUC Rio está levando os robôs Micro Touro e Micro Maloney, que lutarão com robôs de outras sete equipes. A equipe da PUC Rio já disputou essa categoria nos Estados Unidos.
A RioBotz lidera o ranking da RoboCore. A equipe participou de todas as edições da Winter Challenge, competição similar e também organizada pela RoboCore. Esta é a segunda vez que a RioBotz participa da Summer Challenge.
Na edição 2012 desse evento, os integrantes da equipe RioBotz conquistaram oito medalhas, sendo uma de ouro na categoria “Sumô Autônomo 3kg”, três pratas nas categorias “Sumô Rádio-Controlado 3kg”, “Lightweight” e “Hockey Pro de Robôs”, e quatro bronzes nas disputas de “Sumô Rádio-Controlado 3kg (com outro robô)”, “Middleweight”, “Hobbyweight” e “Beetleweight”.
Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Com a convocação do PSU/IFRO 2026/1 publicada, prazo de matrícula segue até dia 12 de janeiro
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) publicou as listas do Processo Seletivo Unificado (PSU/IFRO 2026/1) com os

CHAMADA ESCOLAR 2026: matrículas para alunos com deficiência iniciam nesta segunda-feira, 12
A matrícula online para o ano letivo de 2026 da rede pública estadual de ensino acontece entre os dias 12 e 16 de janeiro, exclusivamente para aluno

Sisu 2026: inscrições começam em 19 de janeiro
O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira, 23 de dezembro, o Edital nº 29/2025, que oficializa o cronograma e os critérios do process

SESI-RO segue com matrículas abertas para o ano letivo de 2026
A rede SESI de ensino em Rondônia está com matrículas abertas para o ano letivo de 2026 nas unidades de Porto Velho, Cacoal, Pimenta Bueno, Vilhena
Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)