Domingo, 26 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Com prazo mais curto, inscrições do Sisu começam amanhã


Mariana Tokarnia
Agência Brasil

Começam amanhã (2) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pela internet. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos. Este ano, eles terão apenas três dias para se inscrever, até quarta-feira (4). Para participar, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado e não ter zerado a redação.

O Sisu oferce vagas em instituições públicas de ensino. O número de vagas nesta edição cresceu 29% em comparação ao mesmo período do ano anterior, chegando a 51.412 em 67 instituições. O número de cursos também teve aumento, passando de 1.179, em junho de 2013, para 1.447 em 2014.

Neste semestre, 41% das vagas serão destinadas às cotas e 3% para outros tipos de ações afirmativas próprias das instituições. Os cursos de medicina e engenharias aumentaram o número de vagas.  Serão 1.374 em medicina, um acréscimo de 847 em relação ao ano passado, e 2.550 mais nas engenharias, somando 8.707 vagas abertas.

Durante o período de incrição, o candidato poderá consultar, em seu boletim na página do Sisu, a classificação parcial na opção de curso escolhido. Até o dia 4 também é possível mudar de opção. O sistema vai considerar a última inscrição confirmada.

O resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 6 deste mês e as matrículas ocorrerão entre os dias 9 e 13. A segunda chamada está prevista para o dia 24, com matrículas entre 27 de junho e 2 de julho.

Gente de OpiniãoDomingo, 26 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia reúne especialistas e acadêmicos na FIMCA em novembro

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia reúne especialistas e acadêmicos na FIMCA em novembro

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana de Rondônia realizam, nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2025, a III

Fies 2025 abre inscrições para mais de 58 mil vagas remanescentes

Fies 2025 abre inscrições para mais de 58 mil vagas remanescentes

O Governo do Brasil, por meio do Ministério da Educação (MEC), abriu nesta quinta-feira, 23 de outubro, o período de inscrição para as vagas rem

Egresso de sucesso: aluno da FIMCA recebe Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Cuiabá pelo destaque na Odontologia

Egresso de sucesso: aluno da FIMCA recebe Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Cuiabá pelo destaque na Odontologia

Na última segunda-feira, 20 de outubro, o cirurgião-dentista Luiz Fernando Rodrigues Alves, egresso do curso de Odontologia do Centro Universitário

1º Simpósio Cidades da Floresta no Século XXI é nesta quarta no auditório do TRE

1º Simpósio Cidades da Floresta no Século XXI é nesta quarta no auditório do TRE

Promovido pelo Grupo de Estudos em Processos Socioambientais na Amazônia (GEPSA) o 1º Simpósio Cidades da Floresta no Século XXI: Governança, Tecnolo

Gente de Opinião Domingo, 26 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)