Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Com articulação do Sebrae, educação empreendedora vira prioridade

Mais de 6 mil apostilas foram entregues a três municípios nesta semana


Com articulação do Sebrae, educação empreendedora vira prioridade - Gente de Opinião

Nesta segunda (9), na sede da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), aproveitando uma reunião ordinária do Conselho de Governança da instituição, foi apresentado o projeto Educação para o Futuro, que produziu, com o apoio do Sicoob, milhares de apostilas de reforço escolar para serem entregues aos municípios que aderirem ao Movimento Rondônia pela Educação. Desta vez os municípios contemplados são a capital, Porto velho, Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste, dando continuidade à maratona de entrega dos materiais, iniciados no mês passado pelos municípios do interior.

 

Estiveram presentem, além dos conselheiros da Fiero,  gestores municipais convidados que aproveitaram a ocasião para receber das mãos do Presidente da Fiero, Marcelo Thomé e do Diretor Superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira as apostilas de reforço escolar. O secretário municipal de Educação, Marcio Felix, representando o Prefeito Hildon Chaves, o prefeito de Candeias, Lucivaldo Fabricio e o prefeito de Itapuã do Oeste, Moisés Cavalheiro receberam seus exemplares para serem distribuídos em suas respectivas redes municipais de ensino, totalizando mais de 6 mil alunos que serão beneficiados com os conteúdos de português, matemática, educação empreendedora, educação financeira e cooperativismo.

 

“O Movimento Rondônia pela Educação tem por natureza o trabalho colaborativo e a parceria de todas as entidades signatárias é o que fortalece e o que busca a melhoria da qualidade da educação no estado de Rondônia”, declarou Marcelo Thomé, um dos grandes entusiastas da iniciativa.

 

Para o Diretor Superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), Daniel Pereira, “Cada vez mais entidades de peso aderem ao Movimento Rondônia pela Educação, que foi idealizado aqui nesta casa. A Fiero trouxe esse modelo e o Sebrae abraçou a causa e estamos aqui entregando essas apostilas que fazem parte do projeto Educação para o Futuro e que foram produzidas com o apoio do Sicoob. Vamos capacitar os professores para serem multiplicadores do projeto e pretendemos, a partir do ano que vem chegar a 100% dos alunos em Rondônia. Seguramente, vamos ampliar nossos índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ofertando conteúdos que aprimorem as habilidades dos alunos”, comemorou Daniel.


O Sebrae também disponibiliza aos municípios, um programa de Educação Empreendedora executado em nível nacional, e já vem atuando há alguns anos, em Rondônia com a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp). Neste projeto, os professores recebem uma capacitação e aplicam em sala de aula com os alunos, resultando, ao fim de 3 meses, em um evento, realizado pela equipe escolar, chamado Feira do Jovem Empreendedor, com o objetivo do aluno ter mais iniciativas e a pensar de maneira mais empreendedora. O Jepp mobiliza não apenas os professores e alunos, mas motiva os técnicos educacionais e, inclusive, a família dos alunos.


Seja aplicando a Educação Empreendedora, seja articulando e mobilizando para o Movimento Rondônia pela Educação, o Sebrae em Rondônia pretende alcançar sua missão que é criar ambientes mais favoráveis ao empreendedorismo, que numa análise mais profunda, contribuirá de maneira significativa para se chegar a um desenvolvimento econômico, gerando mais bem-estar, qualidade de vida e cidadania para todos.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 19 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Egresso da Faculdade Metropolitana de Rondônia é aprovado em duas residências de Cirurgia Cardiovascular e aguarda resultado nacional

Egresso da Faculdade Metropolitana de Rondônia é aprovado em duas residências de Cirurgia Cardiovascular e aguarda resultado nacional

Natural de Porto Velho, Jonas Oliveira Costa, de 24 anos, é mais um egresso do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana de Rondônia a conquistar

Chamada Escolar 2026: matrículas da rede estadual acontecem de 19 a 23 de janeiro

Chamada Escolar 2026: matrículas da rede estadual acontecem de 19 a 23 de janeiro

A matrícula online para o ano letivo de 2026 da rede pública estadual de ensino ocorre de 19 a 23 de janeiro, contemplando os demais alunos que não

Abertas 12 vagas de estágio remunerado para atuação na Reitoria do IFRO em Porto Velho

Abertas 12 vagas de estágio remunerado para atuação na Reitoria do IFRO em Porto Velho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) abriu Processo Seletivo para contratação de estagiários que atuarão na Reit

Senac Rondônia lança três editais com cursos gratuitos para Porto Velho, Ji-Paraná e Jaru em 2026

Senac Rondônia lança três editais com cursos gratuitos para Porto Velho, Ji-Paraná e Jaru em 2026

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Rondônia (Senac/RO) lançou três editais de seleção pública para a oferta de cursos gratuitos por mei

Gente de Opinião Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)