Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Educação

Ciclo de Palestras comemora Dia do Administrador na FIMCA


Ciclo de Palestras comemora Dia do Administrador na FIMCA - Gente de Opinião

Palestra “A Gestão da SEMA 
Secretaria Municipal de Meio Ambiente”

No dia 8 de setembro, o secretário da SEMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente, José Gadelha, proferiu a palestra “A Gestão da SEMA”, discorrendo sobre as ações desenvolvidas pelo órgão, em benefício da qualidade ambiental da capital.

Após a palestra, prestigiada com a presença de acadêmicos e professores dos cursos da área de gestão da FIMCA, abriu-se um debate sobre o tema, sendo a mesa coordenada pelos professores Edney Souza e Carlos Adriano.

De acordo com o palestrante, José Gadelha, a questão ambiental hoje é vital para qualquer área profissional, principalmente para a de gestão. “Assim, estendendo a questão dos valores relacionados ao meio ambiente para o ambiente organizacional, percebemos que além de atitudes voltadas à questão da crise ambiental, podemos promover diversas mudanças de atitude que só têm a aprimorar a qualidade de vida das pessoas, seus relacionamentos, seu bem-estar, sua harmonização, mas produzindo também uma maior produtividade e cumprindo com a responsabilidade social de toda empresa. De quebra, economia e um marketing positivo, podem ser obtidos para as empresas que adotam medidas ambientalmente saudáveis”, alertou o palestrante.

Para a professora Maray Rodrigues, coordenadora do Curso de Administração da FIMCA, “a inserção de medidas relacionadas à questão ambiental nas empresas, sejam públicas ou privadas, envolvem o uso racional dos recursos naturais e bens da empresa (racionalização do uso de água, luz, papel, etc), reciclagem de lixo, práticas sustentáveis, ética, cidadania, e auto-estima dos funcionários, revertendo-se numa maior conscientização humanitária, qualidade de vida no trabalho e na diminuição dos impactos ambientais”, destacou.

Após os debates, ficou claro que em alguns tipos de empresas e em todas as indústrias, cabe mesmo a implementação de um programa completo de Gestão Ambiental, e já existe até mesmo uma ISO – 14.000, para esta ação. Em alguns destes casos, a Gestão Ambiental chega a ser uma necessidade essencial, e em muitos aspectos, obrigatória, do ponto de vista legal. Assim, é indiscutível a necessidade das empresas despertarem para a questão do meio ambiente, não só pela defesa de seus próprios interesses econômicos, mas principalmente pela questão da ética, da cidadania e da responsabilidade social.
 

Palestra “A importância das Redes Sociais nas Organizações”

No dia 9 de setembro, Dia do Administrador, a palestra ficou por conta do professor Leandro de Jesus que surpreendeu os participantes com o tema “A importância das Redes Sociais nas Organizações”. Funcionário concursado da Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia, onde exerce atividades como Administrador, o palestrante desenvolve trabalhos relacionados às compensações sócio-ambientais das Usinas Hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio no Núcleo Especial de Acompanhamento das Compensações Sociais - NEACS da Governadoria do Estado. É professor universitário, mestrando em Administração pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR, especialista em Docência do Ensino Superior, formado pela Faculdade Albert Einstein em Brasília/DF, graduado em Administração, com ênfase em Gestão da Informação pelo Centro de Estudos Superiores Planalto, IESPLAN em Brasília/DF. Em Rondônia tem se destacado como consultor especializado em Gestão Empresarial e Tecnologias Web, Gestão de Redes Sociais, Websites e Portais de Notícias e Estratégias on-line para Campanhas Políticas.

A coordenação da mesa de debates ficou a cargo da professora Maray Rodrigues, para quem o tema foi apaixonante e pertinente.“É preciso alertar as empresas, de quaisquer portes, para a eficiência e relevância das redes sociais. Há um benefício muito grande em se usar esse tipo de tecnologia porque ela agiliza os processos de negócios”, enfatizou.

Para o palestrante, “a utilização das Redes Sociais passou a ser uma estratégia de marketing utilizada para tornar a marca mais acessível aos seus clientes, tornando-a parte do dia-a-dia do seu consumidor, e informá-los de todas as novidades, desde os lançamentos de produtos até promoções e ofertas. É uma forma interativa, e em tempo real, de estar em constante contato com o cliente, que pode dar suas sugestões e fazer suas reclamações. Entre as vantagens está o feedback imediato da aceitação do produto e da marca. É possível dizer que as mídias sociais tornaram as relações entre empresas e clientes, que antes eram estritamente comerciais, em relações sociais”, finalizou.
 

Exposição e Arrecadação de alimentos

Durante os dois dias do evento, acadêmicos do 6º Período do Curso de Administração fizeram a exposição sobre a “Transmissão de Energia da Hidrelétrica de Samuel”, com a utilização de baners, maquetes e vídeos.

A título de colaboração, foi realizada a coleta de um quilo de alimento não perecível, um litro de leite ou brinquedos, de cada participante, que serão distribuídos a pessoas carentes durante o Dia do Bem.

Fonte: Sergio Mello
 

Mais Sobre Educação

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

De uns tempos para cá, a ciência comprova que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Da mesma forma que o ser humano

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

O movimento Rondônia pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias de Rondônia e composto por mais de cem entidades e instituições rondoniense

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (RO) começou os preparativos para realização do projeto “Aulão na Rede” que acontecerá os dias 30 e 31