Porto Velho (RO) domingo, 17 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Educação

Ciclo de Palestras comemora Dia do Administrador na FIMCA


Ciclo de Palestras comemora Dia do Administrador na FIMCA - Gente de Opinião

Palestra “A Gestão da SEMA 
Secretaria Municipal de Meio Ambiente”

No dia 8 de setembro, o secretário da SEMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente, José Gadelha, proferiu a palestra “A Gestão da SEMA”, discorrendo sobre as ações desenvolvidas pelo órgão, em benefício da qualidade ambiental da capital.

Após a palestra, prestigiada com a presença de acadêmicos e professores dos cursos da área de gestão da FIMCA, abriu-se um debate sobre o tema, sendo a mesa coordenada pelos professores Edney Souza e Carlos Adriano.

De acordo com o palestrante, José Gadelha, a questão ambiental hoje é vital para qualquer área profissional, principalmente para a de gestão. “Assim, estendendo a questão dos valores relacionados ao meio ambiente para o ambiente organizacional, percebemos que além de atitudes voltadas à questão da crise ambiental, podemos promover diversas mudanças de atitude que só têm a aprimorar a qualidade de vida das pessoas, seus relacionamentos, seu bem-estar, sua harmonização, mas produzindo também uma maior produtividade e cumprindo com a responsabilidade social de toda empresa. De quebra, economia e um marketing positivo, podem ser obtidos para as empresas que adotam medidas ambientalmente saudáveis”, alertou o palestrante.

Para a professora Maray Rodrigues, coordenadora do Curso de Administração da FIMCA, “a inserção de medidas relacionadas à questão ambiental nas empresas, sejam públicas ou privadas, envolvem o uso racional dos recursos naturais e bens da empresa (racionalização do uso de água, luz, papel, etc), reciclagem de lixo, práticas sustentáveis, ética, cidadania, e auto-estima dos funcionários, revertendo-se numa maior conscientização humanitária, qualidade de vida no trabalho e na diminuição dos impactos ambientais”, destacou.

Após os debates, ficou claro que em alguns tipos de empresas e em todas as indústrias, cabe mesmo a implementação de um programa completo de Gestão Ambiental, e já existe até mesmo uma ISO – 14.000, para esta ação. Em alguns destes casos, a Gestão Ambiental chega a ser uma necessidade essencial, e em muitos aspectos, obrigatória, do ponto de vista legal. Assim, é indiscutível a necessidade das empresas despertarem para a questão do meio ambiente, não só pela defesa de seus próprios interesses econômicos, mas principalmente pela questão da ética, da cidadania e da responsabilidade social.
 

Palestra “A importância das Redes Sociais nas Organizações”

No dia 9 de setembro, Dia do Administrador, a palestra ficou por conta do professor Leandro de Jesus que surpreendeu os participantes com o tema “A importância das Redes Sociais nas Organizações”. Funcionário concursado da Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia, onde exerce atividades como Administrador, o palestrante desenvolve trabalhos relacionados às compensações sócio-ambientais das Usinas Hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio no Núcleo Especial de Acompanhamento das Compensações Sociais - NEACS da Governadoria do Estado. É professor universitário, mestrando em Administração pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR, especialista em Docência do Ensino Superior, formado pela Faculdade Albert Einstein em Brasília/DF, graduado em Administração, com ênfase em Gestão da Informação pelo Centro de Estudos Superiores Planalto, IESPLAN em Brasília/DF. Em Rondônia tem se destacado como consultor especializado em Gestão Empresarial e Tecnologias Web, Gestão de Redes Sociais, Websites e Portais de Notícias e Estratégias on-line para Campanhas Políticas.

A coordenação da mesa de debates ficou a cargo da professora Maray Rodrigues, para quem o tema foi apaixonante e pertinente.“É preciso alertar as empresas, de quaisquer portes, para a eficiência e relevância das redes sociais. Há um benefício muito grande em se usar esse tipo de tecnologia porque ela agiliza os processos de negócios”, enfatizou.

Para o palestrante, “a utilização das Redes Sociais passou a ser uma estratégia de marketing utilizada para tornar a marca mais acessível aos seus clientes, tornando-a parte do dia-a-dia do seu consumidor, e informá-los de todas as novidades, desde os lançamentos de produtos até promoções e ofertas. É uma forma interativa, e em tempo real, de estar em constante contato com o cliente, que pode dar suas sugestões e fazer suas reclamações. Entre as vantagens está o feedback imediato da aceitação do produto e da marca. É possível dizer que as mídias sociais tornaram as relações entre empresas e clientes, que antes eram estritamente comerciais, em relações sociais”, finalizou.
 

Exposição e Arrecadação de alimentos

Durante os dois dias do evento, acadêmicos do 6º Período do Curso de Administração fizeram a exposição sobre a “Transmissão de Energia da Hidrelétrica de Samuel”, com a utilização de baners, maquetes e vídeos.

A título de colaboração, foi realizada a coleta de um quilo de alimento não perecível, um litro de leite ou brinquedos, de cada participante, que serão distribuídos a pessoas carentes durante o Dia do Bem.

Fonte: Sergio Mello
 

Mais Sobre Educação

“Nossas experiências irão nos alavancar por este novo mundo”, afirma formanda durante segunda noite de colação de grau da FIMCA

“Nossas experiências irão nos alavancar por este novo mundo”, afirma formanda durante segunda noite de colação de grau da FIMCA

Aconteceu na última sexta-feira (15) o segundo e último dia de colação de grau da Faculdade FIMCA, realizado na Vila Olímpica do campus. O momento foi

Campus Vilhena do IFRO oferta cursos gratuitos nas áreas  de espanhol, francês e italiano

Campus Vilhena do IFRO oferta cursos gratuitos nas áreas de espanhol, francês e italiano

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, abre inscrições para os cursos de Formação Inicial e Conti

Senai oferece cursos gratuitos de  aprendizagem industrial na Capital

Senai oferece cursos gratuitos de aprendizagem industrial na Capital

Inscrições em cursos de aprendizagem industrial básica estão abertas e 70 vagas estão disponíveisEstudantes com idade mínima de 14 anos e cursando a p

Primeira noite de colação de grau da FIMCA é marcada por agradecimentos

Primeira noite de colação de grau da FIMCA é marcada por agradecimentos

Na última quinta-feira (14) a FIMCA teve a honra de realizar a colação de grau dos formandos dos cursos de Administração Agronomia, Biomedicina, CIênc