Quinta-feira, 15 de setembro de 2011 - 06h31
No dia 8 de setembro, o secretário da SEMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente, José Gadelha, proferiu a palestra “A Gestão da SEMA”, discorrendo sobre as ações desenvolvidas pelo órgão, em benefício da qualidade ambiental da capital.
Após a palestra, prestigiada com a presença de acadêmicos e professores dos cursos da área de gestão da FIMCA, abriu-se um debate sobre o tema, sendo a mesa coordenada pelos professores Edney Souza e Carlos Adriano.
De acordo com o palestrante, José Gadelha, a questão ambiental hoje é vital para qualquer área profissional, principalmente para a de gestão. “Assim, estendendo a questão dos valores relacionados ao meio ambiente para o ambiente organizacional, percebemos que além de atitudes voltadas à questão da crise ambiental, podemos promover diversas mudanças de atitude que só têm a aprimorar a qualidade de vida das pessoas, seus relacionamentos, seu bem-estar, sua harmonização, mas produzindo também uma maior produtividade e cumprindo com a responsabilidade social de toda empresa. De quebra, economia e um marketing positivo, podem ser obtidos para as empresas que adotam medidas ambientalmente saudáveis”, alertou o palestrante.
Para a professora Maray Rodrigues, coordenadora do Curso de Administração da FIMCA, “a inserção de medidas relacionadas à questão ambiental nas empresas, sejam públicas ou privadas, envolvem o uso racional dos recursos naturais e bens da empresa (racionalização do uso de água, luz, papel, etc), reciclagem de lixo, práticas sustentáveis, ética, cidadania, e auto-estima dos funcionários, revertendo-se numa maior conscientização humanitária, qualidade de vida no trabalho e na diminuição dos impactos ambientais”, destacou.
Após os debates, ficou claro que em alguns tipos de empresas e em todas as indústrias, cabe mesmo a implementação de um programa completo de Gestão Ambiental, e já existe até mesmo uma ISO – 14.000, para esta ação. Em alguns destes casos, a Gestão Ambiental chega a ser uma necessidade essencial, e em muitos aspectos, obrigatória, do ponto de vista legal. Assim, é indiscutível a necessidade das empresas despertarem para a questão do meio ambiente, não só pela defesa de seus próprios interesses econômicos, mas principalmente pela questão da ética, da cidadania e da responsabilidade social.
Palestra “A importância das Redes Sociais nas Organizações”
No dia 9 de setembro, Dia do Administrador, a palestra ficou por conta do professor Leandro de Jesus que surpreendeu os participantes com o tema “A importância das Redes Sociais nas Organizações”. Funcionário concursado da Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia, onde exerce atividades como Administrador, o palestrante desenvolve trabalhos relacionados às compensações sócio-ambientais das Usinas Hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio no Núcleo Especial de Acompanhamento das Compensações Sociais - NEACS da Governadoria do Estado. É professor universitário, mestrando em Administração pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR, especialista em Docência do Ensino Superior, formado pela Faculdade Albert Einstein em Brasília/DF, graduado em Administração, com ênfase em Gestão da Informação pelo Centro de Estudos Superiores Planalto, IESPLAN em Brasília/DF. Em Rondônia tem se destacado como consultor especializado em Gestão Empresarial e Tecnologias Web, Gestão de Redes Sociais, Websites e Portais de Notícias e Estratégias on-line para Campanhas Políticas.
A coordenação da mesa de debates ficou a cargo da professora Maray Rodrigues, para quem o tema foi apaixonante e pertinente.“É preciso alertar as empresas, de quaisquer portes, para a eficiência e relevância das redes sociais. Há um benefício muito grande em se usar esse tipo de tecnologia porque ela agiliza os processos de negócios”, enfatizou.
Para o palestrante, “a utilização das Redes Sociais passou a ser uma estratégia de marketing utilizada para tornar a marca mais acessível aos seus clientes, tornando-a parte do dia-a-dia do seu consumidor, e informá-los de todas as novidades, desde os lançamentos de produtos até promoções e ofertas. É uma forma interativa, e em tempo real, de estar em constante contato com o cliente, que pode dar suas sugestões e fazer suas reclamações. Entre as vantagens está o feedback imediato da aceitação do produto e da marca. É possível dizer que as mídias sociais tornaram as relações entre empresas e clientes, que antes eram estritamente comerciais, em relações sociais”, finalizou.
Exposição e Arrecadação de alimentos
Durante os dois dias do evento, acadêmicos do 6º Período do Curso de Administração fizeram a exposição sobre a “Transmissão de Energia da Hidrelétrica de Samuel”, com a utilização de baners, maquetes e vídeos.
A título de colaboração, foi realizada a coleta de um quilo de alimento não perecível, um litro de leite ou brinquedos, de cada participante, que serão distribuídos a pessoas carentes durante o Dia do Bem.
Fonte: Sergio Mello
“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem
O sonho de cursar Direito, ser aprovada em um concurso e tornar-se delegada impulsiona Fabíola Guedes, de 17 anos. Filha de um produtor de café e
PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, os editais do Processo Seletivo 2026 para o curso de Medic
Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia
O projeto Acelero Enem 2025, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), com organ
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho
A variedade de cursos ofertados pelo ensino profissionalizante amplia as chances do estudante se capacitar em diferentes áreas. O Instituto Estadual