Porto Velho (RO) quarta-feira, 1 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Chamada escolar estadual oferece mais de 18 mil vagas


A chamada escolar da rede pública de ensino estadual em Rondônia começou nesta segunda-feira (20) com movimentação tranquila dos pais nas escolas. Entre as mais de 300 instituições que estão realizando a chamada escolar, mais de 18 mil vagas estão sendo ofertadas aos alunos do Ensino Fundamental e Médio em todo Estado. A chamada escolar segue até a próxima segunda (27), quando começa o período de matrículas de novos estudantes nas escolas estaduais.

A movimentação dos pais na grande maioria das escolas desde o primeiro dia da chamada escolar foi o esperado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que, neste ano, organizou as datas do processo de matrícula para que fosse uma ação simultânea no Estado e tornasse igualitária a oferta de vagas nas escolas estaduais. Das 419 escolas estaduais em Rondônia, cerca de 380 unidades escolares estão realizando a chamada escolar, já que as demais são escolas conveniadas à Seduc, como as escolas da Polícia Militar.

De acordo com a gerente de educação da Secretaria, Rute Carvalho, as instituições que tiveram um fluxo maior de pais são as escolas consideradas centrais. Nestas unidades escolares, devido à grande procura por vagas, Rute afirmou que o atendimento pode ser um pouco mais lento. “Para que a vaga seja garantida de maneira correta, o processo de conferência dos documentos tem que ser minucioso e isso leva um pouco mais de tempo”, explica.

Os documentos necessários que os pais devem levar durante a chamada escolar são: histórico ou declaração escolar, comprovante de residência, certidão de nascimento ou RG, foto 3x4 e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) do aluno para eventuais atendimentos médicos.

A orientação da Seduc aos pais é que procurem as escolas que sejam próximas a sua residência. “Muitos pais se deslocam quilômetros de sua casa para matricular o filho em uma escola desejada. Isto não é necessário”, afirma a gerente de educação. A quantidade de vagas em todo Estado já ultrapassa de 18 mil e este número pode ter um aumento até o fim da chamada escolar. Somente em Porto Velho, segundo dados da Coordenadoria Regional de Educação, estão sendo ofertadas mais de seis mil vagas.

Tendo início nesta segunda (20), a chamada escolar estadual inicialmente seguiria até esta sexta-feira (24), mas, devido ao feriado municipal, a chamada irá se estender até o dia 27, quando inicia o período de matrículas dos novos alunos na rede estadual.

Fonte: Halex Frederic
 

Mais Sobre Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou nesta quarta-feira, 24/11/2021, na Seção 3 do Diário Oficial da Un

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

O V Congresso Municipal de Educação iniciou, nesta quarta-feira (24), em Porto Velho. O evento reúne mais de 5 mil professores e diretores escolares p