Porto Velho (RO) sábado, 22 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Educação

Chamada escolar estadual oferece mais de 18 mil vagas


A chamada escolar da rede pública de ensino estadual em Rondônia começou nesta segunda-feira (20) com movimentação tranquila dos pais nas escolas. Entre as mais de 300 instituições que estão realizando a chamada escolar, mais de 18 mil vagas estão sendo ofertadas aos alunos do Ensino Fundamental e Médio em todo Estado. A chamada escolar segue até a próxima segunda (27), quando começa o período de matrículas de novos estudantes nas escolas estaduais.

A movimentação dos pais na grande maioria das escolas desde o primeiro dia da chamada escolar foi o esperado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que, neste ano, organizou as datas do processo de matrícula para que fosse uma ação simultânea no Estado e tornasse igualitária a oferta de vagas nas escolas estaduais. Das 419 escolas estaduais em Rondônia, cerca de 380 unidades escolares estão realizando a chamada escolar, já que as demais são escolas conveniadas à Seduc, como as escolas da Polícia Militar.

De acordo com a gerente de educação da Secretaria, Rute Carvalho, as instituições que tiveram um fluxo maior de pais são as escolas consideradas centrais. Nestas unidades escolares, devido à grande procura por vagas, Rute afirmou que o atendimento pode ser um pouco mais lento. “Para que a vaga seja garantida de maneira correta, o processo de conferência dos documentos tem que ser minucioso e isso leva um pouco mais de tempo”, explica.

Os documentos necessários que os pais devem levar durante a chamada escolar são: histórico ou declaração escolar, comprovante de residência, certidão de nascimento ou RG, foto 3x4 e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) do aluno para eventuais atendimentos médicos.

A orientação da Seduc aos pais é que procurem as escolas que sejam próximas a sua residência. “Muitos pais se deslocam quilômetros de sua casa para matricular o filho em uma escola desejada. Isto não é necessário”, afirma a gerente de educação. A quantidade de vagas em todo Estado já ultrapassa de 18 mil e este número pode ter um aumento até o fim da chamada escolar. Somente em Porto Velho, segundo dados da Coordenadoria Regional de Educação, estão sendo ofertadas mais de seis mil vagas.

Tendo início nesta segunda (20), a chamada escolar estadual inicialmente seguiria até esta sexta-feira (24), mas, devido ao feriado municipal, a chamada irá se estender até o dia 27, quando inicia o período de matrículas dos novos alunos na rede estadual.

Fonte: Halex Frederic
 

Mais Sobre Educação

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

De uns tempos para cá, a ciência comprova que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Da mesma forma que o ser humano

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

O movimento Rondônia pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias de Rondônia e composto por mais de cem entidades e instituições rondoniense

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (RO) começou os preparativos para realização do projeto “Aulão na Rede” que acontecerá os dias 30 e 31