Porto Velho (RO) sábado, 4 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Chamada Escolar da rede municipal será no período de 20 a 23 de janeiro


A Prefeitura de Porto Velho realiza no período de 20 a 23 de janeiro a Chamada Pública Escolar para as escolas da rede municipal de ensino. Com a Chamada Escolar a prefeitura consegue diagnosticar o número exato de novas vagas que deverão ser ofertadas à população.

Este ano mais de três mil novos alunos devem ingressar na rede municipal de ensino. Essa previsão foi diagnosticada durante o Censo Escolar realizado no período de 03 de novembro a 12 de dezembro de 2014, pela Dien/ Semed (Divisão de Inspeção de Ensino da Secretaria Municipal de Educação).

“A chamada é para os pais ou responsáveis de alunos que não responderam o Censo Escolar. Eles terão mais uma oportunidade. O censo foi realizado para detectar quantas crianças estão fora da sala de aula e também aqueles alunos que querem ser remanejados”, explicou a secretária Francisca das Chagas, a “Chaguinha”.

A Chamada Escolar não representa a matrícula, mas é um instrumento importante porque, a partir das informações obtidas, é possível planejar melhor o ano letivo. É um sistema democrático de levantamento de dados que facilita o planejamento institucional para assegurar que nenhuma criança em idade escolar fique sem estudar.

A secretária confirmou que o aluno que estiver inscrito na Chamada Escolar tem a garantia de uma vaga. Pode não ser na escola pela família, mas é a certeza de que aquela criança terá uma escola estudar o ano letivo de 2015.

Para a realização do cadastramento, os documentos necessários são: certidão de nascimento do aluno, declaração de escolaridade, comprovante de residência do responsável e documento de identificação do responsável pelo cadastro.

Atualmente, 46 mil alunos estão matriculados na rede municipal de ensino e para atender a demanda deste ano, a Prefeitura de Porto Velho inaugurará neste mês mais salas de aula. No próximo dia 20, será entregue à comunidade a creche do Jardim Santana, com 320 vagas.

Ainda na zona leste, mais 500 vagas serão abertas no espaço alugado pelo município na Associação Padre Enzo. “Outras escolas e creches estão previstas para serem inauguradas e se houver necessidade, alugaremos mais espaços para atender a demanda”, garantiu a secretária. O ano letivo na rede municipal de ensino iniciará no dia 09 de fevereiro e encerrará no dia 28 de dezembro.
Texto Joel Elias | Fotos Medeiros

Mais Sobre Educação

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam