Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Chamada Escolar da rede municipal será no período de 20 a 23 de janeiro


A Prefeitura de Porto Velho realiza no período de 20 a 23 de janeiro a Chamada Pública Escolar para as escolas da rede municipal de ensino. Com a Chamada Escolar a prefeitura consegue diagnosticar o número exato de novas vagas que deverão ser ofertadas à população.

Este ano mais de três mil novos alunos devem ingressar na rede municipal de ensino. Essa previsão foi diagnosticada durante o Censo Escolar realizado no período de 03 de novembro a 12 de dezembro de 2014, pela Dien/ Semed (Divisão de Inspeção de Ensino da Secretaria Municipal de Educação).

“A chamada é para os pais ou responsáveis de alunos que não responderam o Censo Escolar. Eles terão mais uma oportunidade. O censo foi realizado para detectar quantas crianças estão fora da sala de aula e também aqueles alunos que querem ser remanejados”, explicou a secretária Francisca das Chagas, a “Chaguinha”.

A Chamada Escolar não representa a matrícula, mas é um instrumento importante porque, a partir das informações obtidas, é possível planejar melhor o ano letivo. É um sistema democrático de levantamento de dados que facilita o planejamento institucional para assegurar que nenhuma criança em idade escolar fique sem estudar.

A secretária confirmou que o aluno que estiver inscrito na Chamada Escolar tem a garantia de uma vaga. Pode não ser na escola pela família, mas é a certeza de que aquela criança terá uma escola estudar o ano letivo de 2015.

Para a realização do cadastramento, os documentos necessários são: certidão de nascimento do aluno, declaração de escolaridade, comprovante de residência do responsável e documento de identificação do responsável pelo cadastro.

Atualmente, 46 mil alunos estão matriculados na rede municipal de ensino e para atender a demanda deste ano, a Prefeitura de Porto Velho inaugurará neste mês mais salas de aula. No próximo dia 20, será entregue à comunidade a creche do Jardim Santana, com 320 vagas.

Ainda na zona leste, mais 500 vagas serão abertas no espaço alugado pelo município na Associação Padre Enzo. “Outras escolas e creches estão previstas para serem inauguradas e se houver necessidade, alugaremos mais espaços para atender a demanda”, garantiu a secretária. O ano letivo na rede municipal de ensino iniciará no dia 09 de fevereiro e encerrará no dia 28 de dezembro.
Texto Joel Elias | Fotos Medeiros

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos seguem até a próxima segunda-feira, 13, em todo estado

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos seguem até a próxima segunda-feira, 13, em todo estado

Com o objetivo de intensificar a qualificação da mão de obra nos 52 municípios rondonienses, o governo de Rondônia  está com inscrições abertas até

Edufro lança coletânea sobre políticas públicas e desenvolvimento

Edufro lança coletânea sobre políticas públicas e desenvolvimento

Organizado por professores do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Políticas Públicas (PPGPP) obra concebida no período pandêmico ab

SESI-RO dá início às aulas do Seja Pro+ Trabalho e Emprego

SESI-RO dá início às aulas do Seja Pro+ Trabalho e Emprego

As unidades do Serviço Social da Indústria (SESI) de Vilhena e Porto Velho deram início às aulas das turmas do Programa Nacional Seja Pro+ Trabalho

Educação profissional oferta novas vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições seguem até dia 8

Educação profissional oferta novas vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições seguem até dia 8

Estão abertas até a próxima quarta-feira (8), as inscrições para novas vagas de cursos técnicos do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)