Porto Velho (RO) segunda-feira, 6 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Chamada escolar da rede estadual será de 26 a 30 de jan


O Governo de Rondônia informa as datas para o processo de matrículas da rede pública estadual de Rondônia para 2015. A movimentação dos alunos das escolas estaduais (rematrícula, transferência e matrículas de desistentes) acontecerá do dia 5 a 15 de janeiro de 2015, e o período destinado à chamada escolar será de 26 a 30 do mesmo mês.

Gente de Opinião

Chamada escolar estadual acontece em todo Estado do dia 26 a 30 de janeiro

De acordo com os dados da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Porto Velho, o período de rematrícula dos alunos acontece entre os dias 5 e 9 de janeiro; a matrícula dos estudantes desistentes em 2014 será no dia 12; e as transferências de crianças e jovens entre escolas da rede estadual serão realizadas de 13 a 15 de janeiro.

A recomendação da CRE da capital é para que os pais ou responsáveis pelos alunos compareçam às escolas, independente das datas, para se informar sobre cada processo de matrícula. “Estabelecemos um calendário padrão com datas fixas para que as unidades escolares possam se basear nelas. Mas, é necessário que os pais se informem na escola qual é a data correta para que não perca o prazo”, explica a chefe da sessão pedagógica da CRE, Marilu Souza.

As escolas que foram atingidas ou serviram de abrigo às famílias afetadas pela cheia do Rio Madeira, no início deste ano, definirão junto com a CRE o período de realização dos atendimentos às matrículas e chamada escolar. “Não é necessário que os pais peçam transferência das escolas que foram afetadas pela cheia para outras escolas. Todas as unidades que tiveram seu calendário escolar alterado por conta desta situação terão as datas compensadas em 2015”, garante Marilu.

As vagas para chamada escolar serão divulgadas na própria escola após o período de rematrícula, transferência e matrícula de alunos desistentes. A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, orienta que os pais procurem a unidade escolar mais próxima a sua residência para que não haja filas e tumulto durante a chamada. “Alguns pais moram em um determinado bairro, no entanto eles têm o desejo de matricular o filho em uma escola central. Isso, sem dúvida, vai dificultar o trabalho durante a chamada”, alerta.

Os documentos necessários para participar da chamada escolar são: cópia de certidão de nascimento aos alunos menores de idade, RG e CPF aos estudantes maiores de idade, comprovante de residência e de escolaridade para os transferidos. A chamada escolar acontece do dia 26 a 30 de janeiro de 2015, nas mais de 400 escolas estaduais de Rondônia.

Confira as datas do calendário de matrículas:

Rematrículas 5 a 9 de janeiro
Matrícula de desistentes 12 de janeiro
Transferência 13 a 15 de janeiro
Chamada escolar 26 a 30 de janeiro

 
Fonte
Texto: Halex Frederic
Fotos: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Educação

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Foi prorrogada até o dia 20/12/2021 a seleção de alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a