Segunda-feira, 22 de dezembro de 2014 - 18h30
O Governo de Rondônia informa as datas para o processo de matrículas da rede pública estadual de Rondônia para 2015. A movimentação dos alunos das escolas estaduais (rematrícula, transferência e matrículas de desistentes) acontecerá do dia 5 a 15 de janeiro de 2015, e o período destinado à chamada escolar será de 26 a 30 do mesmo mês.
De acordo com os dados da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Porto Velho, o período de rematrícula dos alunos acontece entre os dias 5 e 9 de janeiro; a matrícula dos estudantes desistentes em 2014 será no dia 12; e as transferências de crianças e jovens entre escolas da rede estadual serão realizadas de 13 a 15 de janeiro.
A recomendação da CRE da capital é para que os pais ou responsáveis pelos alunos compareçam às escolas, independente das datas, para se informar sobre cada processo de matrícula. “Estabelecemos um calendário padrão com datas fixas para que as unidades escolares possam se basear nelas. Mas, é necessário que os pais se informem na escola qual é a data correta para que não perca o prazo”, explica a chefe da sessão pedagógica da CRE, Marilu Souza.
As escolas que foram atingidas ou serviram de abrigo às famílias afetadas pela cheia do Rio Madeira, no início deste ano, definirão junto com a CRE o período de realização dos atendimentos às matrículas e chamada escolar. “Não é necessário que os pais peçam transferência das escolas que foram afetadas pela cheia para outras escolas. Todas as unidades que tiveram seu calendário escolar alterado por conta desta situação terão as datas compensadas em 2015”, garante Marilu.
As vagas para chamada escolar serão divulgadas na própria escola após o período de rematrícula, transferência e matrícula de alunos desistentes. A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, orienta que os pais procurem a unidade escolar mais próxima a sua residência para que não haja filas e tumulto durante a chamada. “Alguns pais moram em um determinado bairro, no entanto eles têm o desejo de matricular o filho em uma escola central. Isso, sem dúvida, vai dificultar o trabalho durante a chamada”, alerta.
Os documentos necessários para participar da chamada escolar são: cópia de certidão de nascimento aos alunos menores de idade, RG e CPF aos estudantes maiores de idade, comprovante de residência e de escolaridade para os transferidos. A chamada escolar acontece do dia 26 a 30 de janeiro de 2015, nas mais de 400 escolas estaduais de Rondônia.
Confira as datas do calendário de matrículas:
| Rematrículas | 5 a 9 de janeiro |
| Matrícula de desistentes | 12 de janeiro |
| Transferência | 13 a 15 de janeiro |
| Chamada escolar | 26 a 30 de janeiro |
Fonte
Texto: Halex Frederic
Fotos: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia
Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até 5 de março, em Porto Velho
Além da oferta de 15 cursos técnicos em Porto Velho neste semestre, o governo de Rondônia mantém uma agenda de capacitação para quem quer atualizar

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está nos últimos dias de inscrições para o Curso de Formação Inicial e Cont

UNIR está com inscrições abertas para 47 vagas de professor efetivo
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) segue recebendo inscrições para o concurso público que selecionará 47 professores efetivos do Magistério Sup

A ampliação da oferta de cursos técnicos em Porto Velho atrai cada vez mais estudantes da Capital que buscam a inserção no mercado de trabalho. Tive
Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)