Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Centro de Estudos Rioterra lança curso online e gratuito sobre Associativismo


Centro de Estudos Rioterra lança curso online e gratuito sobre Associativismo - Gente de Opinião

Estão abertas as inscrições para o curso sobre Associativismo lançado pelo Centro de Estudos Rioterra e aberto a comunidade em geral. Cem por cento online e gratuita, a capacitação é dividida em dois módulos, com carga horária total de 10 horas e emissão de certificado. As vagas são limitadas e as aulas serão disponibilizadas no dia 8 de julho. Para se inscrever, basta preencher o formulário.

O curso, realizados através do projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, é aberto a comunidade em geral e traz os conceitos básicos sobre associações e cooperativas, passos para criar uma organização social, direitos e deveres dos associados.

Além disso, o segundo módulo é dedicado ao Sistema Integrado de Parcerias e Descentralização da Execução das Políticas Públicas e Serviços Públicos não Exclusivos do Estado, o SISPAR, importante ferramenta de credenciamento de organizações interessadas em acessar recursos públicos através do estado e município, a exemplo da participação de chamadas públicas ou acessar emendas parlamentares.

O associativismo é uma importante ferramenta para acesso e reivindicação de direitos e  está entre os principais Objetivos Estratégicos do Centro de Estudos Rioterra para até 2023. Somente nos últimos dois anos, o CES Rioterra realizou trabalhos de apoio junto a 120 associações, cooperativas e sindicatos em Rondônia. “Entendemos que apoiar essas organizações sociais é incentivar o protagonismo desses atores na busca por melhorias e garantia de direitos de forma coletiva e integrada. Nossos cursos, reuniões e assessorias têm o objetivo de trazer informações e ferramentas para que esses espaços se desenvolvam e se fortaleçam”, diz Alexis Bastos, coordenador de Projetos do Centro de Estudos Rioterra.

Para saber mais, acesse o site: https://semeandosustentabilidade.org/

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia leva aulão gratuito do Acelero Enem para mais de 650 jovens em Porto Velho

Assembleia leva aulão gratuito do Acelero Enem para mais de 650 jovens em Porto Velho

Em comemoração aos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), a Casa de Leis realizou neste sábado (19) o aulão do "Projeto Acelero En

Governo de RO mantém 63 rotas fluviais no coração da Amazônia que levam estudantes até escolas

Governo de RO mantém 63 rotas fluviais no coração da Amazônia que levam estudantes até escolas

No Coração da Amazônia, o governo de Rondônia mantém um serviço robusto de transporte escolar fluvial para estudantes matriculados nas redes Estadual

Alunos da Escola Barão do Solimões realizam emocionante homenagem aos professores

Alunos da Escola Barão do Solimões realizam emocionante homenagem aos professores

O Dia dos Professores foi celebrado com emoção, alegria e gratidão na Escola Barão do Solimões em Porto Velho-Ro, uma instituição que, ao longo dos

Governo do Brasil autoriza contratação de 6,7 mil novos cargos para professores e técnicos em universidades federais

Governo do Brasil autoriza contratação de 6,7 mil novos cargos para professores e técnicos em universidades federais

O Governo do Brasil, por meio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), autorizou a con

Gente de Opinião Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)