Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Casa da Juventude prepara candidatos para concurso


A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Juventude está preparando candidatos que se inscreveram para o concurso público da Prefeitura de Porto Velho, cujas provas serão realizadas no próximo domingo (15). As aulas de lógica, português, matemática, geografia, informática básica e atualidades são realizadas na Casa da Juventude, na Avenida Mamoré, setor Leste da Capital, de segunda a sexta-feira. O objetivo é preparar pessoas que não podem pagar cursinho preparatório para ingressarem no serviço público.

O coordenador de qualificação profissional da Casa da Juventude, Carlos Amorim, disse que 40 pessoas se inscreveram para participar do cursinho, mas somente 20 continuam frequentando as aulas regularmente. O curso é realizado por etapas, no período noturno. Nesta quarta feira (11) foi iniciada a fase de informática básica, com a professora Mileide Margane. “Gosto de utilizar ilustrações, pois isso facilita o aprendizado. Acredito que eles vão se sair bem nas provas do concurso”, comentou. Com auxilio de data show, ela falou sobre os conceitos de internet.

Conforme Carlos Amorim, o cursinho é coordenado por uma equipe da Universidade Federal de Rondônia (Unir). As aulas são ministradas por acadêmicos, mas o trabalho é supervisionado diariamente por um mestre em educação, outro em engenharia de produção e dois professores pós-graduados em metodologia do ensino superior.

Elogios

Salustiano de Freitas, que se inscreveu no concurso para o cargo de assistente social, disse que está aproveitando ao máximo o aprendizado. “O material utilizado nas aulas é muito bom e os professores promovem interação com os alunos. Estou muito otimista”, afirmou. Os professores utilizam tanto data show quanto apostilas. “Isso é bom, pois desta forma podemos também estudar em casa”, completou.

Elogios ao curso também não faltaram por parte Maria Marta dos Reis, inscrita no concurso público para o cargo de auxiliar de cozinha. “Acredito que vai dá para alcançar o meu objetivo. Os professores explicam bem e eu estou fazendo a minha parte”, disse. Ela acrescentou que adquiriu muitos conhecimentos e que o cursinho vale a pena.


Outros cursos

Ao todo, a prefeitura através da Casa da Juventude oferece 43 cursos nas áreas de tecnologia, profissionalizante e promoção social. Além disso, conta com uma equipe de mobilizadores para prestar total apoio aos alunos na área social. “Quando necessário, fornecemos até cesta básica”, explicou Carlos Amorim. Ele acrescentou que as salas são climatizadas e contam com internet sem fio. Além disso, servem cafezinho e água gelada.

Outro ponto importante é o trabalho desenvolvido para inserir os novos profissionais no mercado de trabalho. “Está faltando profissionais qualificados para preencher as vagas que o mercado oferece”, diz Carlos Amorim. Ele afirma que este ano serão inaugurados novos cursos como flauta doce, produção de vídeo, capoeira, dança de salão, música e assistente administrativo com noções de informática.

Coordenador da Casa da Juventude e professor de informática básica, Jackson da Silva explicou que a carga horária é de 60 horas e que a sala atende dez alunos por turma, o que possibilita melhor assimilação dos conteúdos transmitidos. As aulas são ministradas pela manhã, tarde e noite. “Os alunos são bem interessados e alguns, a exemplo de um casal de idosos, estão tendo contato com a tecnologia pela primeira vez. É muito gratificante”, salientou.

Aluna de Jackson, Gisele Gouveia afirmou que o curso é ótimo e que o professor é muito paciente. “Ele explica a matéria quantas vezes for necessário e sempre faz uma revisão da aula anterior”, declarou. De acordo com Gisele, o curso está atendendo suas expectativas e se sente mais preparada para enfrentar o mercado de trabalho. “Aconselho outras pessoas a estudarem aqui”, finalizou.

Fonte: Augusto José

Mais Sobre Educação

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou nesta quarta-feira, 24/11/2021, na Seção 3 do Diário Oficial da Un