Domingo, 5 de novembro de 2017 - 08h47
Local de prova pode ser consultado no aplicativo do Enem
Até as 9h de hoje (5), primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, 84% dos participantes já tinham acessado seu Cartão de Confirmação da Inscrição, que informa o local da prova. Os treineiros, aqueles que fazem a prova apenas para autoavaliação, têm a maior taxa de acesso: dos 523.415 estudantes nessa condição, 94% conferiram seu local de prova.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, a menor porcentagem de acesso é entre os ausentes na última edição – participantes que faltaram ao Enem 2016 e se inscreveram novamente no Enem 2017. Dos 499.958 participantes nessa condição, a porcentagem de acesso é de 78%.
Entre os estados, os estudantes do Ceará foram os que mais acessaram o local de prova (88,8%), seguidos pelos da Paraíba (88,2%), Rio Grande do Norte (86,5%), Piauí (86,4%) e Pernambuco (86%).
O Cartão de Confirmação está disponível aos estudantes desde 20 de outubro, na Página do Participante e no Aplicativo do Enem. As provas do exame começam às 13h30 (horário oficial de Brasília). Os participantes devem ficar atentos, porque, com o horário de verão, o Brasil tem quatro fusos horários. Nos estados com fuso diferente ao de Brasília, eles devem adequar o horário local ao horário oficial.
O Enem 2017 teve 6.731.300 de inscrições confirmadas. Ele será aplicado em 12.432 locais de prova, distribuídos em 1.725 cidades brasileiras.
Declaração de comparecimento
Quem precisarem de Declaração de Comparecimento, para justificar que fez o Enem, deve imprimi-la diretamente na Página do Participante. Segundo o Inep, a mudança significou uma economia superior a R$ 500 mil, porque o instituto imprimia, por padrão, duas declarações por pessoa.
Apenas 15% fizeram download da Declaração de Comparecimento para o primeiro domingo de provas. A declaração para o próximo domingo de provas, dia 12, será liberada a partir de amanhã (6).
Mães conciliam rotina materna com capacitação profissional
Mães de diversas faixas etárias estão conciliando a rotina materna com a profissionalização. Essa nova realidade, vivenciada em lares de Rondônia, s
PS UNIR 2025: divulgada 4ª chamada de matrículas para o curso de Medicina
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga o edital de convocação em 4ª Chamada para Matrículas dos aprovados no PS UNIR 2025 para o curso de
Vilhena oferece cursos gratuitos de Libras e de filmagem e edição de vídeos
A população de Vilhena também será contemplada com os cursos básicos gratuitos de Libras para atendimento ao público e de Filmagem e edição de vídeo
Dia Nacional da Educação; Rondônia celebra investimentos e valorização dos profissionais da educação
Em celebração ao Dia Nacional da Educação, e em reconhecimento a importância da educação como um direito fundamental e um instrumento para o desenvo