Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Capixaba cobra solução urgente para descasos com a UNIR


O deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO) usou a tribuna da Câmara no início da tarde desta quinta-feira (29) para cobrar do Ministério da Educação solução urgente para os descasos com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

O parlamentar disse que professores e acadêmicos dos campus de Porto Velho e Rolim de Moura estão em greve, cobrou a retomada das obras paralisadas e solicitou providências sobre a auditoria interna realizada pela Controladoria Geral da União, a qual apontou uma série de irregularidades nas obras.

Antes de ir a tribuna, Nilton Capixaba concedeu entrevista ao programa “Palavra Aberta”, da TV Câmara, onde solicitou a infraestrutura necessária para o funcionamento dos cursos existentes, contratação de novos professores e reajuste salarial para os docentes.

O parlamentar rondoniense cobrou, ainda, do Ministério da Educação providências sobre a auditória que aponta irregularidades na Fundação Riomar, pagamento indevido a servidores, paralisação de obras, falta de pesquisa de preço em contratos de licitações.

Segundo Nilton Capixaba, a CGU apurou ainda no relatório pagamento de decisões judiciais relativas a planos econômicos em desacordo com os parâmetros estabelecidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o que ocasionou prejuízos na ordem de R$ 8 milhões na folha de pagamento da Unir.

Ele lembrou que a UNIR recebeu no início do ano nota 3 (razoável) no Índice Geral de Curso (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação. “O IGC é um indicador que considera a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação. Isso é um sinal bem claro que a UNIR precisa caminhar muito para reverter esse quadro e formar bons profissionais para o mercado de trabalho”, afirmou.

Fonte: Marcelo Freire

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 19 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Egresso da Faculdade Metropolitana de Rondônia é aprovado em duas residências de Cirurgia Cardiovascular e aguarda resultado nacional

Egresso da Faculdade Metropolitana de Rondônia é aprovado em duas residências de Cirurgia Cardiovascular e aguarda resultado nacional

Natural de Porto Velho, Jonas Oliveira Costa, de 24 anos, é mais um egresso do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana de Rondônia a conquistar

Chamada Escolar 2026: matrículas da rede estadual acontecem de 19 a 23 de janeiro

Chamada Escolar 2026: matrículas da rede estadual acontecem de 19 a 23 de janeiro

A matrícula online para o ano letivo de 2026 da rede pública estadual de ensino ocorre de 19 a 23 de janeiro, contemplando os demais alunos que não

Abertas 12 vagas de estágio remunerado para atuação na Reitoria do IFRO em Porto Velho

Abertas 12 vagas de estágio remunerado para atuação na Reitoria do IFRO em Porto Velho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) abriu Processo Seletivo para contratação de estagiários que atuarão na Reit

Senac Rondônia lança três editais com cursos gratuitos para Porto Velho, Ji-Paraná e Jaru em 2026

Senac Rondônia lança três editais com cursos gratuitos para Porto Velho, Ji-Paraná e Jaru em 2026

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Rondônia (Senac/RO) lançou três editais de seleção pública para a oferta de cursos gratuitos por mei

Gente de Opinião Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)