Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Educação

Capixaba cobra solução urgente para descasos com a UNIR


O deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO) usou a tribuna da Câmara no início da tarde desta quinta-feira (29) para cobrar do Ministério da Educação solução urgente para os descasos com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

O parlamentar disse que professores e acadêmicos dos campus de Porto Velho e Rolim de Moura estão em greve, cobrou a retomada das obras paralisadas e solicitou providências sobre a auditoria interna realizada pela Controladoria Geral da União, a qual apontou uma série de irregularidades nas obras.

Antes de ir a tribuna, Nilton Capixaba concedeu entrevista ao programa “Palavra Aberta”, da TV Câmara, onde solicitou a infraestrutura necessária para o funcionamento dos cursos existentes, contratação de novos professores e reajuste salarial para os docentes.

O parlamentar rondoniense cobrou, ainda, do Ministério da Educação providências sobre a auditória que aponta irregularidades na Fundação Riomar, pagamento indevido a servidores, paralisação de obras, falta de pesquisa de preço em contratos de licitações.

Segundo Nilton Capixaba, a CGU apurou ainda no relatório pagamento de decisões judiciais relativas a planos econômicos em desacordo com os parâmetros estabelecidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o que ocasionou prejuízos na ordem de R$ 8 milhões na folha de pagamento da Unir.

Ele lembrou que a UNIR recebeu no início do ano nota 3 (razoável) no Índice Geral de Curso (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação. “O IGC é um indicador que considera a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação. Isso é um sinal bem claro que a UNIR precisa caminhar muito para reverter esse quadro e formar bons profissionais para o mercado de trabalho”, afirmou.

Fonte: Marcelo Freire

Mais Sobre Educação

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

O movimento Rondônia pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias de Rondônia e composto por mais de cem entidades e instituições rondoniense

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (RO) começou os preparativos para realização do projeto “Aulão na Rede” que acontecerá os dias 30 e 31

Creche Padre Zenildo inicia atividades após moradores do Areia Branca esperarem 6 anos

Creche Padre Zenildo inicia atividades após moradores do Areia Branca esperarem 6 anos

Na ocasião também foram entregues uniformes novos às crianças