Quinta-feira, 29 de setembro de 2011 - 18h44
O deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO) usou a tribuna da Câmara no início da tarde desta quinta-feira (29) para cobrar do Ministério da Educação solução urgente para os descasos com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
O parlamentar disse que professores e acadêmicos dos campus de Porto Velho e Rolim de Moura estão em greve, cobrou a retomada das obras paralisadas e solicitou providências sobre a auditoria interna realizada pela Controladoria Geral da União, a qual apontou uma série de irregularidades nas obras.
Antes de ir a tribuna, Nilton Capixaba concedeu entrevista ao programa “Palavra Aberta”, da TV Câmara, onde solicitou a infraestrutura necessária para o funcionamento dos cursos existentes, contratação de novos professores e reajuste salarial para os docentes.
O parlamentar rondoniense cobrou, ainda, do Ministério da Educação providências sobre a auditória que aponta irregularidades na Fundação Riomar, pagamento indevido a servidores, paralisação de obras, falta de pesquisa de preço em contratos de licitações.
Segundo Nilton Capixaba, a CGU apurou ainda no relatório pagamento de decisões judiciais relativas a planos econômicos em desacordo com os parâmetros estabelecidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o que ocasionou prejuízos na ordem de R$ 8 milhões na folha de pagamento da Unir.
Ele lembrou que a UNIR recebeu no início do ano nota 3 (razoável) no Índice Geral de Curso (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação. “O IGC é um indicador que considera a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação. Isso é um sinal bem claro que a UNIR precisa caminhar muito para reverter esse quadro e formar bons profissionais para o mercado de trabalho”, afirmou.
Fonte: Marcelo Freire
Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Desafio Liga Jovem: Rondônia anuncia os representantes na etapa nacional
Rondônia deu um show de criatividade, propósito e espírito empreendedor na 3ª edição do Desafio Liga Jovem. A iniciativa do Sebrae incentiva estudan

A colonização dirigida de Rondônia, nas décadas de 1970 e 1980 visou reduzir os tensionamentos em outras regiões do Brasil apregoando terras em abun

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia
De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado
Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)