Quinta-feira, 7 de junho de 2018 - 09h09

Transformar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da unidade I do Colégio Militar Tiradentes de Porto Velho no melhor de Rondônia. Esta foi a missão dada pelo governador Daniel Pereira à primeira mulher diretora da instituição de ensino, capitã Érika Ossuci, em reunião nesta quarta-feira (6), após a solenidade de transmissão do cargo que nos últimos 15 meses era ocupado pelo tenente-coronel Rhobynson Lima, designado agora pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ronaldo Corrêa, para o cargo de corregedor substituto.
Na terça-feira (5), em solenidade marcada por homenagens dos alunos e professores, a capitã passou o comando da unidade II do Colégio Tiradentes, que atende a 950 anos no distrito de Jaci-Paraná, ao capitão Paulo Antunes da Silva, para assumir a direção da unidade I, hoje com 1.383 alunos dos ensinos fundamental, incluindo pré I e II, e médio.
Para fazer a diferença, o governador sugeriu à capitã Ossuci que realize visitas de intercâmbio educacional aos municípios de Sobral (CE), maior Ideb do Brasil (8.8) e Palmas (TO), que em 2016 foi a capital que obteve o melhor Ideb nas séries finais, com nota 5.6, superando Curitiba (PR), com 5.3; e nas séries iniciais somou 6.2 contra 6.6 de Curitiba.
A diretora, que teve atuação destacada nos cinco anos à frente do Tiradentes de Jaci-Paraná, motivando os alunos a frequentar a escola através de eventos interativos, metodologia de ensino diferenciada e participação em competições desportivas e do conhecimento, assumiu o compromisso e falou de sua expectativa quanto ao resultado do próximo Ideb da unidade que dirigiu, onde, segundo ela, em 2017 foram apenas três reprovações.
A proposta da capitã Ossuci é investir na melhoria do aprendizado dos alunos com projeto semelhante ao da Escola Estadual João Bento da Costa, referência em aprovação de alunos em vestibulares; e pretende buscar apoio para a construção de um Centro de Ciência e Tecnologia na capital, seguindo os moldes do existente no distrito de Mutum-Paraná, onde os alunos são envolvidos em laboratórios de robótica, informática, ciência e alimentos, com aulas em videoconferência.
A solenidade realizada na quadra do colégio contou com a presença da secretária estadual da Educação, Angélica Ayres; da coordenadora regional de Educação, Irany Oliveira; alunos, professores e corpo técnico.
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)