Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Capitã assume comando da unidade I do Colégio Tiradentes


Capitã assume comando da unidade I do Colégio Tiradentes - Gente de Opinião

 Transformar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da unidade I do Colégio Militar Tiradentes de Porto Velho no melhor de Rondônia. Esta foi a missão dada pelo governador Daniel Pereira à primeira mulher diretora da instituição de ensino, capitã Érika Ossuci, em reunião nesta quarta-feira (6), após a solenidade de transmissão do cargo que nos últimos 15 meses era ocupado pelo tenente-coronel Rhobynson Lima, designado agora pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ronaldo Corrêa, para o cargo de corregedor substituto.

Na terça-feira (5), em solenidade marcada por homenagens dos alunos e professores, a capitã passou o comando da unidade II do Colégio Tiradentes, que atende a 950 anos no distrito de Jaci-Paraná, ao capitão Paulo Antunes da Silva, para  assumir a direção da unidade I, hoje com 1.383 alunos dos ensinos fundamental, incluindo pré I e II, e médio.

Para fazer a diferença, o governador sugeriu à capitã Ossuci que realize visitas de intercâmbio educacional aos municípios de Sobral (CE), maior Ideb do Brasil (8.8) e Palmas (TO), que em 2016 foi a capital que obteve o melhor Ideb nas séries finais, com nota 5.6, superando Curitiba (PR), com 5.3; e nas séries iniciais somou 6.2 contra 6.6 de Curitiba.

A diretora, que teve atuação destacada nos cinco anos à frente do Tiradentes de Jaci-Paraná, motivando os alunos a frequentar a escola através de eventos interativos, metodologia de ensino diferenciada e participação em competições desportivas e do conhecimento, assumiu o compromisso e falou de sua expectativa quanto ao resultado do próximo Ideb da unidade que dirigiu, onde, segundo ela, em 2017 foram apenas três reprovações.

A proposta da capitã Ossuci é investir na melhoria do aprendizado dos alunos com projeto semelhante ao da Escola Estadual João Bento da Costa, referência em aprovação de alunos em vestibulares; e pretende buscar apoio para a construção de um Centro de Ciência e Tecnologia na capital, seguindo os moldes do existente no distrito de Mutum-Paraná, onde os alunos são envolvidos em laboratórios de robótica, informática, ciência e alimentos, com aulas em videoconferência.

A solenidade realizada na quadra do colégio contou com a presença da secretária estadual da Educação, Angélica Ayres; da coordenadora regional de Educação, Irany Oliveira; alunos, professores e corpo técnico.

Mais Sobre Educação

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam