Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Candidato a Reitor da UNIR, João Gilberto propõe programa de gestão focado na diversidade e no fortalecimento da identidade amazônica

O programa apresenta direcionamentos para uma gestão comprometida em construir uma universidade mais inclusiva, diversa e alinhada às necessidades da região amazônica


Candidato a Reitor da UNIR, João Gilberto propõe programa de gestão focado na diversidade e no fortalecimento da identidade amazônica - Gente de Opinião

O professor-doutor, João Gilberto de Souza Ribeiro, candidato ao cargo de Reitor da UNIR (Universidade Federal de Rondônia), apresentou nesta segunda-feira (11), o "Programa de Gestão UNIR 2024-2028: Fortalecendo os Saberes e a Diversidade na Amazônia", plataforma baseada em três macro eixos pensada para definir e guiar as ações da administração superior da universidade no próximo quadriênio.

Conheça os 3 Macro Eixos do Programa de Gestão UNIR 2024-2028: Fortalecendo os Saberes e a Diversidade na Amazônia

1) Programa Universidade Transformadora: Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis

O compromisso central do programa reside no fortalecimento das políticas de assistência estudantil para garantir não apenas o acesso dos estudantes à universidade, mas também a sua permanência. De acordo com João Gilberto, a intenção é ampliar os programas de bolsas, alimentação e moradia, com a meta de criar condições ideais para o pleno desenvolvimento acadêmico.

2) Programa Gente da gente: Desenvolvimento humano e valorização profissional

A proposta de João Gilberto contempla uma abordagem diferenciada à gestão de Recursos Humanos na instituição e enfatiza a importância de um ambiente de trabalho saudável, valorizando e promovendo o bem-estar dos profissionais da UNIR. O programa visa investir em capacitação, reconhecimento e melhores condições de trabalho para todos os servidores técnicos e docentes.

3) Programa Unir Diversidade: Fortalecimento Institucional, Identidade Amazônica e Internacionalização

O terceiro pilar do programa é o fortalecimento da identidade amazônica e a internacionalização da UNIR. Gilberto propõe promover a diversidade cultural na universidade, estabelecendo parcerias com instituições de ensino superior internacionais. Ele ressaltou a valorização da cultura regional e a criação de espaços para intercâmbio acadêmico como elementos essenciais desse macro eixo.

O Programa de Gestão UNIR 2024-2028: Fortalecendo os Saberes e a Diversidade na Amazônia visa uma gestão comprometida em proporcionar condições favoráveis para o desenvolvimento acadêmico, pessoal e profissional dos membros da comunidade universitária.

A meta é construir uma UNIR mais inclusiva, diversa e alinhada às necessidades da região amazônica, fomentando a troca de conhecimento e culturas.

A vota  ção para a Reitoria e Vice-Reitoria da Universidade Federal de Rondônia está marcada para acontecer no dia 21 de dezembro.

SOBRE JOÃO GILBERTO - Geógrafo e doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Gilberto de Souza Ribeiro é professor do campus da Universidade Federal de Rondônia em Ji-Paraná, onde já foi diretor, membro do Conselho Universitário e presidente da Câmara de Graduação. Em 2023, ele coloca seu nome à disposição da comunidade acadêmica para disputar o cargo de reitor na instituição, onde atua desde 2010.

Gente de OpiniãoSábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae, Undime, OAB/RO e municípios firmam pacto pela educação empreendedora e financeira

Sebrae, Undime, OAB/RO e municípios firmam pacto pela educação empreendedora e financeira

Em um movimento inédito em Rondônia, o Sebrae, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Ordem dos Advogados do Brasil – S

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia reúne especialistas e acadêmicos na FIMCA em novembro

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia reúne especialistas e acadêmicos na FIMCA em novembro

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana de Rondônia recebem, nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2025, a III

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até 9 de novembro, em todos os municípios rondonienses

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até 9 de novembro, em todos os municípios rondonienses

O avanço tecnológico  motiva estudantes a buscarem novos conhecimentos no mundo virtual. Nesse ritmo da era moderna, o Instituto Estadual de Desenvo

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até 3 de novembro, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até 3 de novembro, em Porto Velho

Além de capacitar o trabalhador para o mercado de trabalho, a qualificação da mão de obra torna as empresas mais competitivas e ajuda no fortalecime

Gente de Opinião Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)