Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Câmpus Calama promove treinamento em Robótica Educacional com Lego e Arduino


Começou na segunda-feira, dia 11 de agosto, o treinamento em Robótica Educacional com Lego e Arduino para professores do Câmpus Porto Velho Calama. No evento, participa o professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Helton Rodrigo de Souza Sereno. As atividades prosseguem até esta sexta (15).

Sereno é coordenador do curso de automação industrial do Câmpus Volta Redonda, onde também coordena a Equipe Jaguar de Robótica que conquistou o primeiro lugar no Mundial de Dança de Robôs, na RoboCup, realizado de 19 a 25 de julho, em João Pessoa (PB). A competição, maior evento de robótica do mundo, reuniu, em todas as categorias, representantes de 45 países e 400 equipes participantes. Além do título mundial, a equipe de robótica Jaguar, composta por estudantes do IFRJ, também é campeã brasileira de dança de robôs. O grupo participou também na categoria futebol, em trabalho conjunto com equipes de outros países, na competição Supertime, e ficou com o terceiro lugar. “Participar de projetos desse nível possibilita aos alunos viver problemas reais similares àqueles que vão encontrar no mercado de trabalho”, disse.

A capacitação na área de Informática, Eletrônica e Mecânica com o “Treinamento em Robótica Educacional com Arduino e Lego” realizado pelo IFRO teve sua abertura oficial com a palestra sobre “várias vertentes da robótica”, na manhã de segunda, no auditório do Câmpus Porto Velho, com a presença de docentes e estudantes.

Nesta terça-feira, teve continuidade o treinamento de Arduino, que se encerra na quarta com a aplicação em Robôs. Arduino é uma plataforma de hardware e software livres que simplifica a criação e prototipagem de projetos de eletrônica, possibilitando controlar LEDs, motores, eletrodomésticos, comunicar-se com computadores, smartphones, carros, dentre outras possibilidades. Na quinta e sexta é a vez do treinamento de Lego.

Fonte: Rosália Silva

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Parceria entre MPRO, Seduc, Undime e SaferNet oferece formação para profissionais da educação em Rondônia

Parceria entre MPRO, Seduc, Undime e SaferNet oferece formação para profissionais da educação em Rondônia

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula – 2ª edição”, destinado a educadores da rede públic

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Foi publicado o resultado definitivo do Processo Seletivo 2026.1 do Programa de Inclusão Social Universidade para Todos – Faculdade da Prefeitura, con

Escola do Legislativo abre calendário de 2026 com cinco cursos gratuitos em Porto Velho

Escola do Legislativo abre calendário de 2026 com cinco cursos gratuitos em Porto Velho

A Escola do Legislativo de Rondônia (Elero) realiza, no período de 17 a 19 de março, a programação especial de abertura das atividades educacionai

Rondônia ganha protagonismo na expansão de franquias educacionais no Brasil

Rondônia ganha protagonismo na expansão de franquias educacionais no Brasil

O mercado de franquias em Rondônia vem ganhando tração nos últimos anos e se consolidando como um dos ambientes mais favoráveis para expansão de red

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)