Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Campus Calama discute o tema da água na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025


Campus Calama discute o tema da água na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025  - Gente de Opinião

De 11 a 14 de novembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, realiza a programação local da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2025, que este ano traz como tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. Organizado pelo Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o evento está com inscrições abertas para as pesquisas dos estudantes que serão apresentadas ao longo da semana.

A programação contará com oficinas, palestras, exposições e rodas de conversa voltadas à reflexão sobre a importância da água e suas múltiplas dimensões no contexto amazônico. De acordo com o Chefe do Depesp, Ricardo Bussons, a SNCT é um espaço privilegiado para a troca de saberes e o incentivo à iniciação científica.

“Quando o aluno se insere na pesquisa, ele passa a desenvolver o pensamento crítico que vai auxiliá-lo nas demais atividades da vida e, com isso, estará interferindo diretamente na modificação da sociedade com a aplicação de seu estudo”, destacou o docente. 

A importância do tema “Planeta Água”

Bussons explica que o tema deste ano reforça a interconexão dos ecossistemas e a influência dos fenômenos climáticos globais no território amazônico. “Tudo que acontece no oceano pode interferir diretamente na nossa sociedade, mesmo distante do mar. A friagem, por exemplo, é uma massa polar que vem do Ártico e afeta o clima aqui na região”, exemplificou.

O professor também lembrou que a Amazônia abriga o maior rio do mundo e inúmeros cursos d’água essenciais à vida. “Precisamos garantir a proteção e conservação das águas, sejam grandes rios ou pequenos mananciais, que asseguram o abastecimento e a qualidade de vida das populações”, reforçou. 

Programação diversificada

Entre as atividades previstas, estão o Seminário de Práticas Integradoras, oficinas de inspeção de obras residenciais, uso de sensores e IoT para medir a saúde dos rios e oceanos, criação e narrativa em histórias em quadrinhos, produção de álcool em gel, fundamentos e operação de cromatografia líquida, além de lançamentos de livros e rodas de conversa temáticas.

Destaques incluem o lançamento das obras “Práticas Integradoras: Mundo do Trabalho” e “O Caldeirão do Diabo: Contos Garimpeiros”, a oficina “Oceanos de Luz: Criação de Luminárias Lithophane 3D com Eletrônica Sustentável para a Cultura Oceânica”, e o bate-papo “Mulheres Oceânicas: do Banzeiro às Marés – Movimento das mulheres amazônidas para preservação do território e do planeta”.

A SNCT é reconhecida como um dos principais eventos de popularização da ciência no país. No IFRO Campus Calama, o evento representa uma oportunidade para que estudantes e servidores compartilhem conhecimentos, apresentem resultados de pesquisa e fortaleçam o compromisso institucional com a sustentabilidade e a inovação.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

O Sebrae em Rondônia realizou nessa quinta-feira (12), no município de Ariquemes, o Prêmio do Programa Educador Transformador. A premiação que é uma

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

O ensino online está proporcionando qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios de Rondônia. Com o objetivo de manter esse ritmo de expans

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

A comunidade acadêmica da Faculdade Metropolitana retomou as aulas na manhã desta terça-feira (10), após três dias de luto institucional decretados

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Com o tema “Transformando Vidas por meio da Educação”, o governo de Rondônia deu início ao ano letivo de 2026, marcando uma nova temporada de avanços

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)