Segunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Campeonato de Pontes de Macarrão dos cursos de Engenharia


Campeonato de Pontes de Macarrão dos cursos de Engenharia   - Gente de Opinião

Iniciada na segunda-feira (04), a Semana Acadêmica da Faculdade Porto está a todo vapor. Na terça-feira (05), o evento contou com oficinas nas áreas de Educação, Tecnologia, Empreendedorismo, Inovação, além do Campeonato de Pontes de Macarrão.

Participaram do campeonato os cursos de Engenharia Civil, de Produção, da Computação e Ambiental, que são alguns dos novos cursos que a faculdade passou a oferecer em 2018. O objetivo da competição era que os alunos utilizassem o conteúdo estudado em sala de aula para construírem pontes feitas apenas com macarrão e cola atendendo a alguns requisitos.

As pontes deveriam pesar até no máximo 909 gramas, vencer um vão de 1 metro de comprimento e suportar um peso mínimo de 5kg. “Todas as engenharias estão envolvidas. A equipe que suportar o maior peso ganha um jantar na pizzaria que escolherem”, conta o professor Gerson Magalhães, responsável pela competição.

Luiz Araújo é acadêmico de Engenharia de Produção e é um dos membros da equipe ganhadora da competição com uma ponte que suportou 61,9kg. Ele afirma que a competição foi uma experiência muito importante. “Nós tivemos na prática muitas situações relacionadas ao curso. Estou muito feliz de ser um dos campeões”, comemora.

Além do campeonato, foram realizadas diversas oficinas sobre assuntos como Modelagem 3D, Programação, Libras, Robótica, Inovação e Plano de Carreira, de forma que os acadêmicos de todos os cursos puderam participar.

O acadêmico Matheus Suica, do curso de Marketing, participou da oficina de “Inovação e solução de alto impacto” e afirma que o conteúdo aprendido é de grande importância para o crescimento profissional. “Inovando você consegue evoluir e se sobressair em meio aos concorrentes. É bom estarmos informados e atualizados com tudo que está acontecendo de novo no mercado mundo afora”, afirma o estudante.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha entrega Escola 13 de Maio totalmente reformada e ampliada em Ji-Paraná

Governador Marcos Rocha entrega Escola 13 de Maio totalmente reformada e ampliada em Ji-Paraná

A obra de reforma e ampliação da Escola Estadual 13 de Maio, no município de Ji-Paraná foi entregue nesta sexta-feira (4) pelo governador de Rondôni

3ª edição Prêmio Educador Transformador

3ª edição Prêmio Educador Transformador

Iniciativa nacional valoriza projetos educacionais que inspiram mudanças e promove protagonismo de professores e gestores. Sebrae em Rondônia é parc

Capacitação relacionada à Lei Lucas foi realizada nesta quinta-feira, 3.

Capacitação relacionada à Lei Lucas foi realizada nesta quinta-feira, 3.

Algumas horas de treinamento podem gerar grandes transformações na sociedade. Em Buritis, um curso oferecido pela Escola do Legislativo (Elero) ensi

IEL-RO amplia oferta de estágios para estudantes de nível médio e superior

IEL-RO amplia oferta de estágios para estudantes de nível médio e superior

O Instituto Euvaldo Lodi de Rondônia (IEL-RO) está com vagas abertas para estudantes do ensino médio e superior interessados em ingressar no mercado

Gente de Opinião Segunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)