Quarta-feira, 6 de novembro de 2013 - 10h03
Alunos do Ensino Médio de toda a rede pública estadual de Rondônia estão aprendendo em sala de aula como controlar possíveis ímpetos agressivos. A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (SEDUC) participa da campanha ‘Conte até 10 nas escolas’, promovida pelo Ministério Público Estadual (MPE), que pretende reduzir o número de agressões nos ambientes escolar e doméstico dos jovens. O lançamento da campanha foi realizado ontem (5), na sede do Ministério Público, em Porto Velho.
A coordenadora de Ensino de Porto Velho, professora Irany Moraes de Souza, explica que os professores do Ensino Médio participaram de uma capacitação para utilizar a cartilha da campanha em sala de aula. O material tem quatro temas: vida e morte, direitos e deveres dos adolescentes, violência nas escolas e bullying, e o enfrentamento da violência nas escolas.
Para o secretário de Estado da Educação, Emerson Castro, a campanha vai fortalecer o sentimento da “necessidade de paz” em toda a sociedade. Aos estudantes, Castro salientou que é preciso reconhecer e entender as diferenças dos colegas de escola. “Se entendermos que há diferenças e que devemos respeitá-las, a cultura de paz será implantada”.
A promotora do Centro de Apoio Operacional da Educação (CAOP Educação) do Ministério Público Vera Lúcia Pacheco Ferraz, coordenadora da campanha, afirmou que a campanha não é apenas um momento, que ela deve permanecer nas escolas, assim será possível reduzir os índices de violência. Vera Lúcia sugeriu aos jovens que se exercitem. “Fazer exercícios físicos é muito bom para extravasar sentimentos de angústia, de raiva”, disse.
Atletas na campanha
Os modelos da campanha em Rondônia são atletas da rede pública Wanessa Rosa Fereira, campeã estadual de revezamento 4x75m e lançamento de disco, Arthur Gouveia da Luz, campeão brasileiro infantil de Taekwondo, e o velocista Lauro Eugênio Bento. Os três ilustram os cartazes da ‘Conte até 10 nas escolas’.
Fonte: Ascom/Seduc
O Sebrae em Rondônia está realizando, em Vilhena, um Bootcamp especial direcionado para 225 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da FAVO Es
No último sábado, 28 de junho, o Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA promoveu mais uma edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que ac
Porto Velho viveu um momento de emoção e reconhecimento na quinta-feira (26), com a entrega oficial da revitalização completa do Instituto Estadual
Escola do Legislativo divulga programação de cursos durante a 8ª Expobur em Buritis
A Escola do Legislativo (Elero) estará presente na 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), que acontece entre os dias 2 e 6 de jul