Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Calendário da EaD é divulgado pelo Instituto Fed do Paraná



O IFPR (Instituto Federal do Paraná) divulgou o calendário para retomada das atividades letivas dos cursos de educação a distância, realizados em parceria com o IFRO e instituições de outros estados e que estavam suspensas desde o ano passado. Entre os convocados para o retorno das aulas estão 3,1 mil alunos do Instituto Federal de Rondônia nos Cursos Técnicos em Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Logística, Serviços Públicos, Administração, Eventos, Agente Comunitário de Saúde e Reabilitação de Dependentes Químicos, além dos quatro cursos do Programa Profuncionário (Técnico em Secretária Escolar, Multimeios Didáticos, Infraestrutura Escolar e Alimentação Escolar).

Além desses, estudantes dos três cursos (Eventos, Logística e Meio Ambiente) em estágio final também estão convocados para a conclusão da formação. Conforme o comunicado enviado no último dia 08 de abril pelo IFPR para o Curso Técnico em Logística as aulas reiniciam 17/04, com as atividades de recuperação e com as provas do PRE (Programa de Recuperação/Reoferta Especial de Disciplinas). No Técnico em Eventos, será dada continuidade às atividades de recuperação orientada (ARO) e provas do PRE, com entrega partir do dia 16 de abril. E no Técnico em Meio Ambiente o início das atividades será em 28/04 com as provas do PRE.

De acordo com o Diretor-Geral do Câmpus Porto Velho Zona Norte, Miguel Fabrício Zamberlan, “diante do comunicado, solicitamos que observem atentamente as datas de retorno e principalmente das provas, recuperação, exames e atividades”. Durante o período da suspensão das aulas, a gestão do Instituto Federal de Rondônia buscou alternativas que minimizassem os prejuízos causados à comunidade acadêmica e contou com o apoio de uma equipe multidisciplinar que trabalhou para solucionar esta situação, traçando estratégias e objetivos com intuito de atender o quanto antes os discentes desta Instituição de ensino e assegurar que as informações chegassem a todos os alunos de Rondônia sobre o andamento das negociações com o IFPR.

No dia 26 de março, o IFRO esteve representado na reunião realizada no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), tendo em vista que as aulas a distância dos cursos técnicos a distância da Rede e-Tec transmitidas pelo IFPR estavam previstas para começar no dia 24 de fevereiro, porém haviam sido adiadas. O encontro discutiu a retomada das atividades e que contou com a presença do reitor do IFPR, Irineu Mário Colombo, e representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).

Confira o calendário de início das atividades letivas das outras turmas, com aulas ainda a serem assistidas:
Curso Técnico em Administração – 28 de abril.
Curso Técnico Serviços Públicos –29 de abril.
Curso Técnico Segurança do Trabalho – 30 de abril.
Curso Técnico Reabilitação de Dep. Químicos – 02 de maio.


Já os cursos do Profuncionário (Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público) seguirão o seguinte calendário: 05/05 – Multimeios Didáticos, 06/05 – Alimentação Escolar, 07/05 – Secretaria Escolar e 08/05 – Infraestrutura Escolar. A transmissão será manhã e tarde para as turmas de maio e setembro.

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (69) 2182-8924.


Fonte: Rosália Silva

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

O Sebrae em Rondônia realizou nessa quinta-feira (12), no município de Ariquemes, o Prêmio do Programa Educador Transformador. A premiação que é uma

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

O ensino online está proporcionando qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios de Rondônia. Com o objetivo de manter esse ritmo de expans

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

A comunidade acadêmica da Faculdade Metropolitana retomou as aulas na manhã desta terça-feira (10), após três dias de luto institucional decretados

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Com o tema “Transformando Vidas por meio da Educação”, o governo de Rondônia deu início ao ano letivo de 2026, marcando uma nova temporada de avanços

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)