Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Café com História abordará 150 anos de Marechal Rondon


Café com História abordará 150 anos de Marechal Rondon  - Gente de Opinião 

A estreia do projeto “Café com História”, uma realização do Colégio Objetivo e Faculdade Porto/FGV sobre os movimentos nativistas do Brasil foi um verdadeiro do sucesso. Em sua segunda edição, marcada para o dia 22 de maio, o evento vai comemorar os 150 anos do Marechal Rondon, importante personagem da história de Rondônia.

Serão trabalhadas questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares de todo o país, focando a abordagem que dão ao tema Marechal Rondon para o público de Ensino Médio e concursos. O evento conta com a participação de cinco historiadores do Colégio Objetivo e a presença de escritores e historiadores convidados que farão a leitura de alguns capítulos de livros.

“O Café com História terá uma edição especial que vai homenagear uma figura que é o patrono do estado de Rondônia, Marechal Rondon nos seus 150 anos de nascimento e inauguração de 100 anos das linhas telegráficas ligando a região de Rondônia ao restante do Brasil”, ressalta Aleks Palitot, professor de História do Colégio Objetivo e Introdução às Ciências Sociais e Políticas da Faculdade Porto/FGV.

Ao final, haverá sorteio de camisetas, canecas do Café com História e livros autografados pelos autores que irão palestrar.  

Convidados

 

Ocampo Fernandes: Escritor e museólogo, escreveu sobre Rondon e fará uma participação de 15 minutos com sua versão e visão sobre Marechal Rondon.

Júlio Olivar: Escritor, jornalista e superintendente de Turismo. Júlio tem um livro chamado “Caminhos de Rondon” e trabalhará a temática sobre o personagem e a sua atuação em Rondônia.

Domingues Junior: Jornalista, escritor e diretor de Comunicação Social do Governo de Rondônia. Será o mediador e trabalhará a dinâmica da relação histórica com o personagem.

O evento é gratuito e aberto ao público interessado. Será realizado no auditório do Centro de Educação Executiva da Faculdade Porto/FGV, localizado na Rua Paulo Freire, 4767, bairro Flodoaldo Pontes Pinto. Mais Informações pelo telefone (69) 3211-6038


Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Faculdade Metropolitana de Rondônia celebra colação de grau da 2ª turma de Medicina com teatro lotado e nota máxima do MEC

Faculdade Metropolitana de Rondônia celebra colação de grau da 2ª turma de Medicina com teatro lotado e nota máxima do MEC

Em uma noite marcada por emoção, orgulho e celebração, a Faculdade Metropolitana de Rondônia realizou, no último dia 03 de dezembro, a colação de gr

Rondônia inicia estudos para elaboração do Plano Estadual de Educação alinhado ao PNE do novo decênio

Rondônia inicia estudos para elaboração do Plano Estadual de Educação alinhado ao PNE do novo decênio

Rondônia deu início ao processo de elaboração do novo Plano Estadual de Educação (PEE) que orientará as políticas públicas educacionais para os próx

Foco, estratégia e superação: os três pilares dos campeões da Olimpíada de Tabuada do Monteiro Lobato

Foco, estratégia e superação: os três pilares dos campeões da Olimpíada de Tabuada do Monteiro Lobato

Ariquemes- Um misto de concentração silenciosa e tensão competitiva tomou conta de uma das salas do Centro Educacional Monteiro Lobato na manhã da ú

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025

As meninas cada vez mais conquistam seu espaço quando o assunto é astronomia. Em 2025, as alunas que participaram da Olimpíada Brasileira de Foguete

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)