Sexta-feira, 2 de maio de 2014 - 16h01
A professora de biologia Viviane Briekowiec, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina, de Cacoal, conquistou o segundo lugar do Prêmio Boas Ideias, entregue na última quarta-feira (30) pelo governador Confúcio Moura, em cerimonia realizada no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.
Inscrito como ‘Resultado para a Sociedade’, o projeto ‘Cacoal contra a dengue’, idealizado pela professora Viviane, foi o segundo mais votado pelo público. De acordo com Viviane, a ideia de fazer o projeto surgiu quando ela soube que a planta crotalária poderia reduzir o número de mosquitos Aedes aegypti, causador da dengue. “Estudei, pesquisei e desenvolvi o projeto”, conta a professora.
A professora aplica o projeto para seus alunos do Ensino Médio da Escola Cora Coralina, mas toda a escola é envolvida. “Na semana do meio ambiente o trabalho é intensificado e distribuímos sementes da crotalária na escola e para a população da cidade”.
O projeto tem a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Cacoal com a distribuição de sementes por agentes de saúde da família.
De acordo com Viviane, ainda não há um resultado da eficácia do projeto. “A Secretaria de Saúde fará um levantamento para verificar se as casas onde há a planta houve a não ocorrência da doença”, afirma.
Para a professora, a conquista do prêmio não é apenas dela, é de todos: da escola, da cidade e dos alunos. “Todo mundo tem ideias, basta acreditar e colocar em prática”, sugere.
O secretário de Estado da Educação, Emerson Castro, parabenizou a professora. “Ideias que beneficiem o coletivo são o que a sociedade precisa”, destacou.
Como prêmio pela boa ideia, a professora Viviane recebeu R$ 6 mil.
Fonte
Texto: Assessoria Seduc
Fotos: Fabricius Bariani
Decom - Governo de Rondônia
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Rondônia deu início ao processo de elaboração do novo Plano Estadual de Educação (PEE) que orientará as políticas públicas educacionais para os próx

Ariquemes- Um misto de concentração silenciosa e tensão competitiva tomou conta de uma das salas do Centro Educacional Monteiro Lobato na manhã da ú

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025
As meninas cada vez mais conquistam seu espaço quando o assunto é astronomia. Em 2025, as alunas que participaram da Olimpíada Brasileira de Foguete

Atuação do MPEduc resulta em 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO)
O programa Ministério Público pela Educação (MPEduc) enviou 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO) com medidas que buscam promove
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)