Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Bibliotecas municipais de Porto Velho passam a integrar a Câmara Brasileira do Livro e validar registros de ISBN

Biblioteca Viveiro das Letras é a primeira a efetuar o serviço


Publicações monográficas poderão ter padrão numérico solicitado na capital - Gente de Opinião
Publicações monográficas poderão ter padrão numérico solicitado na capital

As bibliotecas públicas de Porto Velho agora passam a integrar a Câmara Brasileira do Livro para a criação de registros de ISBN. O código é considerado muito importante para qualquer publicação do tipo.

A chegada ocorre após uma mobilização da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O ISBN (International Standard Book Number / Padrão Internacional de Numeração de Livro) é um padrão numérico criado para fornecer uma espécie de “RG” para as publicações monográficas, como livros, artigos e apostilas.

A difusão global do ISBN e a facilidade com que é lido por redes de varejo, bibliotecas e sistemas gerais de catalogação, tornou-o imprescindível para qualquer publicação.

A Biblioteca Municipal Viveiro das Letras se torna pioneira neste processo, permitindo que fichas Catalográficas e ISBNs sejam realizadas para atender a Administração Pública do Município.

“Parabenizar os profissionais da Biblioteca Viveiro das Letras por essa iniciativa. Agora o ISBN e a ficha catalográfica para os livros e obras feitas por professores e demais servidores da educação municipal podem ser requisitados para publicação de seus livros”, ressalta Gláucia Negreiros, titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Biblioteca Viveiro das Letras é a primeira a efetuar o serviço Biblioteca Viveiro das Letras é a primeira a efetuar o serviço

O ISBN é reconhecido em mais de 200 países e permite o compartilhamento de metadados das obras em diferentes sistemas.

A criação deste padrão representa um marco no mercado editorial, isto porque os processos de produção, distribuição, análise de vendas e armazenamento dos dados bibliográficos tem seu registro na Câmara Brasileira do Livro. De acordo com a Bibliotecária Aline Leal, funcionária da Biblioteca, “A importância do ISBN facilita a identificação da obra, agrega visibilidade, é essencial para coleta de dados bibliográficos e fundamental na gestão de informações em Bibliotecas”.

A Direção da Biblioteca Municipal Viveiro das Letras informa ainda que os pedidos de ISBN podem ser feitos via ofício ou memorando, protocolado na recepção da biblioteca, solicitando o registro. Os pedidos serão analisados com base nos critérios de interesse público e dentro das normatizações da Biblioteconomia.

A Câmara Brasileira do Livro emite uma taxa administrativa no valor de R$ 22,00 que deverá ser paga pelo autor da obra para que possam registrar no acervo de metadados a referida produção. Assim, sua obra terá uma identidade própria pelo registro, podendo ser colocado inclusive no currículo Lattes pelo CNPq.

A Biblioteca Municipal Viveiro das Letras está localizada na avenida Jatuarana, nº 5068, Bairro Cohab, na Zona Sul de Porto Velho/RO. E-mail: bibliotecaviveirodasletras1@gmail.com Telefone: (69) 98473-6079 (exceto em feriados, pontos facultativos e finais de semana).

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

O Sebrae em Rondônia realizou nessa quinta-feira (12), no município de Ariquemes, o Prêmio do Programa Educador Transformador. A premiação que é uma

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

O ensino online está proporcionando qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios de Rondônia. Com o objetivo de manter esse ritmo de expans

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

A comunidade acadêmica da Faculdade Metropolitana retomou as aulas na manhã desta terça-feira (10), após três dias de luto institucional decretados

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Com o tema “Transformando Vidas por meio da Educação”, o governo de Rondônia deu início ao ano letivo de 2026, marcando uma nova temporada de avanços

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)