Terça-feira, 8 de maio de 2018 - 11h29
Durante este mês, a cultura geek e nerd tem um espaço reservado na Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, no centro da cidade de Porto Velho. A ação, inédita, ocorre em homenagem ao Dia do Orgulho Nerd, comemorado em 25 de maio em tributo a estreia do primeiro filme da franquia Star Wars “Uma Nova Esperança” lançado 1977. O filme é considerado um marco para a cultura nerd. Livros, revistas, gibis, HQs são as opções de leitura.
De acordo com o diretor da biblioteca, Célio Leandro da Silva, a proposta é atrair o estudante jovem à biblioteca, avaliando aquilo que eles [jovens] estão lendo na atualidade. “Selecionamos um acervo de mais de 150 títulos com este formato para usarmos comochamativo para que eles venham e conheçam o espaço”, declarou.
“Buscamos fazer com que a biblioteca perca este paradigma de ser um refúgio de pesquisadores que estão desesperados atrás de um livro e passe a ser visto como um ambiente gostoso para passar horas agradáveis, diz.
O diretor declarou que o ambiente foi planejado de forma que os jovens se sintam à vontade. “O local, com poltronas, oferece informações sobre história dos HQ, revistas em quadrinhos, diversos livros da série Marvel, além da saga de Percy Jackson e Star Wars”, revelou. Tem ainda títulos como, por exemplo, Jogos Vorazes, Harry Potter, As Crônicas de Gelo e Fogo, Os Instrumentos Mortais, Viagens Extraordinárias, entre outros.
Parceria
Desde o ano passado, a biblioteca tem uma parceria com estudantes que integram o grupo Nerd Brazil em Rondônia, liderado pelo estudante Geovany da Paixão, um fã da nona arte. Os integrantes fizeram o empréstimo de diversos títulos para que os visitantes e leitores possam ter acesso a esse material na própria biblioteca. Já os itens do acervo poderão ser levados em comodato para casa. O prazo para devolução é de sete dias prorrogáveis por igual período, após cadastro (documento oficial com foto e comprovante de residência).
Serviço
A Francisco Meirelles funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Informações - (69) 3901-3030.
Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o
Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)