Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Berenice Tourinho concorre à reitoria da UNIR


A Professora Berenice Tourinho foi a escolhida pelo Fórum Permanente de Defesa da Unir para concorrer às eleições para reitoria da Universidade, no início de março. Num processo democrático, ela foi indicada e acolhida pela maioria de professores e estudantes, numa clara demonstração de que sua trajetória pessoal e acadêmica condiz com as expectativas da comunidade para o futuro da Universidade Federal de Rondônia

Para o Fórum, criado durante a greve, a Universidade Federal de Rondônia vive um momento histórico. Com o afastamento do reitor Januário Amaral, fruto do movimento que durou quase três meses, chega a hora de a comunidade acadêmica decidir quem vai ficar à frente da Instituição nos próximos quatro anos. “A partir do dia primeiro de março, data da eleição para reitoria, o desafio será refazer o caminho da UNIR”, estabelece o documento de apresentação de Berenice, construído coletivamente.

A carta diz ainda que “a instituição precisa de alguém que assuma o compromisso de resgatar o respeito interno e externo que a universidade merece no contexto amazônico e nacional”. Diante dessa urgente necessidade, o Fórum decidiu que a professora Berenice Tourinho reúne os principais requisitos e qualidades para assumir a reitoria. “Aceitei conduzir este processo, colocando meu nome à apreciação da comunidade universitária, porque acredito que a maioria dos professores, estudantes e servidores têm clareza de que é o momento decisivo para o resgate da Unir, como instituição de ensino superior”, explicou a professora.

Carreira

Berenice Tourinho é professora da UNIR há 23 anos. Atualmente lotada no Departamento de Ciências Sociais, no campus de Porto Velho, atua como docente e pesquisadora. No programa de pós-graduação em Administração do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas, leciona e orienta dissertações. É doutora em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidad de La Habana (2002), título que foi revalidado pela Universidade de Brasília (UNB); mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986); graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (1981); e especialização em Avaliação Institucional pela Universidade de Brasília (1998).

Como docente também trabalhou na PUC do Rio de Janeiro e na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e como profissional da área de serviço social atuou na Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia.

Berenice também tem formação complementar em Excelência em Gestão Pública, Liderança e Direção, Determinantes da Eficácia Diretiva, Hierarquia de Necessidades e Práticas Diretivas, Comunicação Dirigente-Colaborador e Filosofia da Ciência. Essa bagagem tem possibilitado sua atuação como pesquisadora e consultora nas áreas de avaliação, planejamento e gestão de Instituições de Ensino Superior.

Atuação Social

No campo da defesa dos direitos das crianças e adolescentes, atua como pesquisadora, coordenadora de pesquisa e militante em projetos de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, em colaboração com o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos (CDCA). Berenice é a coordenadora da Comissão de Políticas Públicas e Orçamento do Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de RO.

Propostas

Entre as principais propostas para a gestão na reitoria da Unir, Berenice Tourinho quer regularizar os cursos de graduação presenciais e à distância, além dos cursos do PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica). Pretende persistir nas negociações para ampliar o quadro técnico e docente, visando a superar o déficit atual e ainda definir uma política institucional para oferta dos cursos de graduação e pós- graduação.

Considera essencial ampliar os cursos de pós-graduação (mestrados e doutorados), criando condições adequadas de funcionamento e garantindo o status de Universidade no cumprimento de sua missão na região amazônica.
Outra proposta prioritária é dar continuidade ao Plano de ação da comissão de apoio à UNIR do Ministério da Educação, conquistado pelo movimento de greve e provisoriamente suspenso pela fase de transição. Nessa linha, a professora Berenice se compromete a restituir aos Conselhos de Departamentos, de Núcleos, de campi e Superiores o poder de deliberação e respeito às decisões colegiadas.

Mais informaçõesn o blog http://berenicetourinho40.blogspot.com/  

 

Gente de OpiniãoSábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae, Undime, OAB/RO e municípios firmam pacto pela educação empreendedora e financeira

Sebrae, Undime, OAB/RO e municípios firmam pacto pela educação empreendedora e financeira

Em um movimento inédito em Rondônia, o Sebrae, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Ordem dos Advogados do Brasil – S

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia reúne especialistas e acadêmicos na FIMCA em novembro

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia reúne especialistas e acadêmicos na FIMCA em novembro

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana de Rondônia recebem, nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2025, a III

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até 9 de novembro, em todos os municípios rondonienses

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até 9 de novembro, em todos os municípios rondonienses

O avanço tecnológico  motiva estudantes a buscarem novos conhecimentos no mundo virtual. Nesse ritmo da era moderna, o Instituto Estadual de Desenvo

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até 3 de novembro, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até 3 de novembro, em Porto Velho

Além de capacitar o trabalhador para o mercado de trabalho, a qualificação da mão de obra torna as empresas mais competitivas e ajuda no fortalecime

Gente de Opinião Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)