Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Berenice Tourinho concorre à reitoria da UNIR


A Professora Berenice Tourinho foi a escolhida pelo Fórum Permanente de Defesa da Unir para concorrer às eleições para reitoria da Universidade, no início de março. Num processo democrático, ela foi indicada e acolhida pela maioria de professores e estudantes, numa clara demonstração de que sua trajetória pessoal e acadêmica condiz com as expectativas da comunidade para o futuro da Universidade Federal de Rondônia

Para o Fórum, criado durante a greve, a Universidade Federal de Rondônia vive um momento histórico. Com o afastamento do reitor Januário Amaral, fruto do movimento que durou quase três meses, chega a hora de a comunidade acadêmica decidir quem vai ficar à frente da Instituição nos próximos quatro anos. “A partir do dia primeiro de março, data da eleição para reitoria, o desafio será refazer o caminho da UNIR”, estabelece o documento de apresentação de Berenice, construído coletivamente.

A carta diz ainda que “a instituição precisa de alguém que assuma o compromisso de resgatar o respeito interno e externo que a universidade merece no contexto amazônico e nacional”. Diante dessa urgente necessidade, o Fórum decidiu que a professora Berenice Tourinho reúne os principais requisitos e qualidades para assumir a reitoria. “Aceitei conduzir este processo, colocando meu nome à apreciação da comunidade universitária, porque acredito que a maioria dos professores, estudantes e servidores têm clareza de que é o momento decisivo para o resgate da Unir, como instituição de ensino superior”, explicou a professora.

Carreira

Berenice Tourinho é professora da UNIR há 23 anos. Atualmente lotada no Departamento de Ciências Sociais, no campus de Porto Velho, atua como docente e pesquisadora. No programa de pós-graduação em Administração do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas, leciona e orienta dissertações. É doutora em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidad de La Habana (2002), título que foi revalidado pela Universidade de Brasília (UNB); mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986); graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (1981); e especialização em Avaliação Institucional pela Universidade de Brasília (1998).

Como docente também trabalhou na PUC do Rio de Janeiro e na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e como profissional da área de serviço social atuou na Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia.

Berenice também tem formação complementar em Excelência em Gestão Pública, Liderança e Direção, Determinantes da Eficácia Diretiva, Hierarquia de Necessidades e Práticas Diretivas, Comunicação Dirigente-Colaborador e Filosofia da Ciência. Essa bagagem tem possibilitado sua atuação como pesquisadora e consultora nas áreas de avaliação, planejamento e gestão de Instituições de Ensino Superior.

Atuação Social

No campo da defesa dos direitos das crianças e adolescentes, atua como pesquisadora, coordenadora de pesquisa e militante em projetos de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, em colaboração com o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos (CDCA). Berenice é a coordenadora da Comissão de Políticas Públicas e Orçamento do Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de RO.

Propostas

Entre as principais propostas para a gestão na reitoria da Unir, Berenice Tourinho quer regularizar os cursos de graduação presenciais e à distância, além dos cursos do PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica). Pretende persistir nas negociações para ampliar o quadro técnico e docente, visando a superar o déficit atual e ainda definir uma política institucional para oferta dos cursos de graduação e pós- graduação.

Considera essencial ampliar os cursos de pós-graduação (mestrados e doutorados), criando condições adequadas de funcionamento e garantindo o status de Universidade no cumprimento de sua missão na região amazônica.
Outra proposta prioritária é dar continuidade ao Plano de ação da comissão de apoio à UNIR do Ministério da Educação, conquistado pelo movimento de greve e provisoriamente suspenso pela fase de transição. Nessa linha, a professora Berenice se compromete a restituir aos Conselhos de Departamentos, de Núcleos, de campi e Superiores o poder de deliberação e respeito às decisões colegiadas.

Mais informaçõesn o blog http://berenicetourinho40.blogspot.com/  

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Entrega de tablets fortalece educação em Rondônia: “Recursos digitais acessível a todos”

Entrega de tablets fortalece educação em Rondônia: “Recursos digitais acessível a todos”

O governador de Rondônia, Marcos Rocha anunciou esta semana a entrega de mais de 23 mil tablets para alunos do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensi

Governo de Rondônia oferece mais de 1.020 oportunidades em cursos de capacitação

Governo de Rondônia oferece mais de 1.020 oportunidades em cursos de capacitação

O compromisso do Governo de Rondônia em fortalecer o desenvolvimento econômico e social da população, se reflete na abertura de mais de 1.020 vagas

Marcos Rocha lança programa de intercâmbio na Inglaterra para alunos e professores

Marcos Rocha lança programa de intercâmbio na Inglaterra para alunos e professores

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, está abrindo portas para uma experiência transformadora para 20 estudantes e 11 professores que irão partici

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)